7 de março de 2023

Senador Nelsinho Trad defende o direito à propriedade e se posiciona contra invasões

O senador de Mato Grosso do Sul Nelsinho Trad (PSD) manifestou indignação sobre ocupações irregulares no Estado e no país durante a Sessão Plenária desta terça-feira (7). “Nunca ato extremo chega a um bom termo. Na minha avaliação, uma invasão é uma agressão”, afirmou o senador. Para o parlamentar, não há reforma agrária com invasões e violência. Diálogo, respeito à lei e à propriedade são essenciais para soluções justas e pacíficas. “Não vai atingir o objetivo justo, chegar a uma reforma justa. Eu peço às autoridades para entrar em campo, dar paz aos produtores e trabalhadores para trabalhar e produzir”, enfatizou. Recentemente, uma área em Japorã (a 467 km de Campo Grande), foi ocupada por trabalhadores rurais da FNL (Frente Nacional de Luta). No dia seguinte, mesmo sem ordem judicial, os invasores foram expulsos por fazendeiros da região e os barracos queimados. Não há registro de feridos. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra também anuncia a arregimentação de famílias para retomar a luta pela terra, 400 famílias vão montar dois acampamentos no município de Ponta Porã e na região de Rochedo e Corguinho. “O setor agrícola é fundamental para economia. Eu confio no bom senso do ministro Paulo Teixeira, para que traga a paz necessária para que ele (produtor) possa trabalhar”, defendeu o senador Nelsinho Trad.

Senador Nelsinho Trad defende o direito à propriedade e se posiciona contra invasões Read More »

Sérgio Gonçalves é nomeado em cargo estratégico na Secretaria de Fazenda

Em ato da Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica (Segov) publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (6), o secretário Pedro Arlei Caravina nomeou Sérgio Luiz Gonçalves para responder por atribuições de administração superior e assessoramento na SEFAZ. Discreto, eficiente e operoso, o competente auxiliar governamental não busca holofotes – mas é reconhecido como uma das peças-chave da gestão pública de Mato Grosso do Sul. Na segunda gestão do governador Reinaldo Azambuja, durante os quatro anos e dois meses em que respondeu pela área financeira da comunicação, Gonçalves demonstrou vocação e desempenho exemplares na prestação dos serviços. Agora, convocado pelo governador Eduardo Riedel, vai cumprir mais uma responsabilidade num setor de complexos desafios. Sua nomeação foi recebida com grande satisfação pela equipe e a sociedade em geral, face às redes de confiança, respeito e amizade que construiu. Parafraseando o pensador Jean de la Bruyere reafirmo que “Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão.” Essa é a palavra que define o que sinto nesse momento em que novos desafios me são imputados pelo Governador Eduardo Riedel. Gratidão por acreditar no que posso realizar de entregas para o cidadão sul-mato-grossense. Gratidão aos ex-Governador Reinaldo Azambuja que durante sua gestão me dedicou paciência, sabedoria e apreço. “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Aos publicitários, jornalistas e a todos os profissionais da imprensa meu profundo respeito e admiração pelo trabalho de vocês. Vocês me ensinaram muito e levarei para sempre os anos de convivência com cada um desses pilares da sociedade, diz Sérgio Luiz Gonçalves.

Sérgio Gonçalves é nomeado em cargo estratégico na Secretaria de Fazenda Read More »

Mês da Mulher: Solenidade entrega do Troféu Celina Jallad na quarta-feira

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) abre as portas para a sessão solene de entrega do Troféu Celina Jallad, nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, no Plenário Júlio Maia, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento contará com diversas atrações culturais e foi proposto pelas duas deputadas em exercício na 12ª Legislatura, Mara Caseiro (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB). O objetivo é homenagear as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do Estado em diversos âmbitos.  A honraria foi instituída pela Resolução 03/2011, em homenagem à ex-deputada estadual e primeira mulher a fazer parte do grupo de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Celina Martins Jallad, falecida em 28 de fevereiro de 2011. Ela lutava contra um câncer de mama desde 2009. Assim como Mara e Lia, Celina está listada na página multimídia especial em alusão às mulheres – ALEMS e ELAS, – em que você encontra um pouco da história das dez parlamentares que passaram pelo Legislativo Estadual, as leis que beneficiam as sul-mato-grossenses e diversos materiais de empoderamento feminino, como ebooks infantojuvenis e contatos de rede de apoio contra a violência doméstica.  Serviço – A solenidade é aberta ao público e à imprensa e também pode ser acompanhada ao vivo por este link no YouTube ou ainda pelo Facebook oficial da Casa de Leis. A cobertura completa também pode ser vista no Canal 9 da NET Claro ou Site Oficial, em que você encontra a galeria de imagens. A ALEMS fica no Bloco 9, no Parque dos Poderes.

Mês da Mulher: Solenidade entrega do Troféu Celina Jallad na quarta-feira Read More »

Inmet coloca 28 cidades de MS em alerta para tempestade com granizo e ventania

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca 28 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de tempestade até às 10h de terça-feira (7). Conforme aviso meteorológico, neste período são esperados temporais com ventania e chuva de granizo. Estão sob alerta os municípios de: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas. Até amanhã, há possibilidade de ventos de até 60 quilômetros por hora, com acumulado de chuva que pode chegar a 50 milímetros no dia. A meteorologia indica condições favoráveis à queda de árvores e energia, alagamentos e estragos em plantações.  A recomendação é para que moradores não se abriguem ou estacionem embaixo de árvores ou placas metálicas nem utilizem equipamentos eletrônicos conectados à tomada.  A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estarão em alerta para atender eventuais ocorrências relacionadas ao mau tempo. 

Inmet coloca 28 cidades de MS em alerta para tempestade com granizo e ventania Read More »

No Dia Internacional da Mulher, Funtrab oferece oficina de Kokedamas para mulheres

Mulheres que querem empreender por meio de uma técnica japonesa no cultivo de plantas terão na próxima quarta-feira (8), dia em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a oportunidade de aprender uma nova habilidade para o trabalho. A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece essa oportunidade com a oficina de Kokedamas, às 14 horas, na sede da Funtrab da Capital, a Casa do Trabalhador.  A Funtrab é vinculada à Semadesc (Secretaria e Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Kokedama é uma técnica japonesa de arranjos suspensos, que consiste em uma planta envolvida em uma bola de musgo, pois koke significa “musgo”, e dama “bola”, um formato para levitar, por isso deve ser pendurado em ambientes internos, esse formato de arranjo floral atravessa séculos e tem aceitação no mercado, o que facilita a comercialização. A oficina será ministrada pela especialista em Kokedamas, Mary Souza, com um currículo extenso, além dessa técnica, também ensina como cultivar orquídeas e outras técnicas. “Essa é uma possibilidade para mulheres que buscam empreender, ter uma renda extra, pois essas plantas podem ser vendidas, além de possibilitar uma forma de cultivar vida, o arranjo feito da maneira correta sempre floresce. Ensinar é para mim é muito gratificante, uma forma de ajudar outras mulheres a buscarem oportunidades de crescimento”, conclui Mary. O diretor-presidente da Funtrab, Marco Aurélio Santullo, ressalta a importância do papel da mulher na sociedade. “Sabemos a força que elas têm, como mães, companheiras, trabalhadoras, todas têm suas peculiaridades e são especiais, esta data não poderia passar em branco, como Fundação do Trabalho temos que oportunizar caminhos que possibilitem geração de renda às trabalhadoras. Após o aprendizado será possível a confecção dos arranjos florais, com o avanço das mídias sociais poderão ser comercializados facilmente”, ressaltou Santullo. As interessadas podem comparecer na Funtrab, às 14h, na rua 13 de Maio, 2.773, no Centro – entre as ruas Cândido Mariano e Dom Aquino.

No Dia Internacional da Mulher, Funtrab oferece oficina de Kokedamas para mulheres Read More »

Arthur Lira faz aviso de quem é aliado: o governo está sem rumo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma declaração que mais parece aviso de quem amigo é: o governo está sem rumo. Ele escolheu a plateia da Associação Comercial de São Paulo para lembrar ao presidente Lula que sua base de apoio no Congresso, além de insuficiente, está desarticulada, desarrumada, nem é capaz de aprovar um simples projeto que exige apena metade mais um dos votos. O aviso de Lira soou também como um “pedala”: é preciso olhar para frente.

Arthur Lira faz aviso de quem é aliado: o governo está sem rumo Read More »

Programa “Escola Segura, Família Forte” é expandido para atender 128 escolas públicas em Campo Grande

O programa “Escola Segura, Família Forte”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da PM (Polícia Militar), vai atender 128 escolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. Até o ano passado eram atendidas 31 escolas estaduais e 29 municipais, mas a partir de agora serão, respectivamente, 78 e 55 unidades escolares atendidas. Com a expansão, a previsão é de beneficiar aproximadamente 100  mil alunos dos ensinos fundamental e médio da Capital. “O programa funcionava como projeto piloto e foi realizada uma avaliação, e agora podemos expandir, atendendo todas as escolas da Rede Estadual e 50 da Rede Municipal. O funcionamento será com protocolos, em rede, com apoio da segurança pública, assistência, saúde e educação. É um programa de extrema importância para a sociedade e que tem surtido efeitos significativos”, afirmou o coordenador do programa na Sejusp, Valson Campos dos Anjos. “Fomos atendidos desde o início do programa, e melhorou muito a segurança da escola. É visível a mudança para os alunos e a comunidade. Além da atuação no entorno, com as rondas, ainda tem o auxílio no dia a dia da escola, com orientações e parcerias quando necessário”, explicou o diretor da EM Consulesa Margarida Maksoud Trad, no Bairro Estrela Dalva, Orlando Rodrigues Peralta. Para os alunos, a presença da PM no bairro e no entorno da escola, também é motivo de elogios. “Eu estou começando agora no ensino médio, e é bom a gente ver que tem proteção perto da escola e no bairro”, disse Maria Fernanda Bastos, 14 anos, aluna do 1º ano da EE José Maria Hugo Rodrigues, no Bairro Mata do Jacinto. A diretora da unidade escolar Gleicy Kelly Menezes explica que atuação junto à comunidade escolar é essencial. “Nossos alunos eram constantemente assediados para o uso de drogas, esta é uma grande preocupação. A participação da PM nos traz segurança e proteção, para que possamos desenvolver nossa função na educação da melhor forma possível”. “É gratificante ver um programa que implantamos se tornando uma política de Estado, que independente do governo, vai continuar beneficiando a sociedade. Sinal de que o trabalho que tivemos ao pensar cada etapa desse programa tem sido, até hoje, essencial para a sociedade, para a comunidade escolar e para as famílias do Mato Grosso do Sul. Estamos garantindo a presença militar nas nossas instituições de ensino sem tirar o verdadeiro papel da escola”, afirmou o vice-govenador José Carlos Barbosa, que atuou na implantação do programa enquanto titular da Sejusp.  Reconhecimento O “Escola Segura, Família Forte”, criando em outubro de 2017, foi considerado referência internacional pela CAF (Corporação Andina de Fomento) – com sede na Espanha -, que é um Banco de Desenvolvimento da América Latina, semelhante ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por seu grau de inovação e importância.  Para o diretor da Polícia Comunitária da PM, coronel Alexandre Rosa Ferreira, o objetivo é coibir e prevenir a violência ou o crime. “É importante a interação da escola e PM. Atuamos de forma preventiva com ações de fiscalização, palestras, orientação aos alunos. O objetivo do policiamento escolar é evitar o crime. E para os alunos auxilia no dia a dia da sala de aula, garantindo a permanência na escola”. A rede de comunicação entre a comunidade escolar e o programa ocorre por meio de celulares disponíveis nas viaturas, além de um tablet que serve para o policial registrar toda e qualquer ocorrência dentro e no entorno das escolas. No total são seis equipes de atendimento em todas as regiões da cidade. Os diretores das escolas estão inseridos num aplicativo de mensagens que facilita a comunicação. O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.

Programa “Escola Segura, Família Forte” é expandido para atender 128 escolas públicas em Campo Grande Read More »

Rolar para cima