20 de abril de 2023

Após audiência proposta pelo Vereador Professor Juari, Prefeitura e Governo lançam medidas de segurança para escolas.

O papel do parlamentar é fundamental para garantir que as necessidades e interesses da comunidade sejam representados e atendidos pela Administração Pública. O vereador Professor Juari, presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande, realizou no início de abril uma audiência pública para discutir e cobrar ações efetivas em relação à insegurança nas escolas para os profissionais da educação. Durante a audiência, representantes de órgãos e entidades puderam expressar suas preocupações e apresentar soluções. Após a audiência pública, foram realizados encontros com as pastas de Segurança e Educação do município e do estado de modo que fossem alinhadas estratégias e oferecer resposta rápida à população. No âmbito do município de Campo Grande, o Executivo apresentou algumas medidas para amenizar a sensação de insegurança no ambiente escolar: dez viaturas da Guarda Civil Metropolitana serão colocadas à disposição das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino nos próximos dias, exclusivamente para reforçar as medidas de segurança. Além das rondas, todas as escolas receberão instalação de alarmes, botões do pânico, realização de mapeamento de risco, assim como controle minucioso de fechamento dos portões. No âmbito estadual, entre as medidas anunciadas estão: monitoramento total das escolas da rede estadual, inclusive, dos portões de acesso e das cercanias; instalação de botões do pânico para acionamento de equipe policial que estará no local em no máximo seis minutos; entrada em operação até o fim do mês de central de monitoramento que acompanhará 298 escolas da rede estadual 24 horas por dia; implantação de núcleos de pesquisa e prevenção a acidentes de inteligência e segurança escolar na secretaria estadual de Educação; elaboração de cartilhas de orientação e procedimentos para estudantes, pais e funcionários; ampliação do programa “Escola Segura, Família Forte”; qualificação para administrativos e professores; atuação preventiva da Polícia Civil para identificar autores de supostas ameças e incitações e também aqueles que divulgam informações falsas; visita prévia de equipes da PM a todas as equipes para orientação e abordagens técnicas; apoio multiprofissional às pessoas para situações que ocorram nas escolas. O vereador Professor Juari comemorou a rapidez das ações apresentadas, mas enfatizou o papel dos pais nesse momento: “É importante que os pais estejam presentes na vida escolar dos filhos, acompanhando as medidas de segurança e auxiliando na prevenção de situações de risco”. Para os próximos meses, a Comissão de Educação sob a liderança do vereador Professor Juari acompanhará de perto a execução das medidas apresentadas.

Após audiência proposta pelo Vereador Professor Juari, Prefeitura e Governo lançam medidas de segurança para escolas. Read More »

De olho em 2024, PP de Tereza Cristina se mexe e Santullo assume o comando da sigla em MS

O PP (Partido Progressista) já começou a se mexer politicamente para as próximas eleições municipais, em 2024, e terá um novo presidente do diretório sul-mato-grossense: Marco Aurélio Santullo é quem assume o posto para fortalecer a sigla na disputa, que deve ser acirrada e precisa de um nome de confiança na posição. Assim, Santullo sai da chefia da Funtrab (Fundação do Trabalho), que terá como novo comandante Ademar Silva Junior, até então secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Para tal, Ademar deixará o posto de adjunto vago para a chegada de Valter Carneiro Jr, ex-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e ex-candidato a deputado federal pelo partido em 2022 – foi eleito como suplente. Tido nos bastidores da política como player importante, Santullo é nome ligado diretamente a até então presidente estadual do PP e uma das principais articuladoras do partido em todo o país, a senadora Tereza Cristina. Com o aval da ex-ministra da Agricultura, que começa a “mexer os pauzinhos” para as eleições de 2024, Santullo tem como missão principal atrair lideranças dos quatro cantos de Mato Grosso do Sul e buscar eleger o máximo de prefeitos e vereadores possíveis, fortalecendo assim também a sigla para as eleições de 2026. Antes de assumir a chefia da Funtrab na gestão Eduardo Riedel, Santullo tinha sido secretário especial da Casa Civil no governo Reinaldo Azambuja, sendo exonerado em 2022 para se dedicar às articulações do PP nas eleições daquele mesmo ano. Ele exercia a função de tesoureiro da legenda na ocasião.

De olho em 2024, PP de Tereza Cristina se mexe e Santullo assume o comando da sigla em MS Read More »

Gestão de Marquinhos Trad deixou município de Campo Grande no ‘vermelho’

A administração municipal fechou os anos de 2021 e 2022 no ‘vermelho’, últimos da gestão Marquinhos Trad (PSD), e não consegue ficar em dia junto à Receita Federal do Brasil. Empreiteiras que prestam serviço para a prefeitura não recebem valores referentes às medições desde janeiro. Fontes confirmaram ao Jornal Midiamax que a prefeitura de Campo Grande não tem feito os pagamentos referentes à prestação de serviço de obras há quatro meses. Além disso, obras já licitadas não saem do papel. Entre elas, há projetos de pavimentação asfáltica e drenagem no Jardim Nashiville, North Park e Caiobá II. Sobre esse assunto, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura) afirma que a “Caixa ainda não liberou os recursos pra que seja possível emitir ordem de serviço”. Porém, ainda que a Caixa tente fazer os repasses, a prefeitura de Campo Grande é quem está impedida de receber os recursos devido à inadimplência no Cadin (Cadastro de Informações de Créditos Não Quitados do Setor Público). Atrasos em repasses de transportes e saúde A inadimplência da prefeitura também tem resultado em ‘calotes’ nos setores de saúde e transporte. Repasses do Governo do Estado para o Consórcio Guaicurus e para a Santa Casa não chegam ao destino há meses. No caso do valor que custeia o passe dos estudantes estaduais, a prefeitura não repassa os valores desde fevereiro, como mostrou reportagem do Jornal Midiamax. Em fevereiro desse ano, o Governo se comprometeu a repassar R$ 10 milhões para a prefeitura de Campo Grande para ajudar a “fechar a conta” do transporte público municipal. Em relação à Santa Casa, o hospital também aguarda a publicação da prefeitura de Campo Grande que vai liberar até R$ 14 milhões em recursos atrasados desde janeiro. Os valores, que compreendem recursos federais e estaduais, estão “travados” à espera de publicação no Diário Oficial de Campo Grande.No início do mês de abril, a prefeitura afirmou que finalizava a análise dos termos aditivos para a publicação e liberação dos valores. Nesta semana, segundo a reportagem apurou, a prefeitura remeteu ao hospital os documentos para assinatura. Até sexta-feira (14), não houve publicação dos termos aditivos.

Gestão de Marquinhos Trad deixou município de Campo Grande no ‘vermelho’ Read More »

Governador Riedel coloca reforço na segurança, escolas da rede estadual funcionam normalmente em MS

Com acolhida especial, descontração e reforço na segurança, todas as 348 escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul estão em funcionamento normal nesta quinta-feira (20). Na EE Henrique Ciryllo, na Avenida Capital, em Campo Grande, alunos e professores foram recepcionados com música, termômetro dos sentimos e mural para mensagens de paz. Na entrada da unidade a comunidade escolar dividiu espaço com policiais militares do programa “Escola Segura, Família Forte” e do NISE (Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar), além da patrulha do COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado). A intensificação no policiamento e nas rondas realizadas pela PM (Polícia Militar) também ocorreu nas proximidades das escolas municipais e particulares da Capital e do interior. “Nós temos o efetivo intensificado, tanto nas rondas quanto na presença em pontos estratégicos na cidade e em todo o Estado. Estamos atentos as demandas e atuando com muito agilidade e efetividade, que é o mais importante”, afirmou o coronel Wagner Ferreira da Silva, secretário executivo de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Além da atuação da PM, que os estudantes afirmam ser constante nos horários de entrada, saída e no período regular de aulas, as escolas também discutiram sobre segurança e outros temas relacionados. “A gente se preparou para este dia. No começo minha mãe ficou com medo, e eu também. Mas passou. Eu sei que a escola é um lugar seguro”, afirmou a aluna do 6° ano, Ana Júlia da Conceição. Ela e os colegas de sala vestiram camisetas brancas, para mostrar apoio ao “Dia S de Segurança nas Escolas”, a ação desenvolvida em conjunto entre a Sejusp e a SED (Secretaria de Estado de Educação). “A gente não pode deixar que as fakes news nos deixem com medo. Eu achei super legal o que fizeram. Hoje está sendo o melhor dia da minha vida na escola”, disse animada a aluna Sophia Passos Pimentel, também do 6° ano. Maria Fernanda Taveira, 11 anos, do 7° ano, decidiu deixar uma mensagem no mural da paz, instalado logo na entrada escola. “Que esse dia seja um dia abençoado”, com um coração na assinatura e letra caprichada, Maria Fernanda expressou e deixou registrado seu desejo. “Eu sei que foi divulgada muita ameaça falsa, mas aqui na escola a gente sabe que não tem perigo. Por isso eu vim na aula. Está tudo bem”, disse. O professor de História Rafael Mascarenhas pontuou que a situação que ganhou força na semana passada foi tratada com clareza em sala de aula. “A gente conversou com os alunos, logo que começaram a falar para nós. Tranquilizamos eles, porque é importante manter a calma e orientamos para que não amedrontasse outros alunos e as famílias. De modo geral a maioria participou das aulas”. O diálogo e as ações posteriores são pontos importantes que serão mantidos nas escolas. “Essa reflexão sobre o espaço escolar seguro é importante. Estamos apresentando o aparato que a SED tem nas escolas e que promovem a segurança. Todas a escolas estão fazendo este trabalho hoje”, afirmou a superintendente de políticas Educacionais da SED, Adriana Buytendorp. No decorrer do dia, conforme orientações enviadas pela SED, as escolas colocarão em prática atividades variadas, utilizando o espaço de disciplinas como Projeto de Vida ou de outros componentes, para que os estudantes tenham momentos de diálogo com Estações de Aprendizagem e reflexões sobre os espaços escolares. Atuação efetiva Para a continuidade das ações de segurança nas escolas Rede Estadual de Ensino a PM mantém reforço do policiamento nas 348 unidades escolares estaduais em Campo Grande e no interior, além das escolas da rede municipal e particular. Além disso, na Capital, a atuação das equipes responsáveis pelas rondas do programa “Escola Segura, Família Forte” também será intensificada. O foco na segurança da comunidade escolar e atenção máxima para ameaça de violência teve reforços diversos desde a semana passada. A atuação das equipes da área da segurança pública ocorre de forma coordenada e integrada entre a Sejusp e a SED. Na semana passada foi criado o gabinete de gestão de incidentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, além de representantes do programa “Escola Segura, Família Forte”, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Conselhos Tutelares e da rede particular de ensino. Todas as ações de segurança desenvolvida contemplam a Capital e o interior, com apoio das forças de segurança locais, em cada município. Outra frente de atuação é o NISE (Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar), que funciona no COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), responsável pelo videomonitoramento de 245 escolas da REE – que tem 348 unidades em MS, com mais de 185 mil alunos. A previsão é que este monitoramento chegue a 298 escolas até o final de abril. “Hoje o funcionamento das escolas está totalmente tranquilo, sob controle. Temos o tratamento técnico e agilidade na condução. É resultado efetivo das forças de segurança em todo o Estado”, finalizou o coronel Wagner.

Governador Riedel coloca reforço na segurança, escolas da rede estadual funcionam normalmente em MS Read More »

Rolar para cima