26 de maio de 2023

No Dia da Indústria, Paulo Corrêa reforça “momento extraordinário” vivido por MS

Paulo Corrêa participou de homenagens a empresários que contribuem com o desenvolvimento do Estado. “Mato Grosso do sul vive um momento extraordinário, recebendo dia após dia grande volume de investimentos privados em diversos municípios, que experimentam uma verdadeira revolução do ponto de vista da geração de emprego e renda”, destacou o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB). Na avaliação do tucano, “isso se deve à confiança que o Estado conquistou no mundo empresarial, ao manter suas contas em dia e adotar uma das mais modernas e atrativas políticas de incentivo fiscal do país, com a participação ativa dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa”, pontuou. 1º secretário da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa representou a Casa de Leis, nesta semana, de uma série de homenagens a empresários que contribuem com o desenvolvimento de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, em alusão ao Dia da Indústria, celebrado anualmente em 25 de maio. O primeiro deles, na Câmara Municipal, ocorreu na última quinta-feira (24), por proposição do vereador Ronilço Guerreiro, e reconheceu o trabalho de empresários da Capital com a medalha do Mérito Legislativo “Empresário Sérgio Longen”. O segundo, realizado na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS) na noite de quinta-feira (25), contou com a presença do governador Eduardo Riedel e diversas autoridades para homenagear personalidades que contribuem com o desenvolvimento do setor, que já é a segunda matriz econômica do Estado. “É uma honra imensa participar desse momento da história e reconhecer a importância do setor industrial para o progresso do nosso Estado”, destacou o parlamentar que já foi agraciado, em 2021, com o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial, maior honraria da indústria sul-mato-grossense.

No Dia da Indústria, Paulo Corrêa reforça “momento extraordinário” vivido por MS Read More »

Prefeita Adriane Lopes vistoria obras emblemáticas da Capital ao lado de Riedel e Tereza Cristina

Como em Campo Grande vive 1/3 da população de Mato Grosso do Sul, as parcerias entre Prefeitura, Governo e Senado são de extrema relevância para o desenvolvimento e melhorias para os moradores da cidade. Nesse sentido, a prefeita da Capital, Adriane Lopes, acompanhada da Senadora de MS, Tereza Cristina, e também do governador, Eduardo Riedel e do vice, Barbosinha, vistoriaram obras de infraestrutura que são emblemáticas na região das Moreninhas. A primeira visita foi a pavimentação asfáltica, drenagem, recapeamento e duplicação da Avenida Cafezais. Orçada em R$ 9,5 milhões, a obra tem previsão de conclusão até o final deste ano e está 77% concluída. “A obra é muito importante para a região. Os moradores aguardam ansiosamente. Na Avenida Cafezais passam em média 70 a 80 mil pessoas. Com essa obra, em parceria entre a Prefeitura e o Governo de MS, mais desenvolvimento virá. Tudo isso vai de encontro com o nosso projeto prioritário, que é o fomento a novos negócios, sem deixar de lado os empresários que já existem no local. Melhorias como essa proporcionam uma melhor qualidade de vida aos campo-grandenses”, destacou a prefeita, Adriane Lopes. A segunda obra, também em parceria da Prefeitura e o Governo de MS, foi a obra de pavimentação e recapeamento de ruas da região das Moreninhas, que foi iniciada em dezembro de 2022. Estão investidos R$ 41 milhões, para levar asfalto de 92,5 mil m², recapeamento de 31,8 mil m², além de drenagem e outras melhorias. “Trata-se de uma parceria do Estado com o município, para que a gente ajude a transformar Campo Grande, pavimentando as ruas sem asfalto, junto com drenagem, e esgotamento sanitário. Nosso foco é ajudar as prefeituras municipais, para oferecerem uma melhor condição de vida para sua gente”, disse o governador, Eduardo Riedel. Serão asfaltadas as seguintes ruas: Floreal, Ubirajara, Inconfidente, Buenópolis, Cana Verde, Salomão, Jaguariúna, Israelândia, Joaquim Leonardo Maia, Alto da Serra, Camocim, Osni Moura, Bento de Souza, Crispim Moura, Equipe Gugelmim e Equipe Barrichelo. E recapeadas: Alto da Serra, Camaçari, Gury Marques. Dentro deste projeto está o novo acesso da região das Moreninhas, que vai contribuir com a população local, que hoje só entra no bairro pela Avenida Gury Marques. “Esta obra era um pedido da população. Muito bom vir aqui e ver que as atividades estão a pleno vapor. Moreninhas se ressentia muito disto e vai melhorar o escoamento da região, que só tem hoje um acesso pela Gury Marques. A população vai ter novas opções”, finalizou a senadora, Tereza Cristina. Para acompanhar as vistorias, também estiveram presentes secretários municipais e estaduais, vereadores e lideranças comunitárias.

Prefeita Adriane Lopes vistoria obras emblemáticas da Capital ao lado de Riedel e Tereza Cristina Read More »

Apoio à CPI do Abuso de Autoridade já tem 488.381 assinaturas

Abaixo assinado, promovido pelo Partido Novo, apoia a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostos abusos de autoridade do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta é de autoria do deputado Marcel van Hattem (RS), mas conta com outros 22 co-autores, filiados ao próprio Novo e a partidos como PL, PP e União Brasil. O link (que você pode acessar clicando aqui), está hospedado no site do partido e já contava com 488.381 assinaturas às 20h16 desta quinta-feira (25), de acordo com a página do Novo dedicada ao abaixo-assinado. O objetivo, num primeiro momento, é obter 1 milhão de adesões. Até agora, o requerimento de criação da CPI já conta com o apoio de mais dois deputados, totalizando 146 dos 171 necessários para instalação da comissão. A lista dos deputados apoiadores está disponibilizada na página do partido Novo na internet. Na descrição, o texto diz que brasileiros enxergam o STF e o TSE “como fontes de ilegalidades, inquéritos abusivos e intimidatórios, favorecimento de alguns e perseguição de outros e de decisões motivadas por ressentimentos pessoais e desejos de vingança”. O presidente do partido, Eduardo Ribeiro, defende a criação da comissão.

Apoio à CPI do Abuso de Autoridade já tem 488.381 assinaturas Read More »

Campanha de solidariedade, “Seu Abraço Aquece” arrecada 127 mil itens de inverno

Campanha promovida pela primeira-dama Mônica Riedel, “Seu Abraço Aquece” arrecadou 127.759 itens de inverno que vão ser destinados a 218 instituições parceiras. Ela se une aos 100 mil cobertores adquiridos pelo Governo do Estado para serem distribuídos aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O encerramento da campanha foi realizado nesta quinta-feira (25) no Instituto Amigos do Coração, em Campo Grande. Para o governador Eduardo Riedel, a campanha, além de aquecer quem mais precisa, estimula a sociedade a continuar arrecadando. “Essas doações vão fazer a diferença na vida de muita gente. Ao fazer isso, nós estimulamos. Mais que os 127 mil itens arrecadados, estamos falando de um conceito, de ajudar o próximo”, disse. Madrinha da campanha, a primeira-dama Mônica Riedel destacou o empenho dos servidores em colaborar com a campanha, além das entidades que fizeram doações. “Todos participaram de maneira efetiva. E quem quiser, pode ajudar o ano inteiro, não só na campanha ‘Seu Abraço Aquece’. Agora vocês já sabem o endereço (do Instituto Amigos do Coração)”. Responsável pela triagem dos itens doados, o Instituto fica na Avenida Júlia Maksoud, nº 1.851, no bairro Monte Castelo. Estevão Molica, do Instituto do Coração, disse ter ficado espantado com o grande volume de itens arrecadados. “Nunca vimos tanta doação em tão pouco tempo. Espero que a gente (Instituto e Governo do Estado) seja parceiro (novamente) em outras oportunidades”, declarou. Já a secretária de Estado de Administração, Ana Nardes, fez questão de destacar o desempenho da primeira-dama na campanha. “A Mônica Riedel foi incansável. Foi dela a ideia de colocar os multiplicadores de abraço em todas as secretarias, autarquias e fundações, o que deu muito certo”. Foram mais de 30 dias de campanha. A arrecadação de roupas e cobertores entre os servidores estaduais teve início no dia 12 de abril, e desde então outras instituições passaram a contribuir e doar itens que serão entregues às famílias que necessitam. Também participaram do encerramento da campanha os secretários Pedro Arlei Caravina (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Flávio Cesar (Sefaz), Antônio Carlos Videira (Sejusp), Patrícia Cozzolino (Sead), além de dirigentes de fundações e autarquias e representantes de entidades.

Campanha de solidariedade, “Seu Abraço Aquece” arrecada 127 mil itens de inverno Read More »

Prefeitura de Campo Grande realiza mutirão de atendimento para Lideranças Comunitárias

A Prefeitura de Campo Grande realizou nesta quinta-feira (25) um mutirão de atendimento dentro da iniciativa “Todos Juntos pelo Comunitário”, com intuito de apoiar as Associações Comunitárias e auxiliar suas lideranças na regularização das documentações essenciais para o pleno funcionamento das associações com orientações e consultas de CNPJs, regularizações e declarações de licença, além de encaminhamentos de solicitação de serviços. A ação aconteceu durante todo o decorrer do dia de hoje, na sede da Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc). “É muito importante que o poder público ofereça todo esse aparato para essas associações que organizam e centralizam forças dos moradores das comunidades para representar os interesses comuns. Também acreditamos que é uma forma de unir forças, já que essas iniciativas também podem contribuir para atender de maneira mais ágil as necessidades das nossas comunidades”, disse a prefeita Adriane Lopes, que participou da ação nesta manhã. A professora de ginástica artística, Thaissa Muller de Moura, há cinco meses coordena atividades físicas de um ginásio de esportes no Bairro Carandá Bosque. Hoje, por meio do atendimento organizado pela Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), ela deu os primeiros passos para transformar o espaço em uma associação comunitária. “Estou muito feliz e saio daqui realizada, com o próximo passo de fundar o ginásio de esportes e também transformá-lo em uma associação de pais. Saio daqui muito empolgada, com as dúvidas todas sanadas, com intuito de formalizar inicialmente as questões burocráticas que são exigidas pelas Federações e Confederações de Esportes para podermos competir em torneios profissionais. Para mim, isso representa uma sementinha plantada no coração de uma criança que um dia pode se tornar uma atleta profissional brilhante no país ou em todo o mundo”, comentou. Jorge Barbosa Martins é presidente da Associação de Moradores da Vila Nogueira. Eleito pela comunidade em agosto do ano passado, até o momento o carpinteiro não conseguiu pedir o religamento da água e luz do prédio devido a uma irregularidade no CNPJ. “Fizemos toda a documentação da eleição de forma correta: realizamos a votação e registramos a ata em cartório, porém estamos com essa pendência. Hoje saio daqui orientado e pronto para dar continuidade no trabalho com a nossa comunidade”, disse. “Através da Suasc, nós regularizamos toda a documentação da nossa associação, que existe há 28 anos. Hoje vim pedir uma orientação jurídica para entender como proceder em pedir emendas parlamentares aos vereadores ou até mesmo aos deputados. Felizmente nossa documentação está toda em dia, graças a esse apoio da Prefeitura e agora basta providenciar um relatório técnico elaborado por um contador. Como dificilmente temos dinheiro para pagar esse profissional, mais uma vez a Prefeitura disponibiliza esse profissional aqui e nos dá esse suporte. Só temos a agradecer a essa gestão por essa atenção com a gente, ” apontou Deise Rodrigues, presidente do Clube de Mães das Moreninhas III. Segundo o subsecretário da Suasc, Chiquinho Teles, mais de 200 associações passaram pelo mutirão. “A partir de agora queremos realizar mais mutirões para atender nossas comunidades. Hoje aqui foram oferecidas orientações sobre abertura, alteração e baixa de CNPJ, consultas de situação de CNPJ sobre status ativo ou inativo, regularização sobre licenças, alvará dos bombeiros e vigilância sanitária, entre vários outros”, informou Chiquinho. Conforme um levantamento da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), hoje são 1.049 associações, clubes de mães e ONGs relacionados ao setor em Campo Grande. A Suasc também oferece Programa de Capacitação de Lideranças Comunitárias (Prolic), com o objetivo de cumprir com a atribuição de fomento e apoio a processos educativos-formativos em conjunto com os movimentos sociais, no âmbito das políticas públicas de assistência às comunidades Quem tiver interesse em se inscrever pode entrar em contato pelo telefone (67) 2020-1206 ou pelo site https://www.campogrande.ms.gov.br/suasc/prolic/ .

Prefeitura de Campo Grande realiza mutirão de atendimento para Lideranças Comunitárias Read More »

Em visita a MS, União Europeia diz ter interesse em retomar conversas para o acordo com o Mercosul

A Missão Diplomática da União Europeia que está no Estado para conhecer as pontecialidades de negócios entre os mercados europeu e sul-mato-grossense teve seu primeiro compromisso nesta quinta-feira (25) com o governador Eduardo Riedel e o vice-governador José Carlos Barbosa. No encontro, que aconteceu pela manhã no Bioparque Pantanal após recepção feito no Receptivo do Parque do Prosa, o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, reafirmou o interesse do bloco europeu em retomar as conversas para formalizar um acordo com o Mercosul. O governador fez uma apresentação aos 10 embaixadores, que compõe a Missão Diplomática dos estados membros da UE (Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, Chéquia, Lituânia, Chipre e Polônia) sobre as pontencialidades econômicas do Estado. Em sua palestra com o tema “Encontro MS-EU: Potencialidades para o Desenvolvimento em Comum”, o governador Eduardo Riedel destacou como o Mato Grosso do Sul tem se preparado para receber novos investimentos sem descuidar da sustentabilidade ambiental. “Toda a nossa estratégia está calçada nessas quatro diretrizes: próspero, digital, verde e inclusivo. Com uma taxa de desenvolvimento acima da média, não vamos deixar ninguém para trás, com políticas públicas e inserindo as pessoas dentro deste processo de prosperidade e desenvolvimento. Somos um Estado que se propõe a ter nas suas práticas a sustentabilidade. Temos três biomas, o Cerrado, o Pantanal e a Mata Atlântica. Do ponto de vista dos incentivos fiscais, isto é muito cobrado para a industrialização que vem para o Estado. A gestão do Estado é feita para que preservermos os biomas dentro da legalidade proposta. Um Estado que possa se modernizar do ponto de vista da tecnologia. Já estamos fazendo isso, mas também cobramos dos parceiros que venham para cá  esta mentalidade, com um novo modelo que a sociedade exige”. Riedel lembrou que boa parte deste crescimento está vindo do capital privado sob formas de parcerias estratégicas. “Montamos um núcleo para identificar oportunidades de investimentos, como é o caso do saneamento. Daqui cinco anos, seremos o primeiro Estado do Brasil a atingir a universalização do saneamento básico nos seus 79 municípios”. Aos embaixadores, o governador lembrou que o Estado passa por um crescimento vigoroso, ocupando a oitava posição entre os entes federados que mais gerou emprego. Na área de Educação, o chefe do Executivo estadual disse que o Mato Grosso do Sul se propõe a universalização do ensino público com 100% das escolas em tempo integral. “Hoje 60% das escolas estão funcionando neste regime e queremos concluir este mandato, oferecendo esta oportunidade para todos os alunos da Rede”. Em seguida da palestra do governador, o secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, falou sobre o projeto de Carbono Neutro, do Governo Estadual . “O nosso objetivo é gerar a base metodológica para uma economia de baixo carbono em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo e adaptando tecnologia para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa”, completou. Verruck ainda ressaltou que o Estado participa de vários fóruns internacionais como “Race to Zero, “Under 2º Coalition” e “Declaração de Edimburgo”, e que as ações de descarbonização incluem unidades de geração de energia utilizando placas fotovoltaicas, biomassa, biometano, biodiesel, etanol de milho e hidrogêncio verde. “No próximo dia 30, vamos inaugurar na Serra do Amolar, o Redd+ Pantanal, que será o primeiro projeto a certificar créditos de carbono”, disse Verruck. O embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, destacou que com a Guerra na Ucrânia, houve uma preocupação maior da UE em buscar novas parcerias, que incluem o Brasil, e particularmente, o Mato Grosso do Sul. “O mapa dos investimentos europeus na América Latina indica que 50% do capital da Europa investido é aplicado no Brasil e queremos investir em particular aqui, e existem temas que para nossas empresas são importantes. Acreditamos também neste esforço da transformação da economia. É um desafio combater as mudanças climáticas e proteger esta biodiversidade que vocês têm. Nós não temos a matriz verde energética que o Brasil possui, em particular no Mato Grosso do Sul. Isso vai exigir sacrifícios para nossos cidadãos europeus ainda mais agora com a agressão da Rússia à Ucrânia, isso se multiplicou. Podem contar com as empresas europeias para acompanhar este esforço”, ressaltou. Segundo o embaixador, a covid-19 reforçou o avanço também na Europa no âmbito digital. “Recentemente fizemos em conjunto com o Brasil, a interligação entre Portugal e o Brasil, com cabo submarino EllaLink. A inclusividade social é uma regra de ouro para nós: não deixar ninguém para trás. Esta visita é um caminho com um objetivo muito forte e que agora tem a possibilidade de se realizar neste Estado. Vai ter um sentido muito claro, o nosso acordo União Europeia e Mercosul. Nós acreditamos que este acordo vai ser uma agenda para o futuro. Em parceria, somos iguais com princípios e valores democráticos, direitos humanos, sustentabilidade, e que tem relação com comércio e desenvolvimento sustentável, seja no agro ou na indústria”, finalizou o embaixador”. Além do secretário Verruck, estavam presentes no encontro o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, o secretário-adjunto de Educação, Edio Resende, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, o controlador da CGE, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o secretário da Setescc, Marcelo Miranda, a adjunta da pasta, Viviane Luiza, e o secretário de Infraestrutura, Hélio Pellufo. Comitiva da UE A embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, indagou o governador sobre as relações do Brasil com os vizinhos como parceiros e a economia do Estado como negócio sustentável. Riedel respondeu que a estratégia em pesquisa, ensino e inovação com instituições estaduais e federais instaladas em Mato Grosso do Sul oferecem um ambiente de aporte de recursos nas áreas prioritárias do Governo do Estado. Com relação a integração regional, o governador argumentou que algumas iniciativas estruturais estão sendo feitas para tirar o Mercosul do papel. “Vocês tiveram esses problemas lá atrás, existe ainda uma dificuldade prática e

Em visita a MS, União Europeia diz ter interesse em retomar conversas para o acordo com o Mercosul Read More »

Por consenso da ADEPOL, Dr André Matsushita deve ser conclamado novo PRESIDENTE da entidade nesta sexta-feira (26)

Ex-presidente por duas vezes, e vice-presidente atual, ele declarou aos colegas ter feito isso “ciente dos desgastes que uma disputa eleitoral poderia trazer à nossa classe e em prol da harmonia na carreira”. O comunicado de Vargas retirando a candidatura foi feito depois de tentativa infrutífera de unificar chapa com o grupo cujo candidato é André Matsushita, também aposentado. “Entendemos por bem retirar a nossa candidatura, desejando a todos uma eleição tranquila e sucesso à próxima gestão, com a certeza de que diante dos apoios conquistados, obteremos êxito e avanços significativos para a carreira de delegado de polícia”, escreveu Marcelo. Vargas, segundo a apuração do Primeira Página, chegou a ser apresentado ao governo do Estado como consenso na classe, pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, que é delegado, e pelo delegado-geral, Roberto Gurgel. Na prática, o nome não era preferência da maioria e sequer a composição com o outro grupo se viabilizou. Um dia antes do prazo final, a chapa que deve ser única registrou a candidatura nesta quinta-feira (25). André Matsushita tem como vices (são dois), o delegado Carlos Delano, titular da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio), e Ivan Barreira, lotado na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). Aline Sinnott, a atual presidente, não vai se candidatar nem integrar a chapa. Veja mais:

Por consenso da ADEPOL, Dr André Matsushita deve ser conclamado novo PRESIDENTE da entidade nesta sexta-feira (26) Read More »

Tarcísio sanciona valor do novo salário mínimo em SP

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, sancionou a lei que estabelece o novo salário mínimo paulista. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira, 25, e o valor, de R$ 1.550, entrará em vigor a partir de 1º de junho. “A gente sabe que muitos passos têm que ser dados”, disse, nesse sentido, Tarcísio. “Mas é um primeiro passo importante para outros passos vigorosos no sentido de recuperação de poder de compra do trabalhador”, disse ele ao confirmar o novo salário em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. “Não vamos passar nenhum ano em São Paulo sem aumento real de salário mínimo acima da inflação”, prometeu o governador. Tarcísio anunciou o reajuste em 1º de maio. Até então, o Estado contava com duas versões de salários mínimos: R$ 1.284 para algumas categorias e R$ 1.306 para outras. Ou seja, a mudança representa crescimento de mais de 20% em relação à menor faixa. Nove dias depois do anúncio do governador, a Assembleia Legislativa aceitou a proposta do Executivo. Assim, aceitaram-se a unificação das duas faixas salariais e a definição de um único valor mínimo paulista para todas as profissões. A assinatura da lei por Tarcísio Gomes de Freitas fará com que, a partir do próximo mês, São Paulo tenha um salário mínimo superior em R$ 230 ao praticado por os outros Estados do Brasil. Isso porque, também no 1º de Maio, o presidente Lula anunciou o aumento de R$ 18 para o mínimo nacional, indo de R$ 1.302 para R$ 1.320.

Tarcísio sanciona valor do novo salário mínimo em SP Read More »

Rolar para cima