29 de julho de 2023

Prefeitura implementa Banco de Material de Construção Solidário e Sustentável para apoiar famílias e entidades da Capital

O CGSustentável é uma modalidade inédita em Mato Grosso do Sul que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. A Prefeita Adriane Lopes sancionou nessa quinta-feira (28) a Lei n. 7.084, que autoriza o município de Campo Grande a implementar o Programa CGSustentável, criando o Banco de Material de Construção Solidário e Sustentável. Essa iniciativa tem como objetivo principal oferecer apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social devido às condições precárias de moradia, além de atender a entidades assistenciais, religiosas, esportivas e prédios públicos. A publicação consta no Diário Oficial (Diogrande) n. 7.139 desta sexta-feira (28). O Banco de Material de Construção Solidário e Sustentável irá receber, armazenar e redistribuir gratuitamente os seguintes itens: I – Sobra de matérias-primas de construção civil; II – Resíduos sólidos que possam ser utilizados em obras, processados para reuso; III – Materiais de construção adquiridos pelo próprio Município de Campo Grande, Fundo de Urbanização de Áreas Faveladas (FUNAF) ou pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários; IV – Doações de empresas, entidades não governamentais e da comunidade em geral. A gestão do programa será de responsabilidade da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários. Além disso, a Emha terá a prerrogativa de emitir o selo CGSustentável e CGSolidário, reconhecendo as Organizações do Terceiro Setor que se tornarem parceiras do programa, reforçando a importância da responsabilidade social e sustentabilidade. A Lei n. 7.084 também prevê que o Poder Executivo poderá regulamentá-la, estabelecendo os procedimentos necessários para a implementação do Banco de Material de Construção e formas de acesso para os interessados. “Ao viabilizar o Programa CGSustentável e o Banco de Material de Construção Solidário e Sustentável, a Prefeitura fortalece ações em prol da melhoria das condições de moradia, contribuindo para a promoção da inclusão social e o desenvolvimento sustentável da cidade”, explica o diretor-adjunto da Emha, Claudio Marques. É importante ressaltar que o programa está alinhado às legislações ambientais vigentes relacionadas aos resíduos, garantindo que todas as atividades estejam em conformidade com as normas estabelecidas. “A implementação do Banco de Material de Construção Solidário e Sustentável representa mais um passo significativo na busca por uma cidade mais justa, solidária e sustentável, proporcionando melhorias nas condições de vida de famílias em vulnerabilidade social e contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos”, justifica Adriane Lopes.

Prefeitura implementa Banco de Material de Construção Solidário e Sustentável para apoiar famílias e entidades da Capital Read More »

Beto Avelar afirma que gestão Adriane Lopes ganha força com retomada do desenvolvimento e parcerias

O vereador Beto Avelar (PSD) afirmou nesta semana que a gestão da prefeita Adriane Lopes tem sido impulsionada com as ações na busca pelo equilíbrio financeiro da Capital, a redução dos gastos e, ao mesmo tempo, a retomada de novos investimentos para as obras que a população de Campo Grande necessita. “À medida que o mandato da prefeita Adriane Lopes vai tomando formato com a consolidação de sua equipe, várias metas se tornam mais visíveis e o planejamento mais realista. As medidas adotadas no início dessa gestão pela prefeita, permitem hoje direcionar recursos para entregar obras e diversos benefícios para a população”, explica o vereador Beto Avelar. Líder da prefeita Adriane Lopes na Câmara Municipal, Beto Avelar afirma que a parceria com a senadora Tereza Cristina (Progressistas) trouxe uma grande força para a administração municipal que está mobilizando a equipe na busca por novos investimentos do governo federal. “Certamente a parceria com a senadora Tereza Cristina aumentou a musculatura do mandato da prefeita Adriane Lopes para viabilizar investimentos. No mesmo sentido, a parceria com os vereadores para a aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento da Capital está fortalecida”, declara Beto Avelar. O vereador também enfatiza que a prefeita Adriane Lopes tem construído uma parceria importante com o Governo do Estado para o bem da população, independente de questões partidárias ou eleitorais. “A prefeita Adriane Lopes se preocupa com o bem da população. Somos quase um milhão de habitantes e a parceria com o governador Eduardo Riedel tem sido importante para alavancar melhorias. Os dois demonstram uma grandiosidade ao deixar as diferenças partidárias e eleitorais de lado e firmam o compromisso com o povo de Campo Grande como nunca foi visto em nosso Estado. Quem ganha com isso é a população que tem à disposição mais obras e a melhoria dos serviços todos os dias, além do grande pacote de entregas programadas para agosto durante as comemorações do aniversário de Campo Grande”, conclui o vereador Beto Avelar.

Beto Avelar afirma que gestão Adriane Lopes ganha força com retomada do desenvolvimento e parcerias Read More »

Encontro de gestoras municipais na Capital vai abrir ações do Agosto Lilás

Entre os dias 1º e 2 de agosto, Campo Grande sediará o Encontro de Gestoras Municipais de Políticas Públicas para Mulheres. A iniciativa da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres tem finalidade de integrar, planejar e articular as ações em prol das mulheres sul-mato-grossenses, além de marcar o início da Campanha Agosto Lilás, que neste ano celebra os 17 anos da Lei Maria da Penha, e traz como slogan “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”. Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. A campanha que nasceu em Mato Grosso do Sul, no ano passado por meio da Lei 14.448/22, tornou-se o mês de proteção à mulher, a fim de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher, a nível nacional. A abertura do encontro, às 8h, contará com a presença de representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, dos poderes judiciário e legislativo, de gestoras municipais e sociedade em geral, que assim promoverão a transversalidade das políticas para mulheres no enfrentamento às violências. Serviço: Abertura da Campanha Agosto Lilás  Data: 1º e 2 de agosto de 2023 Local: Auditório Acadepol (Rua Delegado Osmar de Camargo, S/N – Jardim Veraneio, Campo Grande/MS).

Encontro de gestoras municipais na Capital vai abrir ações do Agosto Lilás Read More »

Ex de Randolfe faz acusação e cita violência psicológica

Nesta sexta-feira (28), Claudenira Monteiro, ex-esposa do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que sofreu violência psicológica. Ela se manifestou por meio de uma rede social. O comentário contra o senador foi feito no mesmo dia em que ele se casou com a advogada Priscila Barbosa. Que ela não sofra a violência psicológica que eu sofri quando casada com ele. Foram várias Ações de Divórcio Consensual, sem sucesso, o que só se concretizou quando entrei com o Litigioso – destacou Monteiro. O casamento de Randolfe com Priscila, nesta sexta, aconteceu em uma área nobre de Brasília, com a presença de nomes como Lula e Janja, Geraldo Alckmin, Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros.

Ex de Randolfe faz acusação e cita violência psicológica Read More »

“É claro que a fonte dos ataques a Pochmann no Globo foi a ministra Simone Tebet”, diz Joaquim de Carvalho

No programa Bom Dia 247 deste sábado, o jornalista Joaquim de Carvalho abordou a escolha do economista Márcio Pochmann para a presidência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e trouxe à tona a resistência da ministra do Planejamento, Simone Tebet, em relação à nomeação, bem como os ataques que Pochmann recebeu por parte do jornal Globo. “É claro que a fonte dos ataques a Pochmann no Globo foi a ministra Simone Tebet”, disse ele. Durante o programa, Joaquim de Carvalho enfatizou a relevância da escolha de Márcio Pochmann como presidente do IBGE, destacando sua vasta experiência no campo da economia e das ciências sociais. Joaquim destacou que, ao contrário de Tebet, mais alinhada ao neoliberalismo, Pochmann é conhecido por suas posições alinhadas com políticas econômicas de cunho mais social e distributivo. Durante o programa, Joaquim apontou que jornalistas como Miriam Leitão e Merval Pereira, “os mesmos de sempre”, foram mobilizados para atacar Pochmann, numa ação orquestrada com o Planejamento. Segundo ele, o presidente Lula chamará a ministra Simone Tebet para uma conversa franca e assertiva. “O presidente Lula vai enquadrar Simone Tebet. Não vai demitir, mas vai chamar para uma conversa dura”, aposta. No programa, ele também afirmou que “o governo dá um tiro no pé ao fortalecer a Globo”. Assista:

“É claro que a fonte dos ataques a Pochmann no Globo foi a ministra Simone Tebet”, diz Joaquim de Carvalho Read More »

Nova plataforma Alumia traz dados agregados da AGEMS que jogam luz sobre o transporte turístico

A nova plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul, Alumia, conta com importantes dados da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) para subsidiar as estratégias envolvendo o transporte de passageiros no setor de turismo. A ferramenta tem entre seu extenso conteúdo, informações agregadas da Agência, que regula e fiscaliza todo o sistema rodoviário intermunicipal. “É um resultado concreto da nossa parceria com a Fundtur”, destaca o diretor de Transportes da Agência, Matias Gonsales, que acompanhou o lançamento, realizado pelo Governo do Estado no dia 26. “Beneficia todo o trade, auxilia as políticas públicas, fomenta novos projetos, e, com certeza, também é muito positivo para o turista que viaja pelo Estado”. Inovação para o turismo e a regulação Agems em Fundtur vêm trabalhando de forma conjunta, e em junho formalizaram um Acordo de Cooperação. A parceria permite o compartilhamento de dados agregados de seus respectivos bancos para completar a base de dados da instituição cooperada. “Investimos em inovação, com inteligência e tecnologia. E queremos disponibilizar isso para melhorar todo o transporte, incluindo o de turistas dentro do nosso Estado”, explica o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis. “Temos certeza que o aproveitamento dos nossos dados no Alumia, assim como as informações que essa plataforma vai compartilhar com o nosso Centro de Integração Tecnológica e Inteligência [CITI], vão contribuir muito para a qualidade da indústria do turismo, que é um dos grandes produtos de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Nova plataforma Alumia traz dados agregados da AGEMS que jogam luz sobre o transporte turístico Read More »

Marginais são presos e um morre após policial da Rota ser assassinado em patrulhamento em Guarujá (SP)

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nas redes sociais, nesta sexta-feira, que as autoridades identificaram quatro suspeitos de envolvimento na morte do policial militar Patrick Bastos Reis, integrante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). De acordo com o secretário, dois já foram presos e um morreu em confronto com policiais. “Estou no Guarujá acompanhando a operação junto com o Comandante Geral, Coronel Cássio, e com o Delegado Geral, Dr. Artur Dian, na busca incessante pelos criminosos que mataram nosso policial”, escreveu Derrite no Twitter, nesta sexta-feira.

Marginais são presos e um morre após policial da Rota ser assassinado em patrulhamento em Guarujá (SP) Read More »

Lula e Janja foram padrinhos de Randolfe em casamento luxuoso

O senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) e a advogada Priscila Barbosa se casaram nesta sexta-feira (28) em uma cerimônia luxuosa oferecida para 150 convidados. O cenário escolhido para o evento foi a residência do cantor Orlando Morais e da atriz Glória Pires, situada no Setor de Mansões do Lago Norte, em Brasília (DF). O casal teve como padrinhos figuras políticas e artísticas como o presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, além de Caetano Veloso e Paula Lavigne. Na lista de convidados estavam figuras políticas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, os deputados Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, os senadores Renan Calheiros, Jaques Wagner e Humberto Costa, entre outros.

Lula e Janja foram padrinhos de Randolfe em casamento luxuoso Read More »

‘Nada a esconder’, diz prefeita sobre CPI que investigará licitações fraudulentas em Sidrolândia

A prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo (PP) disse que “está tranquila e confiante” sobre a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará licitações fraudulentas. Ela afirmou que está “demonstrando total transparência em relação aos fatos em questão, pois não tem nada a esconder”. A nota informa que Vanda rescindiu os contratos com empresas investigadas e exonerou os servidores envolvidos. “A Prefeita reafirma seu compromisso com a ética e a legalidade em todas as suas ações e decisões no exercício de suas funções públicas”, diz o texto. Além disso, a prefeita afirmou que “ a Administração Municipal tem cooperado plenamente com as autoridades competentes, incluindo o Ministério Público, fornecendo de forma pronta e completa todas as cópias de documentos solicitados, com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas e colaborar com as investigações”. Por fim, Vanda informou ciência dos trabalhos da CPI e ressaltou que “caso tenha sido devidamente constituída e cumprido os requisitos legais para sua formação, a mesma terá legitimidade para realizar o trabalho”. Informações Midiamax

‘Nada a esconder’, diz prefeita sobre CPI que investigará licitações fraudulentas em Sidrolândia Read More »

MS está entre os cinco estados do País com redução no desmatamento em 2022

Mato Grosso do Sul teve redução na área desmatada em 2022, em comparação com o apurado em 2021. Os dados estão no Relatório Anual do Desmatamento no Brasil publicado pelo projeto MapBiomas Alerta, uma iniciativa do Observatório do Clima desenvolvida por uma rede multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso da terra do Brasil e monitorar as mudanças do território. Apenas quatro estados e o Distrito Federal tiveram redução na área desmatada no ano passado. O top 5 está assim organizado: Rio Grande do Norte em primeiro com -47%, depois vem Paraná com -42%, Distrito Federal com -28%, Mato Grosso do Sul com -12% e por fim, Paraíba, com -6%. A área desmatada em 2021 totalizava 55.959 hectares e em 2022 caiu para 49.162 hectares. Cabe destacar que o MapBiomas Alerta publica toda e qualquer perda de vegetação nativa detectada pelos sistemas provedores de alertas e validada em imagens de satélite de alta resolução, sem verificar se havia ou não autorização ambiental para ser executada a referida supressão. Em 20 unidades houve aumento no desmatamento e em duas (Maranhão e Goiás) a situação ficou estável, com ligeira queda de 2% na área desmatada. Em nível nacional o desmatamento teve aumento de 22,3% em 2022, em relação a 2021. Foram mais de 2,05 milhões de hectares desmatados, área que se aproxima do tamanho do território do Estado de Sergipe. Cinco Estados respondem por 66% do total da área desmatada, sendo que três (AM, MT e PA) estão localizados na região Amazônica. Os outros dois são Bahia e Maranhão. O MapBiomas Alerta analisa alertas de desmatamento captados por imagens de satélite feitas diariamente. Em 2022 foram detectados, validados e refinados 76.193 alertas de desmatamento, número um pouco maior que em 2021 (71.527), porém bastante inferior ao registrado em 2020, quando o sistema detectou 99.020 alertas. O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) lançou em junho passado o Sistema de Monitoramento de Alertas de Desmatamento Ilegal que permite a atuação antecipada nas ações de fiscalização, evitando maiores perdas. Além disso, com o Sistema, há uma redução de até 72% da análise manual de processos de desmatamento. “É uma decisão baseada em dados garantindo segurança técnica, jurídica e institucional e que utiliza dados oficiais em conformidade com Autos Autorizativos do Imasul”, explicou durante o lançamento do programa o diretor-presidente do Imasul, André Borges. A plataforma de monitoramento do Imasul possibilita o controle e combate ao desmatamento e às queimadas no Estado com uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos naturais. O sistema utiliza imagens de satélite e recursos da plataforma ArcGIS para solucionar um problema enfrentado há anos pelo Instituto, que é o gerenciamento e acompanhamento de alertas de desmatamento, assim, está sendo aprimorado a tomada de decisão e fortalecendo a atuação das equipes de monitoramento.

MS está entre os cinco estados do País com redução no desmatamento em 2022 Read More »

Rolar para cima