23 de agosto de 2023

Marco Temporal é aprovado com ampla maioria na Comissão de Agricultura

Após audiência pública, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (23), com 13 votos favoráveis e 3 contrários, o projeto de lei (PL 2903/2023) que estabelece o Marco Temporal para demarcação de terras indígenas. Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) apresentou relatório favorável à aprovação do projeto com o mesmo texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de maio. A parlamentar defendeu o projeto, disse que ele não deve rever territórios já demarcados e que aumentará a segurança jurídica ao país. Coordenadora política da FPA no Senado, a senadora Tereza Cristina chamou atenção para o fato de a matéria já ter sido debatida de forma exaustiva pela Câmara e pelo Senado. “Esse projeto está sendo discutido há mais de 16 anos no Congresso Nacional. Acho que já esgotamos esse assunto aqui na Comissão de Agricultura”, pontuou Tereza, que é ex-ministra da Agricultura. Tereza Cristina disse ainda que “ao contrário do que alguns pensam, nós demos um grande passo, um passo para a pacificação. O marco temporal vai trazer segurança jurídica para todos os lados, inclusive tranquilidade para o governo”. Ela afirmou ainda ser hora de “virar a página” e começar a “cuidar da saúde, educação, produção e bem-estar dos indígenas”. Veja o vídeo:

Marco Temporal é aprovado com ampla maioria na Comissão de Agricultura Read More »

DeSantis a brasileiros: “Vocês não têm o direito de vir para este país”

Nesta terça-feira (22), o governador da Flórida, Ron DeSantis, fez comentários sobre a questão da imigração. Ele citou países como o Brasil e a Polônia ao dizer que as pessoas não têm o direito de irem para os Estados Unidos. A fala do pré-candidato à Presidência dos EUA foi dada durante entrevista à emissora WGIR. A forma como eu vejo a imigração é: se você está na Polônia ou no Brasil ou em qualquer outro lugar, você não tem o direito de vir para este país. As pessoas vêm porque o povo americano pensa que é do nosso interesse ter as pessoas vindo – disse. Ele avisou ainda que, se for eleito, a política de imigração de seu país será “como no Canadá ou na Austrália”, com foco nas habilidades dos imigrantes.

DeSantis a brasileiros: “Vocês não têm o direito de vir para este país” Read More »

Ana Maria Braga se batiza no Rio Jordão: “Emoção única”

Em viagem a Israel, a apresentadora Ana Maria Braga fez uma parada no Rio Jordão a fim de batizar-se no mesmo local que Jesus. A comunicadora da Rede Globo compartilhou com os seguidores imagens do momento e disse tratar-se de uma “emoção única”. Yardenit é um local significativo de peregrinação para cristãos que buscam a confirmação do batismo no Rio Jordão. Localizado nas margens do rio, em Israel, esse local sagrado oferece aos fiéis a oportunidade de participar de cerimônias de batismo em um ambiente reverenciado pela sua conexão com a tradição bíblica. O gesto é simbólico, mas importante para quem crê. Emoção única – descreveu Ana Maria Braga. Em vídeo publicado nas redes, a apresentadora exibiu detalhes sobre a preparação para o ato de fé e também o momento em que se encontra dentro do Rio Jordão vestida com o traje de batismo. Em outras postagens, Ana Maria mostra mais registros de sua viagem na Terra Santa, incluindo sua passagem pela Via Dolorosa. – É como uma trilha no tempo. Dizem que Jesus andou por aqui, carregando uma cruz pesada até o local onde o crucificaram. Caminhar pela Via Dolorosa é como entrar numa história antiga, composta por 14 paradas que nos fazem sentir o que Jesus passou. E chegando no fim dessa trilha, você vê a Igreja do Santo Sepulcro, uma igreja muito importante para os cristãos. Dizem que ela foi construída no lugar exato onde Jesus foi enterrado. Essa igreja é compartilhada por diferentes grupos de cristãos e é como um símbolo vivo de fé que vai além das divisões. E estar lá é emocionante, é quase difícil de explicar. Você sente como se o tempo parasse por um momento e você estivesse conectado a algo muito maior. Uma verdadeira experiência que nos lembra do que é realmente importante na nossa fé e na nossa humanidade – escreveu a apresentadora. Confira o vídeo do batismo: https://www.instagram.com/reel/CwTDt2CpwkA/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Ana Maria Braga se batiza no Rio Jordão: “Emoção única” Read More »

Comissão de Assuntos Econômicos adia por 24 horas votação do Carf

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) adiou para amanhã, quarta-feira (23), às 13h, a votação do projeto de lei (PL) 2.384/2023, que restabelece o voto de qualidade em caso de empate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A análise da matéria estava prevista para esta terça-feira (22), mas foi adiada após um pedido de vista. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) sugeriu o adiamento. “Para analisar uma matéria tão importante quanto essa, a gente precisaria de pelo menos 24 horas. Em quatro horas, é impossível a gente ler com profundidade”, argumentou a senadora. Tereza Cristina lembrou que a proposta chegou no Senado em 2 de agosto, mas só começou a ser apreciada agora, está em regime de urgência e precisa ser votada até o dia 27 – caso contrário a pauta do Senado ficará trancada. “Nós não temos de aprovar integralmente, como a Câmara fez. Nós podemos ter boas ideias, melhorar a matéria. Para isso que existe o Senado, senão vamos fazer um regime unicameral e está tudo resolvido”, defendeu Tereza Cristina. “Então eu me somo aos colegas e faço o pedido de vista também para que possamos ler e sugerir algumas modificações.” Relator do projeto, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é da base do governo, apresentou parecer favorável ao texto. Ele rejeitou todas as 21 emendas sugeridas pelos parlamentares e propôs apenas seis mudanças de redação. Vinculado ao Ministério da Fazenda, o Carf é um conselho composto por representantes dos contribuintes e da Fazenda Nacional. Desde 2020, os empates nas decisões beneficiam os contribuintes. O PL 2.384/2023 muda essa lógica para dar ao representante da Fazenda Nacional o poder de desempatar as votações. Na prática, o voto de qualidade assegura ao governo a palavra final sobre os recursos – o que pode aumentar a arrecadação da União em até R$ 60 bilhões. De acordo com o projeto de lei, se ocorrer o voto de desempate, os contribuintes ficam dispensados de pagar multas de ofício. A regra vale para casos já julgados pelo Carf e ainda pendentes de análise de mérito pelo Tribunal Regional Federal (TRF) competente na data da publicação da futura lei. Ainda segundo o PL 2.384/2023, o Fisco fica impedido de representar o contribuinte ao Ministério Público por crime tributário. Veja o vídeo:

Comissão de Assuntos Econômicos adia por 24 horas votação do Carf Read More »

Emenda parlamentar de Coronel David vai atender mulheres vítimas de violência doméstica em Ponta Porã

No dia 17 de agosto, o deputado Coronel David (PL) participou da cerimônia de assinatura e liberação das emendas parlamentares para o ano de 2023, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O parlamentar destinou o valor total de 2 milhões de reais para vários municípios de Mato Grosso do Sul. Entre eles, Ponta Porã, que recebeu 200 mil reais. O prefeito Eduardo Campos disse, na ocasião, que antes da eleição (de 2022) Coronel David já tinha feito o compromisso de destinar recursos para o município. E reforçou que “Ponta Porá saberá reconhecer esta importante ajuda que o deputado tem dado à nossa população”. Para o ano de 2023 a emenda destinada ao município da fronteira vai atender mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade, atendidas pelo FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), programa executado pela primeira dama Paula Consalter Campos. “Esta emenda vai ajudar a viabilizar os programas que serão lançados pela prefeitura de Ponta Porã e que farão parte das atividades do Centro Cultural de Empreendedorismo e Memória do Tereré”, explica Paula. “E os recursos serão investidos na aquisição dos insumos necessários para montar uma grande oficina de corte e costura, onde essas mulheres poderão aprender uma profissão e conquistar uma fonte de renda. O que essa emenda vai promover, no final, é ajudar a tirar essas mulheres da dependência econômica dos agressores”. (Vereadora Anny Espinola e Coronel David) A viabilização da emenda parlamentar foi intermediada pela vereadora Anny Espinola, parceira política de primeira hora do deputado Coronel David e que levou até o gabinete do parlamentar o pedido da primeira dama, Paula Campos. “Coronel David é um grande parceiro de Ponta Porã, pois sempre está presente na cidade. Desde o meu primeiro mandato, em 2017, firmamos essa parceria e a partir de então muitas emendas foram destinadas por ele à Ponta Porã, principalmente para atender obras sociais, levando bem estar a quem mais precisa, como a compra do maquinário da lavanderia do abrigo municipal de crianças e adolescentes do município e a aquisição de aparelhos de ar condicionado para escolas municipais. E neste ano de 2023, a pedido da primeira dama, levei a demanda até ele, que imediatamente entendeu a necessidade desses recursos e destinou esses 200 mil reais para o projeto desenvolvido pelo FAC. A emenda será fundamental para ajudar muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica a desenvolver autonomia e independência financeira’’, ressalta a vereadora. Coronel David enfatiza que o trabalho parlamentar vai muito além da elaboração de leis. “Nossa missão é, principalmente, compreender as necessidades das pessoas. É para elas que trabalhamos. E a destinação de emendas é maneira que temos de atender os que mais precisam. E isso é muito gratificante, principalmente quando encontramos projetos que mudam a vida das pessoas, como os desenvolvidos em Ponta Porã”.

Emenda parlamentar de Coronel David vai atender mulheres vítimas de violência doméstica em Ponta Porã Read More »

Ex-presidente Jair Bolsonaro terá que passar por duas novas cirurgias

Após realizar exames na manhã desta quarta-feira (23), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu a confirmação que terá de passar por duas cirurgias. As cirurgias foram marcadas para serem realizadas depois do dia 10 de setembro e todas elas estão relacionadas às sequelas da facada que o político recebeu de Adélio Bispo em 6 de setembro de 2018. Os procedimentos são para eliminar o refluxo e para corrigir a alça “apertada” do intestino. Desde o atentado em Juiz de Fora, Minas Gerais, Bolsonaro sofre com problemas no sistema digestivo, principalmente no tráfego intestinal. Até janeiro de 2022, o ex-presidente já tinha realizado seis cirurgias decorrentes do ataque sofrido.

Ex-presidente Jair Bolsonaro terá que passar por duas novas cirurgias Read More »

Opinião: nova fronteira de crescimento do Brasil

Por  Eduardo Riedel O investidor pode escolher o motivo: o maior investimento per capita do país; o salto nacional mais expressivo de crescimento da indústria de transformação; o segundo maior PIB projetado; a terceira menor taxa de pobreza; o quarto menor desemprego; um dos cinco estados mais transparentes do Brasil e o sétimo em competitividade. Os argumentos são muitos para apontar o Mato Grosso do Sul como uma nova fronteira de crescimento sustentado e sustentável do Brasil e um dos estados mais promissores do país. São quase R$ 70 bilhões em novos investimentos privados acontecendo agora, em um poderoso processo de agroindustrialização, agregando valor à terceira maior produção de carne bovina; à quinta de soja; à quarta de milho. É o segundo estado em produtos florestais e o maior polo de produção de celulose do continente, com resultados exponenciais, alta produtividade e recordes seguidos de safras. A vocação histórica para a produção se potencializa com um ousado programa de concessões. Com ele, seremos o primeiro estado do Brasil a universalizar o saneamento básico; vamos interligar todos os municípios com uma infovia digital (7.000 quilômetros de fibra ótica); 600 km de rodovias concedidas e 900 km em estudo; 787 km de hidrovias; portos secos; e três grandes projetos ferroviários (Malha Oeste, Nova Ferroeste e Malha Norte), além da Rota Bioceânica, ligando MS a Paraguai, Argentina e Chile —a tão sonhada saída pelo Pacífico (encurtando 5.400 km, ou quase duas semanas, o caminho para a Ásia). Tudo isso vem acontecendo agora sob uma nova estratégia de desenvolvimento regional, baseada na progressiva mudança da matriz econômica, em busca da sustentabilidade da produção. Por isso o MS foi pioneiro na conclusão de seu inventário de gases de efeito estufa; o primeiro a negociar créditos de carbono no Pantanal sul-mato-grossense; o que tem a maior área integrada de pecuária, lavoura e floresta e é referência em programas inovadores que aliam produção orgânica e proteção ambiental, remunerando produtores pelas melhores práticas. Também está no Pantanal um dos programas mais vistosos neste campo —o Ilumina Pantanal, que levou energia solar, limpa, para abastecer mais de 2.000 famílias e comunidades isoladas. No horizonte de curto prazo, o foco é em uma ideia-força fundamental: redução drástica de custos e desperdícios, combate à ineficiência (lentidão, burocracia e leniência) e prevenção efetiva aos riscos de corrupção. Por isso, os nossos compromissos assumidos com a população foram transformados em contratos de gestão setoriais, com recursos suficientes, metas, prazo e controle de resultados, sob a vigilância atenta e rigorosa de uma grande rede de compliance no serviço público, devolvendo à sociedade, em forma de investimentos e serviços de qualidade, os impostos pagos com o sacrifício das empresas e dos cidadãos. É assim que o Mato Grosso do Sul está se tornando um estado agroambiental, mais próspero, verde, inclusivo e digital. https://www.instagram.com/p/CwSi8Plu_sy/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==    

Opinião: nova fronteira de crescimento do Brasil Read More »

Após bloqueio de motorista, Justiça de MS manda Uber retomar corridas sob pena de multa

Uma nova polêmica envolvendo o nome da Uber, de corridas por aplicativo, voltou à tona em Mato Grosso do Sul. Empresa, que já é alvo de reclamações por “banir” motoristas sem explicações detalhadas do motivo, voltou na mira da Justiça no Estado. Dessa vez, um dos colaboradores conseguiu uma liminar de urgência para voltar a trabalhar e juiz chegou a estabelecer multa diária de R$ 300 caso decisão seja descumprida. Araújo Júnior, de 43 anos, trabalhava como motorista de aplicativo há mais de seis anos em Campo Grande. No entanto, teve sua conta desativada permanentemente a partir de 9 de agosto de 2023 por suposta atividade irregular. Conforme o colaborador, o motivo não foi especificado pela Uber e, desde então, não conseguiu mais trabalhar e vem arcando com dificuldades financeiras e psicológicas devido ao encerramento da atividade, alega a defesa. O homem chegou a tentar resolver a situação diretamente com a empresa, mas não conseguiu, por isso, entrou com ação. Dessa forma, ele pediu a tutela antecipada de urgência para que a Justiça fizesse a Uber liberar a conta do homem. Também pediu o comparecimento à audiência de conciliação, além do pagamento de R$ 5 mil proporcionalmente à média mensal que receberia se estivesse trabalhando e mais R$ 21 mil em danos morais. Foi dada à causa o valor de R$ 26 mil. Juiz acatou pedido do motorista O processo segue sem sentença, mas no último dia 18 de agosto o juiz de direito José Henrique Kaster Franco concedeu tutela de urgência a Araújo e determinou que a Uber liberasse a conta do homem para ele voltar a trabalhar. Assim, empresa tem cinco dias para fazer o desbloqueio da conta sob pena de multa diária de R$ 300 com incidência limitada a 30 dias. “A requerida [Uber] não indicou com clareza prática de ato de descumprimento por parte do autor [da ação]. Não está clara a fraude ou a vantagem indevida obtida pelo autor, tampouco prejuízo ou potencial prejuízo que teve ou que consumidores tiveram. A requerida suspendeu o acesso do autor à plataforma sem qualquer notificação com informação do motivo da medida. Em outras palavras, o fornecedor não pode alijar do mercado de trabalho o indivíduo em aparente abuso de direito decorrente da falta de justo motivo. De outra parte, há urgência, porque a negativa da requerida representa obstáculo ao direito do autor de exercer profissão e de obter o sustento de sua família”, informa a interlocutória. Araújo contou ao Jornal Midiamax na manhã desta terça-feira (22), quase no encerramento do prazo pedido pela Justiça, que a sua conta ainda não foi desbloqueada. Porém, ainda tem expectativas. “Estou confiante na Justiça, pois há mais de 6 anos trabalho como motorista de aplicativo e nunca tive qualquer problema de exclusão, sendo que esta determinação da Uber vem me causando sérios problemas de ordem pessoal e familiar, prejuízos que não consigo mensurar, sobretudo porque disso que eu e minha família sobrevivemos. E lamentavelmente a Uber até agora não me deu nenhum suporte, nenhuma atenção, e até o momento sequer me desbloqueou mesmo com ordem judicial”, opinou ao Jornal Midiamax. Uma audiência de conciliação entre as partes está marcada para o dia 19 de outubro de 2023. A Uber foi notificada via e-mail pela reportagem no dia 22 de agosto para manifestar o seu depoimento sobre o caso e se vai acatar o pedido do juiz e retomará a conta de Araújo. Espaço segue aberto para manifestações. Uber é alvo de reclamações por suspensões O caso de Araújo é mais um somado aos vários processos que correm na Justiça de Mato Grosso do Sul contra a Uber pelo mesmo motivo: o bloqueio de contas e encerramentos abruptos de contratos entre a empresa e os motoristas, medida que já rendeu mais R$ 160 mil em danos morais à organização somente em 2023. Além do desligamento repentino, a Uber também é criticada por não oferecer um suporte adequado nessas situações, denunciada também por não dar explicações mais detalhadas sobre os bloqueios e de não responder às solicitações. O Jornal Midiamax chegou a questionar a Uber sobre suas políticas de encerramento de contrato. Por meio de nota, a Uber informou que todas as desativações de contas estão fundamentadas nas políticas e diretrizes da plataforma, como o Código da Comunidade Uber, que foi criado para que a experiência com o aplicativo “seja sempre positiva, segura e respeitosa tanto para motoristas parceiros quanto para usuários”. Além disso, reforça que tem processos rigorosos no suporte, feito por humanos, que analisam o teor dos reportes enviados pelo aplicativo antes de tomar medidas nas contas envolvidas. “A menos que haja uma emergência, ameaça à segurança ou outra situação de risco, enviamos diversos comunicados ao motorista parceiro antes de desativar sua conta permanentemente”. A Uber também informa que as “desativações ocorrem na minoria das situações envolvendo motoristas parceiros, e existem procedimentos específicos para solicitar uma revisão da desativação caso o parceiro entenda que houve alguma decisão equivocada”. Mais detalhes sobre os procedimentos estão disponíveis no site da Uber. Por ora, o processo de Araújo segue correndo na Justiça de Mato Grosso do Sul e ainda não teve sentença, nem manifestação da empresa. No entanto, audiência de conciliação está marcada para acontecer em 19 de outubro e motorista espera conseguir reverter situação. Questionada sobre esse caso em específico, a assessoria de comunicação da Uber informou que a empresa “ainda não foi notificada sobre esta decisão”.    

Após bloqueio de motorista, Justiça de MS manda Uber retomar corridas sob pena de multa Read More »

Em Brasília, deputado Pedrossian Neto pleiteia a suspensão do reajuste no pedágio da BR-163

A eventual suspensão do reajuste do pedágio da BR-163 foi discutida durante reunião entre o deputado Pedrossian Neto (PSD), bancada federal de Mato Grosso do Sul e o presidente da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), Rafael Vittali. O encontro foi em Brasília, nesta terça-feira (22). Pedrossian Neto aponta preocupação quanto à elevação do preço, sobretudo diante do descumprimento de parte do contrato, pela CCR, que detém a concessão da rodovia. O principal ponto é a não duplicação de trechos previstos na concessão. “Na nossa opinião, é abusivo o reajuste. Não deveria ser colocado nem discutido dessa maneira, uma vez que a concessionária não está cumprindo o contrato de concessão”. Uma nova reunião está marcada para 4 de setembro. Até lá, a ANTT vai iniciar negociações com a CCR, para tentar suspender o reajuste do pedágio. “Além disso, nós estamos pensando em eventualmente judicializar, se não tivermos o desfecho esperado”, conclui o deputado Pedrossian Neto.

Em Brasília, deputado Pedrossian Neto pleiteia a suspensão do reajuste no pedágio da BR-163 Read More »

Jovem Pan demite jornalista Pavinatto por criticar desembargador que soltou estuprador de menina de 13 anos

O apresentador Tiago Pavinatto, do programa Linha de Frente e Os Pingos nos Is, foi demitido da Jovem Pan nesta terça-feira (22). A demissão ocorreu após o advogado e comentarista político se recusar a pedir desculpas a um desembargador que foi chamado por ele de “vagabundo tarado”. Nesta segunda (21), Pavinatto comentou a decisão do desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), de ter inocentado um acusado de estupro contra uma menina de 13 anos. Irritado com a decisão, Pavinatto emitiu sua opinião sobre o magistrado, mesmo a emissora pedindo para que ele se desculpasse, o profissional se negou. A direção da casa está pedindo uma retratação ao desembargador Airton Vieira e eu não vou fazer. E eu deixo claro aqui: eu não vou fazer uma retratação para uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo, e ainda chama a vítima, de 13 anos de idade, de vagabunda – declarou. E continuou: Eu me nego a fazer. Estou sendo cobrado insistentemente a me retratar. Eu não vou fazer, me desculpem. Não tem mais clima. Falar de criança acaba comigo. Espero que amanhã eu volte pra cá – completou Pavinatto. Em nota, a Jovem Pan confirmou o desligamento do profissional e também informou que o comentarista Rodolfo Mariz também foi demitido. O apresentador Tiago Pavinatto e o comentarista Rodolfo Mariz cometeram excessos em suas participações e recusaram a orientação de realizar, ao término do programa Linha de Frente, uma responsável retratação. Em virtude do ocorrido, a direção do canal decidiu pelo desligamento dos profissionais – diz a nota enviada a F5, da Folha de São Paulo.

Jovem Pan demite jornalista Pavinatto por criticar desembargador que soltou estuprador de menina de 13 anos Read More »

Rolar para cima