15 de setembro de 2023

Em Corumbá, governador Riedel visita vítimas e locais atingidos por tempestade

Para acompanhar a situação das famílias e dos locais que tiveram estragos provocados pelo temporal que atingiu Corumbá na terça-feira (12), o governador Eduardo Riedel esteve na cidade nesta sexta-feira (15). Ele visitou os moradores do residencial Buritis, onde os blocos de apartamentos foram destelhados, e a Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, onde o aluno Matheus Souza Marques, de apenas 7 anos, morreu após ser atingido pela estrutura da quadra de esportes. “O grande prejuízo é a dor pela perda do Matheus, porque afeta a vida de uma família de maneira irreparável. Tudo que é material a gente restabelece, se une, compra, constrói, faz, isso não é problema. O maior sentimento, desde o início quando eu soube, é perda da vida do Matheus”, disse Riedel. No residencial Buritis, Riedel conversou com moradores que tiveram seus apartamentos atingidos pela forte chuva e ventos. Ao longo do trajeto por bairros, ruas e prédios atingidos, o governador fez encaminhamentos para prestar assistência às vítimas. Na Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, que ainda guarda as marcas da tragédia, o governador prestou solidaridade aos professores e a diretora Tatiana Oliveira. Em conversa com a equipe administrativa e pedagógica da unidade, Riedel pediu para que todos confortassem os alunos neste momento de dor. “Vim hoje aqui, mas desde que ocorreu o fato, no mesmo dia e imediatamente, o Estado já estava mobilizado para reestabelecer a estrutura da cidade. Agora estamos discutindo a reconstrução das casas. Mas tudo isso não é nada perto do sentimento de vocês do que aconteceu aqui, com o Matheus. Eu deixo a minha solidariedade, os alunos da escola vão precisar muito de vocês, para que se sintam amparados”, disse Riedel. Além de prestar solidariedade, o chefe do executivo estadual sinalizou o envio de recursos para a reconstrução de casas e demais locais e em todo o processo de recuperação, juntos com os órgãos do Governo do Estado. A vistoria nos locais também foi acompanhada pelo secretário Eduardo Rocha (Casa Civil) e o prefeito Marcelo Iunes. Tempestade O fenômeno meteorológico atípico provocou ventos de até de 96 km/h em Corumbá na terça-feira (12). A Defesa Civil de Corumbá contabiizou até ontem (14), aproximadamente 280 casas atingidas de alguma forma, além de 11 mil pessoas, direta ou indiretamente, que sofreram com o desastre natural. Outro local com estragos foi a Escola Estadual Dom Bosco. Riedel conferiu a situação e os estragos, e também falou com professores e alunos.

Em Corumbá, governador Riedel visita vítimas e locais atingidos por tempestade Read More »

São Paulo tem 1.700 presos perigosos soltos sem tornozeleira até domingo

Pela primeira vez em 10 anos, governo de SP libera presos com histórico de crimes violentos sem monitoramento eletrônico Presos violentos, não serão monitorados durante a saída temporária que iniciou na terça-feira passada e vai até o próximo domingo. Ao todo, 1.700 presos foram liberados. Na semana passada, antes do feriado do Dia da Independência, uma mensagem do diretor do Centro de Segurança da Secretaria de Administração Penitenciária, Luiz Gonzaga de Oliveira Junior, circulou aos diretores das unidades prisionais de todos os estados. Por determinação do secretário Marcelo Streifinger, os presos não deveriam ser monitorados durante a saída temporária. O presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional (SIFUSPESP), Fábio Jabá, criticou a medida. “Geralmente presos considerados mais perigosos, faccionados, com histórico de crimes sexuais e outros crimes violentos, são monitorados por tornozeleira a cada saída da prisão. A decisão de colocar essas pessoas na rua sem monitoramento, além de não ter precedentes no estado, é uma ameaça à segurança pública”, disse.  

São Paulo tem 1.700 presos perigosos soltos sem tornozeleira até domingo Read More »

Polícia pede prisão preventiva de cinco pessoas acusadas de invasão e ameaças em sitiocas

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul representou pela prisão preventiva de quatro homens e uma mulher acusados por crimes supostamente cometidos contra moradores e trabalhadores em propriedades rurais localizadas na região Noroeste de Dourados. Inquérito elaborado sob coordenação da Primeira Delegacia de Polícia de Dourados foi entregue recentemente ao MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) investiga caso denunciado no dia 14 de agosto de 2023. O caso, foi declinado e repassado à Justiça Federal no final de agosto. Depoimentos relatam supostas invasões de sitiocas às margens da MS-162 – extensão da Avenida Guaicurus, e a antiga pedreira, além de episódios de ataques, ameaças e disparos de arma de fogo, conforme denúncias descritas no documento no qual o Dourados News teve acesso. Além dos quatro homens e mulher citada no inquérito, o grupo envolve cerca de outras 15 pessoas, incluindo crianças, que estão no local montando moradias improvisadas reivindicando o território como sendo supostamente indígena. Ciente do conflito, o MPE-MS declinou a competência à Justiça Federal – Subseção Judiciária de Dourados, para examinar a questão, o que foi acatado pela Justiça Estadual. Como justificativa, é citada prática de delitos envolvendo disputadas sobre direitos indígenas, cabendo as instituições federais – incluindo o MPF (Ministério Público Federal) – a análise destes autos. Sejusp-MS Em entrevista concedida ao Dourados News na quarta-feira passada (13/9), o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, atribuiu a omissão de diversos setores a situação de conflito agrário em Dourados. “Tudo que nós queremos é evitar o conflito, mas também não vamos nos furtar de exercer o papel da segurança pública não só na prevenção, mas principalmente na repressão”, disse. Ao versar sobre o caminho a ser trilhado para solucionar este problema, Videira recomendou organização de comitiva formada por instituições da sociedade civil, órgãos federais, as partes envolvidas para discutir e buscar avançar na resolução dos conflitos sem uso de violências. “Foi representado na Justiça pela prisão de cinco autores e estamos incluindo outras pessoas não indígenas que tem fomentado a violência e essas invasões. Então o que queremos é discutir isso com as instituições em busca de ações concretas para não desaguar na segurança pública a falta de ações de muitos anos e décadas. Todos atuando preventivamente, mas sempre mantendo diálogo, negociação e mediação, com emprego da força em último caso”, finalizou o secretário.  

Polícia pede prisão preventiva de cinco pessoas acusadas de invasão e ameaças em sitiocas Read More »

Mulher suspeita de dar golpe na mãe idosa morre ao cair de prédio

A atriz Sabine Boghici, de 49 anos, que foi presa em agosto do ano passado sob a acusação de ter aplicado um golpe milionário contra a mãe, morreu na tarde desta quinta-feira (14) ao cair do quinto andar de um prédio na Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A mulher chegou a ser levada para o hospital em estado gravíssimo, mas não resistiu aos ferimentos. Herdeira de um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, o marchand Jean Boghici, que morreu em 2015, Sabine estudou no Lycée Molière, colégio renomado do Rio de Janeiro. Ela atuava como modelo e defendia a causa animal. Em 2012, o nome dela chegou a aparecer nos jornais após conseguir salvar duas cadelas e 14 gatos de um incêndio no apartamento da família. Sabine foi presa em agosto de 2022 acusada de ter dado um golpe milionário na própria mãe, a francesa Geneviève Boghici, viúva de Jean. De acordo com as investigações, a série de explorações da atriz contra a mãe teria começado em janeiro de 2020, quando a idosa foi abordada por uma suposta cartomante que se apresentou como Diana. Na ocasião, a tal cartomante teria dito que a filha de Geneviève estava doente e morreria dentro de pouco tempo. Aproveitando-se das crenças da senhora, a mulher a convenceu a investir em tratamentos espirituais para salvar Sabine. Ao todo, foram feitos oito pagamentos, que somaram R$ 5 milhões. Durante esse período, Sabine isolou Geneviève de pessoas próximas e demitiu os funcionários domésticos. Desconfiada da filha, a francesa decidiu suspender os pagamentos. A partir de então, Sabine passou a ameaçar a mãe de morte e a agredi-la. Ao longo do isolamento causado pela pandemia da Covid-19, os abusos ficaram mais recorrentes, e Geneviève foi proibida de usar o telefone. Nesse tempo, a filha da francesa recebia visitas de outra suposta vidente envolvida no golpe, Rosa Stanesco Nicolau, também conhecida como Mãe Valéria de Oxossi. Por diversas vezes, Sabine ameaçava a mãe com facas, e Rosa mandava matá-la caso não fossem realizadas transferências bancárias. Ao todo, foram realizadas 39 pagamentos à quadrilha liderada por Sabine, além dos bens que foram levados da casa da francesa, sob a alegação de que eles estavam amaldiçoados e precisavam ser benzidos. Entre as peças furtadas estavam 16 obras de arte milionárias, de autoria de Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Antônio Dias, Michel Macreau, entre outros artistas. Após ficar cerca de sete meses presa, Sabine obteve liberdade provisória em março deste ano por decisão do juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 23ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. O magistrado considerou que Sabine não era uma “pessoa de alto grau de periculosidade”.

Mulher suspeita de dar golpe na mãe idosa morre ao cair de prédio Read More »

Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF

Cogitando indicar o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF), Lula foi alertado sobre uma consequência negativa com a qual terá de arcar caso opte por oficializar o movimento. Auxiliares do presidente ponderaram que, de todos os ministros do governo, Dino é o que tem a postura mais incisiva no enfrentamento ao bolsonarismo e à direita como um todo. No campo da retórica, o Planalto avalia que o ministro venceu todos os embates, no Congresso, com deputados e senadores de oposição. E, na prática, acredita que Dino tem atuado com rigor para punir supostas irregularidades de aliados de Bolsonaro. Caso migre para o STF, ponderam interlocutores de Lula, Dino deixará uma lacuna para a qual, até o momento, não há um substituto com o perfil considerado adequado. Junto a Fernando Haddad (Fazenda), ele é apontado como um dos principais ativos do governo na Esplanada. Para a vaga que será aberta com a saída de Rosa Weber, Lula também cogita indicar Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Jorge Messias, que comanda a Advocacia-Geral da União (AGU).

Lula é alertado sobre uma consequência negativa de indicar Dino ao STF Read More »

ALEMS apoia realização do 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul

Nos dias 3 e 4 de outubro acontece, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, com diversas palestras voltadas ao municipalismo, governança e inovação da gestão pública. O evento é promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e terá o apoio institucional de Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). “É de suma importância a participação da ALEMS nessa discussão. Será um debate salutar para nossas cidades e os deputados estaduais e os servidores da Casa de Leis têm muito a contribuir”, explicou o 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), que recebeu o presidente da Assomasul, Valdir Júnior (PSDB), para a divulgação do evento. Valdir afirmou que o evento proporcionará conhecimento aos prefeitos, secretários, servidores públicos e vereadores. “Vamos debater as estratégias, com o intuito de fortalecer ainda mais os municípios e proporcionar um futuro promissor, eficiente e próspero para Mato Grosso do Sul”, destacou o presidente da Assomasul, que também é prefeito da cidade de Nioaque. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para quem deseja participar, por este link. O dia 3 conta com programação das 12h às 20h e o dia 4, das 8h às 20h, com palestras e expositores no saguão principal. O Centro de Convenções fica na Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes e você encontra mais informações pelos números 67 99188-7575 / 99654-8996 e no Instagram pelo @congressomunicipiosms.

ALEMS apoia realização do 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul Read More »

Rolar para cima