18 de setembro de 2023

Polícia Federal prende hacker em Campo Grande (MS)

As investigações conduzidas pela PF indicam que Selmo alterou sentenças e pareceres em pelo menos oito processos nos quais ele é réu. Selmo não era um criminoso desconhecido. Na verdade, ele foi incluído na lista vermelha de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Isso ocorreu depois que a PF o considerou foragido em maio de 2021, destacando a gravidade de suas ações. A prisão de Selmo ocorreu em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A operação que levou à captura envolveu um contingente significativo de 20 policiais, sublinhando a importância atribuída ao caso. Não foi a primeira vez que Selmo foi alvo da PF. Em 2021, ele foi o foco de uma operação chamada “Escalada Cibernética”. No entanto, naquela ocasião, ele conseguiu evitar a captura. Na ocasião, outro hacker foi preso.

Polícia Federal prende hacker em Campo Grande (MS) Read More »

Por proposição de Paulo Corrêa, ALEMS realiza audiência pública sobre prescrição legível

Encontro acontece na próxima quarta-feira (20), a partir das 15h. Por proposição do deputado e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa (PSDB), será realizada na próxima quarta-feira (20) uma audiência pública com o tema “Defesa da Prescrição Médica Legível: um Direito do Paciente, um Dever do Profissional de Saúde”. Integrando ações do Dia Estadual da Prescrição Legível, lei de autoria do deputado Paulo Corrêa, o evento acontece a partir das 15h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, e contará com a presença de diversas autoridades envolvidas com o tema, entre elas os secretários de saúde do Estado e do Município, Maurício Simões Corrêa, e Sandro Benites, respectivamente. Também foram convidados para participar do debate representantes da defensoria pública, da vigilância sanitária, e entidades médicas, entidades ligadas às prefeituras, conselhos regionais de farmácia e enfermagem, e coordenadores de faculdades de Medicina. Lei A Lei 6.098/2023 conscientiza sobre a importância do uso de letra legível nos documentos para evitar equívocos na compreensão por parte dos profissionais farmacêuticos e dos pacientes, especialmente os idosos, e será comemorada anualmente no dia 20 de setembro. “Muitos pacientes, principalmente os idosos, não conseguem compreender o que está escrito na receita médica, e isso pode representar um risco caso eles tomem uma dosagem errada. Então, essa lei que fizemos, que considero um grande avanço, tem caráter de conscientização para essa situação, que também pode dificultar o trabalho dos farmacêuticos”, afirmou o deputado Paulo Corrêa.

Por proposição de Paulo Corrêa, ALEMS realiza audiência pública sobre prescrição legível Read More »

Artigo: A importância do autocuidado e apoio na prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo

Por: Delegada Ariene Nazareth Murad De Souza, Coordenadora da Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (CAPE). Sabemos que nossa jornada como profissionais de segurança pública é repleta de desafios, riscos e pressões constantes. O número alarmante de casos de suicídio entre nossos pares faz exsurgir a importância da temática e a importância de criarmos uma cultura de autocuidado e cuidado mútuo. Os dados do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio – IPPES e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a situação é séria. Não podemos mais ignorar essa realidade. A diferença nas taxas de suicídio entre servidores da segurança pública e a população em geral é significativa e isso nos exige ação. Ação no sentido de buscar ajuda e igualmente no sentido de nos colocarmos à disposição do outro. Devemos lembrar que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de força. Há recursos disponíveis, como atendimento psicológico, aconselhamentos e grupos de apoio, que podem nos ajudar a lidar com o estresse e os traumas que enfrentamos. Além disso, precisamos estar atentos aos nossos colegas. Um simples gesto de escuta atenta e sem julgamentos pode fazer toda a diferença na vida de alguém que está passando por momentos difíceis. Por vezes, basta colocar-se ao lado. Vamos criar uma cultura de apoio mútuo e solidariedade em nossa Instituição. Lembrem-se, cuidar da nossa saúde mental não é apenas um dever para conosco, mas também um ato de responsabilidade para com aqueles que dependem de nós e para com a sociedade que juramos proteger. Vamos nos unir para cuidar de quem nos protege! Veja o vídeo: A Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual da Polícia Civil – CAPE/DGP está à disposição para fornecer suporte e assistência a quem precisar, através dos seguintes contatos: Telefone:67-3384-5427 / 99627-6178 / 99987-9899 E-mail: cape@pc.ms.gov.br  

Artigo: A importância do autocuidado e apoio na prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo Read More »

Celebrando os 188 anos da PMMS, Governo do Estado e Comando da PM participam do Baile da Espada 2023 promovido pela AOFMS

Representantes do Governo do Estado e do Comando da PMMS participaram do Baile da Espada 2023, a festa é tradicionalmente celebrada como parte das comemorações em alusão ao aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul que neste mês de setembro completou seus 188 anos. O evento foi promovido pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS) na noite da última sexta-feira (15/09), no Gran Murano Buffet, reunindo autoridades civis, militares e convidados. A festa de luxo teve um toque especial de glamour, beleza e elegância por parte do ambiente e dos convidados. A experiência foi enriquecida pela música ao vivo e pela culinária e bebidas de alta qualidade. O presidente da AOFMS, Coronel PM Juracy Pereira da Paz, em nome da entidade representativa, agradeceu a todos que participaram do Baile da Espada 2023. Ele destacou que o evento não apenas celebrou os 188 anos de dedicação e serviço da PMMS, mas também simbolizou a união e o espírito de camaradagem fundamentais para a Instituição.   Para o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, celebrar com os familiares e amigos os 188 anos da Instituição que está entre as três polícias mais bem avaliadas do país é motivo de satisfação e alegria. Os resultados concretos falam em prol do Estado, da segurança e do bem-estar dos cidadãos.   O Governador Eduardo Riedel expressou seu orgulho pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Ele parabenizou os policiais militares por seu trabalho exemplar em benefício dos cidadãos sul-mato-grossenses, enfatizando a importância de comemorar os 188 anos da Instituição.   Além das autoridades mencionadas, o evento contou com a presença da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, da presidente do FAF e esposa do Comandante-Geral da PMMS, Andréia Lutz Cabral Garnes, da Subcomandante-Geral da PMMS, Coronel PM Neidy Nunes Barbosa Centurião, do Chefe do Estado-Maior-Geral da PMMS, Coronel PM Nivaldo de Pádua Mello, do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Gerson Claro, do Deputado Estadual, Coronel David, do Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, da Secretaria de Administração, Ana Carolina Araújo Nardes, e demais autoridades civis e militares.  

Celebrando os 188 anos da PMMS, Governo do Estado e Comando da PM participam do Baile da Espada 2023 promovido pela AOFMS Read More »

Médica é assassinada a tiros após jantar em família

Uma médica de 28 anos foi morta a tiros neste sábado (16), durante tentativa de assalto, em Maringá, no noroeste do Paraná, de acordo com a Polícia Civil. Thayani Garcia Silva havia levado a avó de carro para a casa dela, após um jantar em família. No momento em que a idosa abria o portão, os criminosos se aproximaram do carro. Assustada, a médica tentou fugir, mas acabou sendo baleada. Ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local, mas não resistiu aos ferimentos. Na tarde deste domingo (17), a Polícia Civil do Paraná, junto com a Polícia Militar, prendeu em flagrante dois homens, ambos de 22 anos, pelo latrocínio (roubo seguido de morte) que vitimou Thayani. Eles foram localizados nos municípios de Maringá e Mandaguaçu, que fica a 20 quilômetros de distância. Conforme apurado, dentre os presos estão o suspeito de realizar os disparos de arma de fogo contra a vítima e o homem responsável por fornecer a arma e guardá-la após o crime – disse a Polícia Civil do Paraná. As investigações continuam em andamento para tentar localizar um terceiro envolvido no crime.

Médica é assassinada a tiros após jantar em família Read More »

Campo Grande: Riedel 71%, Adriane 58% e Lula 50% de aprovação na Capital segundo pesquisa

Pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, no período de 10 a 16 de setembro deste ano, sob encomenda do site Diário MS News, junto a 2.000 moradores das sete regiões urbanas de Campo Grande (Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo) com 16 anos ou mais de idade, traz as avaliações das gestões da prefeita Adriane Lopes (PP), do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No caso da prefeita da Capital, Adriane Lopes, 32% dos entrevistados consideram a administração dela como boa ou ótima, 38,5% declararam que é regular e 24,3% afirmaram que é ruim ou péssima, sendo que 5,2% não sabem ou não responderam. Na comparação com a pesquisa de julho deste ano, a avaliação boa e ótima aumentou 0,5 ponto percentual, indo de 31,5% para 32%, enquanto a regular subiu 3,5 pontos percentuais, saindo de 35% para 38,5%, e a ruim é péssima caiu 0,7 ponto percentual, reduzindo de 25% para 24,3%. O Instituto ainda questionou os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam a prefeita Adriane Lopes e 58% disseram que aprovam, enquanto 38% falaram que desaprovam e 4% não sabem ou não responderam. O que melhorou neste ano em Campo Grande O Instituto Ranking Brasil Inteligência também perguntou aos entrevistados o que melhorou desde o início do ano no município e 12,2% responderam que foi a saúde e o atendimento, reforma das escolas, com 10,4%, parceria com o Governo do Estado, com 7,8%, lançamento do hospital municipal, com 6,45%, recapeamento das ruas e tapa-buracos, com 5,7%, melhora na gestão, com 5%, e limpeza das praças, com 4,5%. Os entrevistados também apontaram a Avenida dos Cafezais, com 4,3%, a sinalização das vias públicas, com 4%, a Avenida Três Barras, com 3,8%, lançamento do Parque do Céuzinho, com 3,4%, e a iluminação pública, com 3,2%, sendo que 2,5% apontaram outras melhorias e 26,75% não sabem ou não responderam. Principais problemas A empresa de pesquisa ainda levantou quais são os maiores problemas do município de Campo Grande e a maioria dos entrevistados apontou que é preciso melhorar a saúde, médicos e vagas, com 22,6%. Além disso, 20,3% consideram que são o asfalto e o recapeamento. Para 17,2% dos entrevistados, o maior problema da cidade é a falta de emprego, depois melhorar a infraestrutura urbana, com 15%, falta de segurança pública, com 12,15%, excesso de impostos e taxas, com 10%, falta de moradias populares, com 8,2%, e transporte coletivo urbano, com 7,8%. Também são citados como principais problemas a limpeza da cidade, com 6,5%, falta de eventos e turismo, com 5,45%, drogados nas ruas, com 4,2%, falta de lazer, cultura e esportes, com 3,4%, melhorar a sinalização das ruas, com 2,5%, e terminar as obras paradas, com 2,3%, sendo que 2% dos entrevistados apontaram outros problemas e 5,9% não sabem ou não responderam. Governador Riedel Já no caso do governador Eduardo Riedel, 40,1% dos entrevistados disseram que a gestão dele é boa ou ótima, 37,2% falaram que é regular e 17,3% declararam que é ruim ou péssima, sendo que 5,4% não sabem ou não responderam. Na comparação com a pesquisa de julho deste ano, a avaliação boa e ótima aumentou 1,85 ponto percentual, indo de 38,25% para 40,1%, enquanto a regular subiu 1,2 ponto percentual, saindo de 36% para 37,2%, e a ruim é péssima caiu 1,2 ponto percentual, reduzindo de 18,5% para 17,3%. O Instituto Ranking Brasil Inteligência ainda questionou os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o governador Eduardo Riedel e 71% disseram que aprovam, enquanto 25% falaram que desaprovam e 4% não sabem ou não responderam. Presidente Lula Na avaliação da administração do presidente Lula, 33% dos entrevistados consideram como boa ou ótima, para 30,3% é regular e para 32% é ruim ou péssima, sendo que 4,7% não sabem ou não responderam. Na comparação com a pesquisa de julho deste ano, a avaliação boa e ótima caiu 2 pontos percentuais, indo de 35% para 33%, enquanto a regular aumentou 1,3 ponto percentual, saindo de 29% para 30,3%, e a ruim é péssima decresceu um ponto percentual, diminuindo de 33% para 32%. O Instituto ainda questionou os entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o presidente Lula e 50% disseram que aprovam, enquanto 46% falaram que desaprovam e 4% não sabem ou não responderam. A pesquisa é do tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado em entrevistas com abordagem pessoal em ponto de fluxo populacional e domiciliar, tendo intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada foi de 2,75% para mais ou para menos. RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA Contato: (67) 9 9968-0055/67 9 9962-3334 E-mail: rankingpesquisa@gmail.com www.rankingpesquisa.com.br

Campo Grande: Riedel 71%, Adriane 58% e Lula 50% de aprovação na Capital segundo pesquisa Read More »

Adriane Lopes e Tereza Cristina participam da Inauguração do Parktec CG que marca o começo de uma Era de Inovação em Campo Grande

Um projeto inovador que resulta em transformação digital foi inaugurado nessa sexta-feira (15), ação que fechou com chave de ouro a agenda de comemorações dos 124 anos de Campo Grande. Trata-se do Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (Parktec CG), espaço onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições poderão se reunir e promover desenvolvimento tecnológico e inovação, um propulsor para a cultura empreendedora e socioeconômica de Campo Grande e de toda a América Latina. “A implantação do Parque Tecnológico conectada com as universidades, empresas de iniciativas privadas e outros órgãos governamentais, trará a Campo Grande geração de empregos, aceleração de processos de desenvolvimento econômico, ou seja, é trazer o futuro para o presente, é mudar a matriz socioeconômica da nossa Capital. E com a Rota Bioceânica chegando, já podemos prever que os setores que mais ganharão serão os campos da logística, agronegócio, economia criativa e outras oportunidades de empreendedorismo, um despertar de novos investidores em nossa Campo Grande”, disse a prefeita Adriane Lopes. O Parque Tecnológico é um hub de inovação e excelência que impulsiona o avanço tecnológico, pesquisas de ponta e o crescimento econômico. O espaço age como um núcleo de ideias e criatividade, que oferece espaços de trabalho modernos e inovadores. A missão é fomentar a colaboração entre empresas, startups, instituições de ensino e profissionais renomados do setor, acelerando a inovação e promovendo um crescimento sustentável. Na estrutura do ParkTec CG terá sala de reuniões, estúdio para podcast e ambientes compartilhados. Os setores tecnológicos prioritários propostos para início do projeto serão: AgroTech, Logística, Bioeconomia, Health, GovTech e Economia Criativa. “Com o ParkTec CG inaugurado, a estrutura já começa a funcionar com o sistema administrativo, elaboração dos editais e com a expectativa de daqui 90 dias, começar a publicar essas documentações para as empresas interessadas em desenvolver trabalhos e projetos junto ao Parque Tecnológico”, explicou Catiana Sabadin, subsecretária municipal de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe). Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o Parktec CG vem agregar um ecossistema de inovação já estruturado dentro de Campo Grande, que agora poderá contar efetivamente com o apoio do poder público. “Realmente faltava a gestão do poder público dentro deste setor econômico-social, que agora com o Parque Tecnológico permitirá que façamos grandes pactos não somente beneficiando Campo Grande, mas o estado de Mato Grosso do Sul como um todo. Hoje também celebramos aqui a assinatura desse pacto com diversas instituições, como forma de congregar todas as iniciativas entre poder público, iniciativa privada e órgãos prestadores da ciência, como universidades, por exemplo. Sem dúvida nenhuma, uma grande marco para a gestão administrativa de Campo Grande”, frisou Verruck. A inauguração do Parktec CG é um marco significativo, posicionando a cidade como um centro de referência em inovação, o que atrai investimentos tecnológicos e em pesquisa. Além disso, reforça Campo Grande como o centro da Rota Bioceânica, estabelecendo a Capital como um polo de conhecimento, que gera empregos de alta qualidade e benefícios sustentáveis para a economia local. A senadora Tereza Cristina esteve presente à solenidade de inauguração do Parktec CG e falou da importância e do marco que esse equipamento público significa para a capital e todo o Mato Grosso do Sul. “Quando vi aqui o grupo do Parque de São José falando passou um filme na cabeça, de quando estive no Ministério da Agricultura e fizemos um parque assim em Londrina e as pessoas não sabem o que é e o que faz um parque tecnológico. E tive a oportunidade de voltar lá no outro ano e ver os resultados e tanta coisa acontecendo, entendendo a grandeza dessa iniciativa. Aqui estão cérebros e uma rede de pessoas que buscam soluções com parceiros dentro da iniciativa privada, governos e universidades. A prefeita Adriane Lopes é uma mulher corajosa que vai pra cima e faz acontecer. Prova disso são todas essas pessoas reunidas aqui hoje para celebrar mais essa entrega. Campo Grande já estava mesmo atrasada e precisou chegar uma gestora com coragem para fazer isso acontecer e sair do papel. Alguém que em tão pouco tempo chegou e sacudiu tudo e está fazendo a diferença. Campo Grande sai na frente com esse parque e todas as demais entregas realizadas principalmente neste último mês na nossa querida capital que completou seus 124 anos”, disse a senadora. Para Jeferson Cheriegate, diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, o Parktec CG funcionará como um ambiente de oportunidades, um grande catalisador de esforços, que vai promover desenvolvimento econômico e social em Campo Grande e no estado. “Assinamos um contrato com a prefeitura para trazer uma aceleração e maturação do Parktec CG, onde vamos ajudar Campo Grande a encontrar suas vocações e dominar todos esses mecanismos em processo. Já podemos destacar a Rota Bioceânica com todos os seus adicionais já em andamento na Capital e em seu setor de destaque que é o agronegócio, propulsores onde teremos inovações regionais para startups, pesquisadores e investidores de políticas públicas”, explicou Cheriegate. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebreae MS), entidade privada cujo propósito é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil, fez parte da assinatura de pacto em parceria com os poderes. “Toda essa realização é importantíssima para nosso desenvolvimento econômico, é uma nova oportunidade de valorizar setores que necessitam de apoio para seu crescimento, favorável para pequenas empresas e negócios inovadores sustentáveis que possam se desenvolver em Campo Grande”, apontou Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae MS. Rodolfo Mangialardo, diretor-regional do Senai de Mato Grosso do Sul, aponta que a implantação do Parktec CG contribuirá para os projetos de inovação que já estão em andamento na instituição com os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e que ganhará força em assinatura com o Pacto. “Nós sempre estamos trabalhando dentro do Senai com projetos de inovação, porém sempre está dispersa. A implementação do Parktec CG consolida de fato as ideias, iniciativas e consegue trazer

Adriane Lopes e Tereza Cristina participam da Inauguração do Parktec CG que marca o começo de uma Era de Inovação em Campo Grande Read More »

Presidente Lula defende reforma tributária, em reunião com empresários em Nova York

O presidente Lula participou de uma reunião e um jantar organizados pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) no Fasano de Midtown Manhattan, na noite de ontem. Lula chegou às 18:02 e saiu às 21:43. Na reunião, o presidente Lula, o ministro Fernando Haddad e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, abordaram os aspectos relacionados à colaboração entre o Poder Executivo e o Legislativo, além de enfatizarem a necessidade de realizar uma reforma tributária para tornar mais simples o sistema de impostos. Os participantes do encontro também discutiram os aportes em projetos de infraestrutura e o Brasil como um país com grande potencial na transição energética. Ele não conversou com a imprensa como prometido na chegada por causa da chuva. Prometeu falar nesta segunda. Veja o vídeo:

Presidente Lula defende reforma tributária, em reunião com empresários em Nova York Read More »

Funtrab oferece 4,7 mil vagas de emprego em MS, com oportunidades em diversas áreas

O Governo do Estado, por meio da Funtrab (Fundação do Trabalho), oferece mais de 4,7 mil vagas de empregos nesta semana para quem busca oportunidade no mercado de trabalho em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, em setores como comércio, serviço, construção civil e agronegócio. Em Campo Grande são 1.584 vagas em vários segmentos, entre eles 26 postos de trabalho para auxiliar de cozinha. Também estão disponíveis vagas para eletricista (50), farmacêutico (10), garçom (15), operador de caixa (36) incluindo diversas vagas para estagiários e para pessoas com deficiência (PcD). Na maior cidade do interior do Estado, em Dourados, são 468 vagas com oportunidades de assistente administrativo (15), auxiliar de linha de produção (80), entre outros. Já em Corumbá, na região do Pantanal, são 30 oportunidades no mercado de trabalho, entre motorista, operador de máquinas e mecânico. Outas vagas estão disponíveis em Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, e outros. Os interessados podem comparecer na Funtrab na Capital (ou no interior de MS,  na agência pública de empregos da Funtrab) com RG, CPF e Carteira de Trabalho, à Rua 13 de maio, 2773, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, para concorrer às vagas e requerer seguro-desemprego. Confira a lista completa de vagas em http://www.funtrab.ms.gov.br/lista-de-vagas-em-destaque/.

Funtrab oferece 4,7 mil vagas de emprego em MS, com oportunidades em diversas áreas Read More »

Rolar para cima