3 de dezembro de 2023

Polícia Civil desmantela associação criminosa que praticava crimes em Três Lagoas e em outros Estados da federação

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas-MS e a 3ª Delegacia do mesmo município prenderam em flagrante na última quinta-feira, 30/11, L.O.S., conhecida pela prática de vários crimes de estelionato na cidade, S.P.S. e M.A.L.C. A prisão foi realizada logo após os envolvidos abrirem uma conta na Cooperativa Sicredi, utilizando documentos falsos, com o fim de conseguirem financiamentos, causando danos à instituição. Segundo apurado, os envolvidos são reincidentes e estão organizados, com funções definidas, para a prática desse tipo de crime. A associação criminosa consegue documentos falsos e coopta pessoas para se dirigirem até instituições bancárias, onde são abertas contas, que terão seus limites estourados, ficando uma porcentagem do dinheiro com cada integrante da associação. Desta vez, a Polícia Civil conseguiu evitar a prática do crime e ainda realizou a apreensão de aparelhos celulares, documentos falsos, além de vários envelopes de depósito bancário. Também, foram apreendidos um veículo Fiat Argo, de cor vermelha e uma motocicleta Honda Biz, de cor preta, utilizados para a prática dos crimes. Os envolvidos foram autuados em flagrante delito pelos crimes de estelionato, uso de documento falso e associação criminosa. A Polícia Civil representou ainda pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva dos autuados, ficando eles a disposição da Justiça.

Polícia Civil desmantela associação criminosa que praticava crimes em Três Lagoas e em outros Estados da federação Read More »

Agora: mina em Maceió já afundou 1,69m e mantém alerta máximo de colapso

Prossegue neste domingo (3) a apreensão da população de Maceió pela expectativa do colapso da mina nº 18 escavada pela Braskem para extração de sal-gema. Em nota divulgada nesta manhã, a Defesa Civil Municipal informou que mantém alerta máximo e que o poço de mineração localizado no bairro do Mutange acumula um afundamento de 1,69m, com velocidade vertical de 0,7cm por hora. A mina que movimentou mais 10,8cm em últimas 24h deve formar uma dolina, uma cratera de 150 metros de raio, que poderia engolir um estádio de futebol de dimensões como as do Maracanã. Com maior parte de sua área localizada dentro da Lagoa Mundaú, a mina deverá ser inundada com as águas, material sólido, e parte da flora e da fauna marinha da laguna que inspirou o nome do estado de Alagoas. Perspectiva com efeitos ainda não dimensionados objetivamente, mas que deve ampliar o crime ambiental que já destruiu os bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol, de onde foram evacuadas cerca de 60 mil pessoas, forçadas a deixar suas casas e empresas. A posição da Braskem está no final desta matéria. Veja a nota da Defesa Civil, publicada às 9h: A Defesa Civil de Maceió informa que o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,69m e a velocidade vertical permanece de 0,7cm por hora, apresentando um movimento de 10,8cm nas últimas 24h. O órgão permanece em ALERTA MÁXIMO devido ao risco iminente de colapso da mina nº 18, que está na região do antigo campo do CSA, no Mutange. Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. Posição da Braskem Às 13h desse sábado (2), a Braskem emitiu o seguinte posicionamento sobre a situação que causou em Maceió: A área de risco do mapa definido pela Defesa Civil municipal está 100% desocupada. Os moradores de 23 imóveis que ainda resistiam em permanecer nessa área de risco foram realocados pela Defesa Civil, por determinação judicial. mportante lembrar que a área de resguardo no bairro do Mutange onde fica a mina 18, cuja realocação preventiva foi iniciada pela Braskem em dezembro de 2019, está desocupada, sem nenhuma pessoa residindo na região desde abril de 2020. Os dados atuais de monitoramento demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e que essa acomodação poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta. Todos os dados colhidos estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades, com quem a Braskem vem trabalhando em estreita colaboração. A Braskem continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange.

Agora: mina em Maceió já afundou 1,69m e mantém alerta máximo de colapso Read More »

Campo Grande entra no clima do Natal com ruas e avenidas iluminadas

Campo Grande já começou a ser enfeitada e entra no clima de natal com muita iluminação e decoração natalina nas ruas e avenidas. A época mais esperada pelos campo-grandenses, por seu encanto e diversão, traz enfeites também nas árvores centenárias da Capital, rotatórias e praças. A decoração faz parte da grande festa de natal preparada pela Prefeitura de Campo Grande à toda a população. Quem estiver na cidade neste fim de ano vai se encantar com a decoração e cronograma de atividades do “Natal de CG é Tamanho Família”. A prefeita Adriane Lopes conferiu ontem à noite como está ficando a decoração da Rua 14 de Julho e aproveitou para convidar a população para as festividades natalinas. “A decoração está linda. Lembrando que o nosso Natal já começou nos bairros nesta semana, no Alves Pereira, e neste domingo estaremos no Jardim Noroeste. Também convidamos as famílias a prestigiar a Parada Natalina que começa diz 6 de dezembro aqui na 14 de Julho e para visitar a Cidade do Natal, a partir do dia 7. Convido a todos os campo-grandenses e visitantes para fazer conosco o melhor Natal de todos os tempos”, disse a prefeita. Neste ano, além da Rua 14 de Julho serão enfeitadas as Avenidas Mato Grosso, Afonso Pena, além de diversas rotatórias e pontos de grande fluxo nos bairros. Com foco na sustentabilidade, a Prefeitura vai reaproveitar materiais utilizados nos anos anteriores, como as mangueiras luminosas de Led e armações de ferro. “Todo material é guardado ao final das festas e no ano seguinte nós realizamos testes para ver o que dá para reutilizar. Isso tudo é usado novamente em praças e nos bairros, trazendo também o conceito de sustentabilidade”, ressalta a coordenadora de projetos do FAC, Roberta Queiroz. Ao todo, serão iluminadas as mangueiras da Afonso Pena até a Avenida Duque de Caxias, arcos iluminados do Corpo de Bombeiros até a Antônio Mara Coelho, além da Praça do Peixe e Ary Coelho. A decoração também conta com a presença de anjos, bicicletas decorativas e muito mais. As rotatórias da saída para Três Lagoas, Coca-Cola, Três Barras, Sidrolândia, São Paulo, Indubrasil, Cuiabá, Euler de Azevedo, Lago do Amor e Lagoa Itatiaia, também estarão iluminadas.

Campo Grande entra no clima do Natal com ruas e avenidas iluminadas Read More »

Presidente Lula faz reunião histórica na COP 28 com representantes de 135 organismos da sociedade civil

“Ou a gente participa ou a extrema direita vai voltar com muita força, não apenas no Brasil, mas em muitos outros países. Significa que vocês, além de agentes reivindicadores, têm que ser agentes formuladores e agentes participativos. É mais que reivindicar. É participar. É mais que reivindicar. É ajudar a fazer”. Foi esse o tom das mensagens que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva passou neste sábado (02/12), a representantes de 135 entidades da sociedade civil brasileira durante um dos eventos mais marcantes de sua agenda na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas – a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Leia a transcrição completa do pronunciamento do presidente Lula Dinaman Tuxá, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Kátia Penha, ativista ambiental quilombola; Marcele Oliveira, que representou a juventude brasileira; e Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, foram os porta-vozes das diversas entidades. Deles, Lula ouviu os anseios e preocupações referentes à proteção dos territórios indígenas e quilombolas, conheceu uma proposta do Conselho de Juventudes pela Ação Climática e Meio Ambiente (Conjuclima) para a criação do Conselho Nacional pela Ação Climática e Meio Ambiente, e foi alertado pelo representante do Observatório do Clima de que o agravamento das mudanças climáticas resultará na perda de milhares de vidas, principalmente das comunidades mais vulneráveis em todo o planeta. A atividade foi organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com a participação dos ministros Márcio Macêdo (SG PR), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). “É um momento histórico. Eu já participo da minha quinta COP e não tive nenhum momento parecido como esse, de sentar com um chefe de Estado do Brasil para dialogar e construir uma política ambiental de forma conjunta”, afirmou Dinaman Tuxá. “Sabemos do desafio que o Brasil está tendo, não só do compromisso ambiental que foi firmado em nível internacional, mas principalmente de cumprir com esse compromisso dentro do cenário nacional. Saímos daqui com mais um comprometimento do presidente Lula em fazer essa agenda verde e principalmente em garantir que os povos indígenas tenham acesso aos seus territórios”, continuou. Já Kátia Penha destacou o sentimento de pertencimento que todos sentiram ao longo do evento. “O presidente Lula faz esse acolhimento da sociedade civil brasileira. Depois de três COPs de um governo não-inclusivo, a gente pode estar aqui com o governo brasileiro, colocando as pautas coletivamente dos movimentos sociais organizados no Brasil”, elogiou. “E tratar a questão climática emergencial para o Brasil é prioridade. Não só do governo brasileiro, mas de toda a sociedade, de todas as pessoas que estão no campo, de todas as pessoas que estão nas florestas e nas comunidades quilombolas”, prosseguiu. Para Marcele Oliveira, integrante da Coalisão O Clima de Mudança, do Rio de Janeiro, e representante na COP 28 da Conjuclima, o evento trouxe ânimo por saber que o governo federal está atento à crise climática e envolvido em encontrar soluções efetivas a médio e longo prazo. “Eu saio daqui com muita esperança de que a gente consiga pensar esse futuro possível de forma organizada. Hoje a gente veio não só para dar essa fala enquanto juventude, mas também para fazer uma proposição. Quando a gente fala na proposição de um conselho a gente está propondo um caminho de diálogo onde seja possível pautar assuntos delicados, como combustíveis fósseis, como racismo ambiental, como justiça climática junto com a periferia, com a juventude, com as comunidades quilombolas, comunidades indígenas, com a população LGBTQIA+”, afirmou Marcele. REPRESENTAÇÃO NO G20 — Um dia depois de o Brasil assumir a presidência do G20, posto que o país ocupará até 30 de novembro de 2024, Lula afirmou que espera que a sociedade civil possa participar das discussões do grupo que reúne as principais economias do mundo — 19 países, mais a União Africana e a União Europeia. “Esse ano nós já temos uma tarefa que a gente não está habituado a fazer: nós temos o G-20. O G-20 é uma coisa muito importante, porque é a reunião das economias mais fortes do planeta. E nós queremos fazer uma grande participação social nesse G-20. Nós queremos que quando os chefes de Estado se reunirem em novembro a gente tenha, antes dos chefes de Estado, o resultado daquilo que é a decisão do movimento social brasileiro sobre o papel do G-20 no próximo período”. Referindo-se ao papel dos movimentos sociais no fortalecimento do ambiente democrático, o presidente fez um alerta: “Vocês aprenderam nos últimos tempos a compreender que muitas das coisas que vocês reivindicam, que vocês brigam o dia inteiro, dependem de uma coisa chamada: Fortalecimento da democracia no nosso país”, afirmou. “Se a gente não leva isso em conta, a cada eleição a gente vai reclamar que o poder legislativo está mais conservador. E se ele estiver mais conservador, mais dificuldade nós teremos de aprovar grande parte daquilo que vocês passam o ano inteiro reivindicando”, concluiu Lula.  

Presidente Lula faz reunião histórica na COP 28 com representantes de 135 organismos da sociedade civil Read More »

Cidadania: governo promove dia “D” para confecção de RG em assentamentos de MS

O Governo do Estado promove neste domingo o dia “D” para confecção de carteiras de identidade (RG) em assentamentos de 13 cidades do Mato Grosso do Sul. O foco é levar cidadania, inclusão social e acesso aos direitos civis destes cidadãos sul-mato-grossenses. A iniciativa será realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), em colaboração direta com o Instituto de Identificação da Polícia Científica. “Nosso objetivo é que neste dia toda a demanda de confecção de RG da população dos assentamentos destes municípios seja atendida. As equipes de peritos papiloscopistas da Polícia Científica estarão mais uma vez presentes para levar cidadania à população que terá, em parceria com as prefeituras, transporte gratuito do assentamento até as nossas Unidades”, afirmou José de Anchieta Souza Silva, coordenador-geral de Perícias da Polícia Científica. A ação começa a partir das 8h e segue até às 17h. Poderão ser confeccionados a 1ª e 2ª via da carteira de identidade (RG) nas cidades de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Coxim, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Ivinhema, Naviraí, Itaquiraí e Ponta Porã. Serão atendidos os assentamentos: Monjolinho, Santa Amélia, Aldeia, Mutum, Pedra Bonita, Villa Real, Santa Guilhermina, Santo Antônio, Tejim, São Sebastião e Itamarati.

Cidadania: governo promove dia “D” para confecção de RG em assentamentos de MS Read More »

Rolar para cima