11 de dezembro de 2023

‘Caixa Encantada’ arrecada 45 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças em 300 instituições de MS

A campanha “Caixa Encantada”, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso Sul, arrecadou aproximadamente 45 mil brinquedos que serão entregues para crianças e adolescentes atendidos em 300 instituições. O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, participaram do encerramento da ação na tarde desta segunda-feira (11), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a participação de 250 crianças convidadas, que participam de cinco instituições – Associação Kodomokai de Karatê, Clube de Mães da Vila Fernanda, Instituto Jardim de Deus e Projeto Atos de Um Vencedor, Associação de Moradores das Vilas Adelina Maciel e Colonial e Associação Parque do Sol. “Essas 250 crianças estão simbolizando as 45 mil que vão receber um presente. Mas as que estão aqui vão ter uma tarde inesquecível, com teatro, dança, alegria, música, aquelas coisas que todos nós gostamos. E sem dúvida nenhuma elas vão sair daqui com uma experiência única de conhecer o Parque dos Poderes, o Centro de Convenções, do nosso Estado e Capital, que eles que não tem acesso no dia a dia”, disse o governador, Eduardo Riedel. As crianças foram recepcionadas por personagens circenses, e após espetáculos de música e teatro, seguiram para lanche e brincadeiras, além da visita do Papai Noel e distribuição de brinquedos. Toda a programação foi realizada no Centro de Convenções, local que a grande maioria ainda não conhecia. “A ideia é que saíssem um pouco do ambiente delas. Pois são crianças que não têm oportunidade de sair do bairro, devido a uma série de dificuldades e quando conseguem é uma aventura chegar em um local que talvez nunca tivessem oportunidade de conhecer, um ambiente totalmente diferente. E com um dia cheio de atividades lúdicas, que faz bem para toda criança”, disse Mônica Riedel. A iniciativa da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) em parceria com a SAD (Secretaria de Estado de Administração), da campanha de Natal ‘Caixa Encantada’, foi elogiada pela representante da Associação de Moradores e do Grupo de Mulheres do Tarumã, Emília Diniz. “Agradeço a oportunidade de as crianças terem um dia de lazer. Elas vieram eufóricas. É uma sensação muito legal. Muitas mães não têm condições de proporcionar isso que elas estão tendo acesso, então esse cuidado é muito importante”. Apoio A campanha foi aberta no dia 30 de outubro com 2,5 mil brinquedos arrecadados na Corrida dos Poderes – que foi realizada no dia 28 de outubro em comemoração ao Dia do Servidor Público. Além de Campo Grande, a ‘Caixa Encantada’ foi realizada em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, por meio das Forças de Segurança Pública e SED (Secretaria de Estado de Educação), que vão distribuir localmente o que for arrecadado.

‘Caixa Encantada’ arrecada 45 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças em 300 instituições de MS Read More »

Proposto pelo deputado Pedrossian Neto, debate sobre lei que destina verbas à Assistência Social será na 5ª

Audiência pública sobre a Lei 319/2023, que destina percentuais para os Fundos da Criança e Adolescente e também dos Idosos, será na quinta-feira (14), no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, bem como a autoria da legislação, é do deputado Pedrossian Neto (PSD). O objetivo do parlamentar é apresentar a Lei 319/2023 para as entidades que podem ser beneficiadas futuramente, além de discutir ponto a ponto e debater a futura regulamentação da legislação. Serão repassadas as previsões de recursos com a nova lei, quais impactos a medida trará para o setor e a sociedade, bem como debater quais devem ser as metas da Assistência Social com a chegada de verbas. Foram convidados representantes de entidades assistenciais, que cuidam de crianças, adolescentes e idosos em Mato Grosso do Sul. Sem aumento de carga tributária A sanção da lei está na edição do Diário Oficial do Estado de quinta-feira (16 de novembro). Em suma, de 0,85% a 1% do imposto de renda devido por empresas tributadas pelo lucro real deverão ser destinados ao FEINAD (Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência) ou ao FEDPI (Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa). Importante ressaltar que a medida não significa aumento de carga tributária, uma vez que os percentuais já teriam de ser pagos para a Receita Federal. Outro ponto é que as empresas abrangidas na lei, portanto, as que devem destinar o percentual, são as enquadradas pelo lucro real, que faturam cerca de R$ 70 milhões por ano.

Proposto pelo deputado Pedrossian Neto, debate sobre lei que destina verbas à Assistência Social será na 5ª Read More »

Ministro da Defesa diz que ‘em hipótese alguma’ tropas de Maduro passarão pelo Brasil

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou nesta segunda-feira (11), que as Forças Armadas não permitirão “em nenhuma hipótese” que o exército venezuelano invada o território brasileiro para atacar a Guiana. De acordo com Múcio, uma outra possibilidade considerada pela Defesa seria a de uma invasão marítima, mas que é dificultada pela geografia da região da Guiana Essequiba, que é composta por florestas densas.  “Eles só chegarão pela Guiana se passassem pelo território brasileiro, e nós não vamos permitir em hipótese nenhuma”, afirmou o ministro da Defesa.   O ministro ainda afirmou que o Brasil não irá se envolver em um eventual conflito. De acordo com ele, as Forças Armadas brasileiras vão reforçar seu efetivo em Roraima, próximo à fronteira com Guiana e Venezuela. Múcio alegou que o reforço de veículos do Exército para a região já era algo planejado pelo governo federal, mas que foi acelerado para evitar “qualquer problema” na tensão diplomática que existe na região.  “O Brasil não vai se envolver em hipótese nenhuma. O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] dá consciência disso e nós já reforçamos. Já era ideia nossa reforçar Roraima porque Roraima tem o problema dos índios, problema dos garimpeiros, problema de drogas, problema de todo mundo. Evidentemente, que precipitamos e estamos aumentando o contingente lá em um tempo mais curto para evitar qualquer problema”, disse o ministro da Defesa.   

Ministro da Defesa diz que ‘em hipótese alguma’ tropas de Maduro passarão pelo Brasil Read More »

PF e SENAD (Paraguai) destroem cerca 3.800 toneladas de maconha

Encerrou nesta sexta-feira, 8/12, a 41ª da Nova Aliança. Trata-se de mais uma ação conjunta entre Brasil e Paraguai, que é o maior operativo policial em cooperação internacional no mundo com o objetivo de erradicar plantios ilícitos de cannabis. A etapa que está sendo finalizada é a última de 2023. A ação se desenvolve por meio da cooperação internacional entre os dois países. À frente dos trabalhos estão a Polícia Federal Brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD). Desta vez, os alvos foram zonas de produção ilícita de cannabis localizadas em áreas de reservas ambientais na região de Canindeyu, no Paraguai, fronteira com os estados brasileiros do Paraná e Mato Grosso do Sul. Com a ação, o total erradicado no ano de 2023 foi de 3.879 toneladas da droga, efetivamente interrompendo sua circulação na região. Além disso, foram destruídos 430 acampamentos utilizados como centros de operações pelos traficantes e organizações criminosas associadas. O principal foco dos trabalhos é golpear o narcotráfico na origem de suas atividades ilícitas. Ao inviabilizar o cultivo ilegal de maconha, evita-se que uma grande e articulada cadeia criminosa entre em atuação, incluindo delitos ambientais e capitalização de facções criminosas que atuam no tráfico de armas e de outros tipos de drogas. Grande parte da maconha produzida no Paraguai segue para o Brasil, destinando-se, principalmente, às principais facções criminosas atuantes no país. Daí a importância da estratégia adotada de se evitar o início da atuação de uma grande cadeia criminosa, que tem vários outros crimes acessórios ao principal, no caso o tráfico de drogas. Informações: Coordenação-Geral de Comunicação Social (61) 2024-814 imprensa@pf.gov.br  

PF e SENAD (Paraguai) destroem cerca 3.800 toneladas de maconha Read More »

Governo Federal lança campanha “Um Brasil e um só povo”

Uma campanha do Governo Federal lançada em rede nacional neste domingo (10/12) tem como objetivo mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país, e com a mensagem “Um Brasil e um só povo”. Desde o início do ano, o Governo Federal tem trabalhado com a mensagem de união e de reconstrução do país, e esta campanha é parte desse trabalho. Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos Gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes. A trilha musical entoa mensagens de união como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”. As peças da campanha também têm como mensagem o combate ao negacionismo e a intolerância. Outro filme traz uma mensagem sobre paz e reconstrução de laços. Nele, a criação busca reacender valores que pulsam mais forte no fim do ano, como relações familiares e de amizade. A campanha inclui ainda outros sete comerciais que colocam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Novo PAC, Bolsa Família, ProUni, Farmácia Popular, Plano Safra e pelo programa de vacinação. As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.

Governo Federal lança campanha “Um Brasil e um só povo” Read More »

Javier Milei faz primeiro discurso como presidente da Argentina

Após tomar posse neste domingo (10), como novo presidente da Argentina, Javier Milei fez seu primeiro discurso como chefe do executivo. Quebrando a tradição, as declarações foram feitas do lado de fora do Congresso, na escadaria. Não há retorno, hoje encerramos décadas de fracasso e disputas sem sentido. Hoje começa uma nova era na Argentina, era de paz e prosperidade, de conhecimento e desenvolvimento, de liberdade e progresso – disse. A cerimônia de posse do político do partido A Liberdade Avança foi marcada por gritos de “liberdade” e vaias contra Aberto Fernández e Cristina Kirchner. Nestes dias muito se falou sobre a herança que vamos receber. Que fique claro, nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo (…). Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Brigas que só conseguiram destruir o nosso país e nos deixar na ruína. Hoje começa uma nova era na Argentina, de paz e prosperidade – declarou. No discurso, Milei falou sobre a situação econômica da Argentina e afirmou que vai lutar para “erradicar” o problema. Ainda sobre a economia, Milei falou sobre a necessidade de realizar cortes nos gastos públicos. Tenho que deixar claro que não há alternativa ao ajuste fiscal (…). Do ponto de vista teórico, se um país carece de reputação, os empresários não investirão até que venha um ajuste fiscal – continuou. Javier Milei, que é de direita e aposta em políticas liberais, venceu as eleições presidenciais da Argentina. Ele disputou o pleito com Sergio Massa, candidato de Alberto Fernández, que comandava o país antes de Milei. Foi Alberto, inclusive, que passou a faixa de presidente para Milei.

Javier Milei faz primeiro discurso como presidente da Argentina Read More »

Cirurgias do MS Saúde garantem melhoria na qualidade de vida da população

Passos firmes e seguros direcionam o professor Luiz Maique de Melo Freitas, 30 anos, para a quadra de esportes onde treina os goleiros do time de handebol infanto-juvenil. Há pouco mais de um mês ele fez a cirurgia para reconstrução do LCA (Ligamento Cruzado Anterior), que possibilitou seu retorno à atividade voluntária na EE Professora Doris Mendes Trindade, Bairro Santa Therezinha, em Aquidauana. Com cuidado e gradualmente, ele volta a acompanhar os meninos, que passaram a alcançar resultados melhores em competições regionais e nacionais, após o treinador iniciar o trabalho específico com os goleiros. “Fez muita diferença para nós. Com o treinamento que ele nos passa conseguimos melhorar muito no jogo. Com certeza faz a gente querer e se preparar para mais”, disse Adriano dos Santos, 14 anos, que em 2023 participou de competições nacionais e já conseguiu melhorar a presença nos jogos. Mas para Luiz Maique, a maior diferença registrada neste ano, foi a cirurgia eletiva, possível por meio do MS Saúde. A cirurgia ocorreu no mês de setembro, em Dourados, mais de dois anos após a lesão que o impossibilitou de realizar algumas atividades. “Eu machuquei treinando jiu-jitsu, no meio de 2021. Parei de fazer exercícios, e de fazer diversas outras coisas. Mas chegou um momento que não tive mais opção, a cirurgia foi a única saída. Estava me atrapalhando em alguns movimentos como flexão e extensão de joelho, sentia dores, ficava a base de remédios que já não faziam efeito e eu não conseguia ficar em pé para treinar os meninos”, disse o professor. Com a entrada no processo de cirurgia, via Unidade de Saúde de Aquidauana – município que mora –, o professor realizou exames – inclusive ressonância – e passou por avaliação de dois médicos para confirmar a lesão. “Ambos disseram que a cirurgia era mais indicada mesmo. Entrei na espera para fazer o procedimento no início do ano. Já na primeira consulta fiz exames e sai com tudo encaminhado, inclusive com a cirurgia marcada. No dia marcado fui internado, a equipe médica me acompanhou durante todo o tempo e só recebi alta após confirmação de que estava tudo certo”, afirmou Luiz Maique. E o atendimento do projeto continua, pois o professor realiza sessões de fisioterapia em Aquidauana, para a recuperação total pós-cirurgia. “O pós-operatório continua por uns seis meses após o procedimento. Foi tudo muito bem feito. Agora o retorno total às minhas atividades, depende de mim e da evolução que terei, acredito que ainda demanda um pouco de tempo para voltar 100%”. Em Miranda, a cirurgia oftalmológica beneficiou diversos pacientes, entre eles o agente comunitário de saúde, Willian da Silva Medeiros, 33 anos e o comerciante Eder Fernando Corrêa, 46 anos, que foram submetidos ao procedimento para retirada de pterígio – membrana formada de vasos sanguíneos e tecido fibroso que cresce nos olhos. “Depois que fui encaminhado para a cirurgia demorou dois meses. Percebi a necessidade porque estava com dificuldade na visão, dor no olho, incomodava bastante. Mas todo o procedimento aconteceu na minha cidade mesmo, sem precisar de deslocamento, foi bem tranquilo”, disse o agente de saúde. “Consegui fazer a cirurgia em dez dias, logo após realizar o exame já me chamara. Foi tão rápido que nem eu esperava. Antes enxergava com manchas nos olhos, agora ficou melhor, até esteticamente”, afirmou Corrêa. O Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas e ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos e exames com finalidade diagnóstica no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, foi lançado em maio. Com investimentos de R$ 45 milhões em recursos estaduais e R$ 7,9 milhões em recursos federais, foram ofertadas cirurgias eletivas nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, urologia e cirurgia reparadora. Já os exames diagnósticos incluem ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, eletrocardiograma, ecocardiograma transtorácico, ultrassonografia, entre outros. Para o primeiro ano do projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de 32 municípios fizeram a adesão para a realização de cirurgias eletivas. Outros 33 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.

Cirurgias do MS Saúde garantem melhoria na qualidade de vida da população Read More »

Prefeitura de Campo Grande: todos em Ação na região do Vida Nova bate novo recorde e reúne cerca de 15 mil pessoas

A última edição do Todos em Ação, programa que leva serviços da Prefeitura de Campo Grande a todas as regiões da Capital, fechou o ano de 2023 com chave de ouro. As edições têm batido recorde de público e atendimentos por onde passam. Desta vez não foi diferente e cerca de 25 mil moradores da região do Bairro Vida Nova puderam contar com os mais de 300 serviços disponíveis na Escola Municipal Nerone Maiolino. No local, foram oferecidos mais de 70 serviços envolvendo todas as secretarias municipais. Desde a edição passada ainda, a união entre a iniciativa pública e privada com o Mutirão, possibilitou a oferta de mais de 300 serviços gratuitos dos mais diversos segmentos, como, saúde, beleza, serviços de cartório, contábeis e administrativos, dentre outros, contabilizando mais de 30 mil atendimentos. Presente no evento, a prefeita Adriane Lopes ressaltou o sucesso e a importância do evento. “Nós não temos medido esforços para atender as demandas da população e o Todos em Ação tem esse intuito, trazer a Prefeitura à região, para que os moradores tenham acesso rápido aos nossos serviços e mais do que isso, com essa parceria com o mutirão, que está sendo um sucesso, tenham acesso a mais de 300 serviços gratuitos”, ressalta. Durante a semana, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) executam serviços de varrição, capina manual, roçada mecanizada, pintura de meio-fio, patrolamento, além de tapa buracos, substituição de lâmpadas, manutenção da fiação e limpeza de bocas de lobo obstruídas. Natalino Garcia, morador do Columbia comprou uma casa e estava com dúvidas sobre o pagamento do IPTU. “Eu vim atrás de informação e estou saindo muito satisfeito. Soube que é última semana do Refis e ainda tenho esse tempo para regularizar essa dívida. Muitas vezes a gente não fica sabendo das coisas, quando a Prefeitura vem até nós com informação e ação, nós aproveitamos ao máximo. Está tudo maravilhoso”, comenta. Quem passou pelo evento pode levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), adubo orgânico produzido na própria unidade, além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) também esteve no evento com atendimento de clínico geral gratuito à população. “É a primeira vez que estou participando e com certeza não vou perder de novo. A gente tem um acesso muito rápido aqui, há tempos que queria ir ao dentista e fui atendida muito rápida e agora passando pelo clínico para ver algumas dores que estou tendo, é demais para a população isso”, descreve a moradora Ana Xavier Lopes. A Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estiveram no local com diversos serviços gratuitos voltados para os pets, como: diagnóstico rápido da Leishmaniose Visceral Canina, vacinação contra a raiva, microchipagem em cães e gatos, atendimento médico-veterinário, encaminhamento para castração e vermifugação. Além de acolhimento de denúncias e esclarecimentos sobre escorpiões e pragas urbanas. Maria Selma foi ao evento à procura de atendimento veterinário e diz que deu sorte pois mudou para a região há apenas três meses. “Cheguei com sorte no bairro por pegar um evento desse. Nunca tinha participado e quando fiquei sabendo trouxe meu cachorro Bibi para ser atendido pela Subea, depois vou andar e ver o que mais posso aproveitar na Ação, muito boa”, conta. A Fundação Social do Trabalho (Funsat) ofertou mais de mil vagas de emprego, carteira de trabalho digital e atendimento da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) realizou triagem de consulta médica, atendimento médico clínico geral e atendimento médico clínico pediátrico. Moradora do Jardim Anache, Raquel Pereira levou o filho para tirar a primeira carteira de trabalho. “Vim com meu filho de 16 anos para tirar a carteira. Essa ação é excelente porque não preciso pegar ônibus com ele até o centro. Resolvemos tudo aqui no bairro e ainda no sábado, com calma e tempo”. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) levou atendimento para revalidar o cadastro das pessoas inscritas no programa de habitação social, de pagamento de parcelas e renegociação de dívidas, além de realizar o sorteio de alocação dos lotes que serão destinados às 187 famílias que residem na comunidade Mandela. Ângela Maria é moradora do Vida Nova e além de aproveitar para conferir sua situação na Emha, saiu com as unhas feitas. “Eu sabia dos atendimentos da Prefeitura, mas nao sabia que além disso teriam outras ações como esta. Adorei e já aproveitei para sair com a unha feita para o final de semana”, diz ela que no estande de unha da representante da Avon e Natura. A programação também incluiu apresentações culturais e musicais, gincanas, pintura facial, oficina de balão, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis e sorteio de brindes.

Prefeitura de Campo Grande: todos em Ação na região do Vida Nova bate novo recorde e reúne cerca de 15 mil pessoas Read More »

Rolar para cima