17 de fevereiro de 2024

Veja 7 diferenças entre o mosquito da dengue e o pernilongo comum: tamanho, cor, hora da picada e mais

O aumento significativo nos casos de dengue tem gerado preocupação tanto para o governo quanto para a população. A simples visão de um mosquito já suscita o questionamento se trata-se do temido “mosquito da dengue”. É importante ressaltar que a doença é transmitida pela picada do Aedes aegypti, um mosquito com características e comportamentos distintos do pernilongo comum, o qual costuma incomodar durante as noites de verão. Veja no infográfico a seguir as principais diferenças entre essas duas espécies de mosquitos.

Veja 7 diferenças entre o mosquito da dengue e o pernilongo comum: tamanho, cor, hora da picada e mais Read More »

Dois são presos pela Polícia Civil com bloqueadores de travamento de carros em Campo Grande

A Polícia Civil, por meio do GOI – Grupo de Operações e Investigações, prendeu nesta sexta-feira, 16/02, H.L.L.G (25) e J.V.M.A (35). Eles foram presos no Parque dos Poderes, em Campo Grande-MS, pelos crimes de receptação e associação criminosa. Segundo apurado, os dois são responsáveis pela prática de furtos no interior de veículos, com a utilização de aparelhos conhecidos como “Chapolin”. Após alguns dias de análise de boletins de ocorrências de furtos em interiores de veículos em estacionamentos de supermercados, shoppings e via pública, verificou-se uma recorrência na prática criminosa dos autores utilizando um veículo Citröen C4 preto, automóvel este com restrição por apropriação indébita no estado de São Paulo. Ontem, 16/02, os investigadores do GOI receberam informações de que um veículo semelhante estava transitando, de forma suspeita, nas vias do Parque dos Poderes, local com bastante fluxo de veículos estacionados e foram até o local averiguar. O veículo Citröen estava parado na rua Desembargador José Nunes da Cunha. Quando a viatura se aproximou, o motorista ligou o carro e tentou fugir do local, contudo sem êxito. Durante a abordagem, os policiais civis qualificaram os ocupantes do veículo, sendo que o motorista estava evadido do Sistema Prisional e o comparsa cumpre pena no semi-aberto. Dentro do automóvel utilizado pelos autores foi apreendido um dispositivo conhecido como Chapolin, utilizado para bloquear as travas e alarmes veiculares, facilitando assim os furtos. Diante disso eles receberam voz de prisão em flagrante por estarem com carro com restrição criminal e por se associarem com o objetivo de cometerem furtos no interior de veículos. Eles foram conduzidos para a DEPAC CEPOL (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada).

Dois são presos pela Polícia Civil com bloqueadores de travamento de carros em Campo Grande Read More »

Agiliza MS: Governo faz oficinas de capacitação sobre compras públicas para municípios

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SAD (Secretaria de Administração) e Escolagov (Fundação Escola de Governo), em parceria com o Sebrae/MS, realiza a partir da próxima segunda-feira (19) oficinas de atualização e apoio técnico na gestão de processos de compras públicas aos servidores dos municípios de Mato Grosso do Sul. As inscrições seguem abertas com 290 vagas disponíveis.  As oficinas serão presenciais e gratuitas e vão abordar os temas sobre Elaboração de ETP (Estudo Técnico Preliminar) e TR (Termo de Referência) e o Plano de Contratações Anual e Planejamento que serão ministrados pela procuradora-chefe da Coordenadoria Compras e Contratos Públicos da Secretaria de Estado de Administração, Vanessa de Mesquita e Sá; e Regime de atuação do assessoramento jurídico, ministrado pelo procurador-chefe da Coordenadoria Jurídica da Secretaria-Executiva de Licitações), André Carvalho. O foco é fornecer ferramentas e conhecimentos necessários para que os participantes possam realizar os processos de forma mais eficiente, promovendo a transparência, a qualidade e a economia dos recursos públicos, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico do Estado. As capacitações são desdobramentos do programa Agiliza MS – Facilidade em Gestão de Compras Públicas. Para o titular da Secretaria de Estado de Administração, Frederico Felini, as oficinas visam melhorar a qualidade da gestão pública, e ainda têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado, fomentando a transparência e a gestão eficiente dos recursos públicos. “Elas representam um passo importante no contexto do programa Agiliza MS – Facilidade em Gestão de Compras Públicas, demonstrando o comprometimento do governo em oferecer suporte aos municípios em relação à nova Lei de Licitações. Fomentando o municipalismo e cooperando para o desenvolvimento econômico do Estado”, destacou. Conforme a secretária-executiva de Licitações da SAD, Muriel Moreira, nesta nova etapa do projeto do Agiliza MS o estado vai ofertar aos servidores municipais o suporte técnico para construção de processos licitatórios com robustez e segurança no procedimento, pautados nas regras da Lei n. 14.133/2021, de forma que os municípios possam continuar se desenvolvendo e atendendo sua população com eficácia e qualidade. “Esta é apenas a primeira oficina que vamos oferecer aos municípios este ano. Todos os temas que serão abordados foram escolhidos pelos próprios servidores de forma a atender a eles nas temáticas que mais necessitam”, garantiu. As oficinas serão realizadas nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, no Sebrae-MS, localizado na Av. Mato Grosso, 1661, Centro, em Campo Grande.  Para mais informações os interessados podem entrar em contato com Silvana e Heidy pelo telefone (67) 3321-6109, ou acessar os links abaixo para as inscrições: Tema: Elaboração de ETP e TR Tema: O regime de atuação do assessoramento jurídico Tema: Plano de Contratações Anual e Planejamento

Agiliza MS: Governo faz oficinas de capacitação sobre compras públicas para municípios Read More »

Hospital Cassems Três Lagoas realiza primeira cirurgia minimamente invasiva de válvula aórtica

O Hospital Cassems de Três Lagoas realizou, na sexta-feira (09), a primeira cirurgia minimamente invasiva de válvula aórtica – Tavi, do inglês Transcateter da Válvula Aórtica. O paciente, de 84 anos, sofria de estenose valvar aórtica, mal que acomete 5% da população idosa, teve alta médica após 18h do procedimento. Os casos de estenose valvar aórtica têm crescido e ela é cada vez mais diagnosticada, principalmente entre idosos. Seus principais sintomas são insuficiência cardíaca, desmaios, falta de ar e distúrbio no ritmo de condução, entre outros, que se não forem tratados podem levar ao óbito. O hemodinamicista do Hospital Cassems de Três Lagoas, Diego Silveira, explica que, anteriormente, um procedimento desse porte poderia levar o paciente à óbito, porém, com a tecnologia que a medicina tem hoje, um implante de válvula por cateterismo, minimamente invasivo, tem salvado a vida de muitas pessoas. “A estenose valvar aórtica acomete, hoje, cerca de 5% da população idosa e, com o avanço da medicina e com a população envelhecendo cada vez mais, a incidência dela vem aumentando e ela está cada vez mais diagnosticada. Antigamente, a gente operava esse paciente de peito aberto, numa cirurgia cardíaca e, devido à idade desse paciente e às várias comorbidades, ele acaba indo à óbito durante a cirurgia. Hoje, com o Tavi, que é um procedimento minimamente invasivo, o paciente fica acordado e, com apenas uma sedação local, a gente coloca uma prótese por cima da válvula calcificada”. Silveira ainda destaca o ganho para a saúde de Três Lagoas e região, quando a Unidade Hospitalar da Caixa dos Servidores realiza um procedimento desse porte. “Há uns dois anos, esse tipo de procedimento ficou mais acessível, por isso que é um ganho, não só para Três Lagoas, mas, também, para toda a região. Quando a gente consegue realizar procedimentos como esse, descentralizamos o atendimento para Campo Grande”. Além do hemodinamicista Diego Silveira, o corpo clínico deste procedimento também contou com o cardiologista Ulisses Calandrin, o cirurgião cardíaco Evandro Lopes, o ecocardiografista Guilherme Pizzo Pagnani e os anestesistas Olavo Satochi e César Augusto Suenega.

Hospital Cassems Três Lagoas realiza primeira cirurgia minimamente invasiva de válvula aórtica Read More »

Rolar para cima