24 de junho de 2024

Venda de sentenças no TJSP quase libertou aliado do PCC e do CV, diz PF

A Polícia Federal (PF) está investigando um esquema de comercialização de decisões judiciais no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o que quase resultou na libertação de um traficante detido desde 2019 e que  possui ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). O Diário do Poder mostrou que um posto de combustível localizado no centro de São Paulo foi utilizado para lavar dinheiro proveniente da venda de decisões judiciais do desembargador Ivo de Almeida. Romilton Queiroz Hosi, apelidado de Comandante Johnnie, acertou um suborno de R$ 1 milhão com o desembargador Ivo de Almeida, integrante da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A Operação Churrascada, desencadeada na sexta-feira, dia 21, levou ao afastamento do juiz. Conforme informações da Polícia Federal, o traficante tem parceria com Minotauro, do Primeiro Comando da Capital (PCC), e Fernandinho Beira-Mar, do Comando Vermelho (CV). Segundo as investigações da polícia e o relatório do Ministério Público Federal (MPF), “ao desembargador Ivo de Almeida, através de Wilson Vital de Menezes Junior, foi oferecida a quantia de R$ 1 milhão. OS ELEMENTOS COLHIDOS NO CURSO DA INVESTIGAÇÃO APONTAM A CONCRETA PERICULOSIDADE DOS AGENTES, ENTENDIDA COMO O RISCO CONCRETO DE REITERAÇÃO DELITIVA PELOS INVESTIGADOS”, registra documento assinado pelo subprocurador, Carlos Frederico dos Santos. O documento completa:  “INCLUSIVE, QUANTO A ROMILTON QUEIROZ HOSI, HÁ INDÍCIOS DE QUE JÁ TENHA COMPRADO FUGA DO SISTEMA PRISIONAL”. O plano era que um recurso da defesa do Comandante Johnnie fosse aceito no TJSP, durante um plantão do magistrado. Este deveria relaxar a prisão para Johnnie e determinar a transferência dele para uma cadeia em Cuiabá, de onde efetuaria a fuga. Romilton Queiroz Hosi foi condenado a quase 40 anos de prisão por tráfico internacional de cocaína. Ele foi um dos maiores pilotos do narcotráfico mundial, com fortes conexões com barões da droga. Além da PF, polícias dos Estados Unidos, Inglaterra e Paraguai o caçavam.

Venda de sentenças no TJSP quase libertou aliado do PCC e do CV, diz PF Read More »

Rodolfo Nogueira convoca presidente da Conab e ministro do Desenvolvimento Agrário sobre leilão do arroz

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), vice-presidente da Comissão de Agricultura (CAPADR), apresentou requerimento de convocação, na última quinta-feira (20) para que o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira e o presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) Edgar Pretto compareçam na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a tentativa da realização de leilão para importação de arroz. “Queremos saber de quem partiu a iniciativa do leilão, queremos investigar a origem dos recursos, a transparência nos processos de compra e possíveis fraudes”, afirmou Nogueira. A ida de Paulo Teixeira está programada para ocorrer no dia 03 de julho. De acordo com informações obtidas durante depoimento do Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil Carlos Fávaro, a Conab foi a responsável por homologar o leilão, porém, produtores do Rio Grande do Sul e entidades como a Federarroz declararam que “não existe qualquer problema quanto ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, garante Alexandre Velho, presidente da Federarroz, ao Agro Estadão. A fala do dirigente acontece após o presidente da República não descartar a compra do cereal de outros países. Em contrapartida, o presidente da Conab pediu a abertura de um processo de averiguação dos fatos envolvendo o leilão para a compra de arroz beneficiado importado. O pedido foi feito à Corregedoria-Geral da estatal. O objetivo das convocações é identificar os responsáveis pelo certame que gerou tantas dúvidas sobre possíveis irregularidades e que acabou sendo cancelado pelo governo federal. “A própria Conab já havia informado que a demanda interna poderia ser suprida pela produção nacional, ou seja, o Ministério da Agricultura não ouviu os critérios técnicos para efetuar esse leilão. Essa informação, de que a produção interna supriria a demanda, também foi dita ao senhor (Fávaro) e a Casa Civil por meio do secretário Neri Geller, conforme ele mesmo relatou nessa comissão aqui. Qual foi o motivo da exoneração de Neri Geller? Foi para que ele de fato fosse o boi de piranha desse governo? E salvar a pele do senhor (Fávaro) e desse governo?”, indagou Nogueira. O deputado também citou Notícia Crime apresentada pelo deputado Marcel Van Hatter (Novo-RS) a AGU, em que revela o modus operandi do leilão. Ainda de acordo com os requerimentos, esses esclarecimentos são essenciais para garantir a transparência e a confiança do setor agrícola nas ações governamentais, especialmente em um momento de crise para os produtores do Rio Grande do Sul. “Os esclarecimentos dos fatos são aguardados por toda a cadeia produtiva do arroz e pela sociedade brasileira”, finalizou Nogueira.

Rodolfo Nogueira convoca presidente da Conab e ministro do Desenvolvimento Agrário sobre leilão do arroz Read More »

Apadrinhado por Paulo Corrêa, Grupo Onça Pintada marca presença na festa junina da ALEMS

Tradição, comidas típicas e muita diversão para toda a família. O 2º Arraiá da ALEMS foi um sucesso absoluto e o Grupo Onça Pintada (GOP) não poderia ficar de fora dessa. Apadrinhado pelo deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), o GOP marcou presença na festança e deu um show de solidariedade. Responsável pela barraca de doces, a organização não governamental, que há 23 anos é referência na luta contra o câncer de mama em Mato Grosso do Sul, aproveitou o intervalo entre uma venda e outra para enfatizar a importância da prevenção nessa batalha muitas vezes silenciosa. Paula Terra, voluntária do GOP, explicou que o dinheiro arrecadado será utilizado para construir um vestiário na sede do grupo. Isso melhorará o atendimento às pacientes durante consultas com mastologistas e mamografias realizadas nos mutirões em Campo Grande. “Este ano, nossa barraca de doces estava ainda mais linda e recheada de delícias. Todos os doces foram doados pelos nossos voluntários, que capricharam nas gostosuras. No ano passado, utilizamos toda a renda da barraca para reformar a sala do mamógrafo e, este ano, vamos transformar uma das salas da nossa sede em um vestiário lindo e acolhedor para as nossas pacintes. Queremos agradecer aos nossos padrinhos, Dona Adriana e o Deputado Paulo Corrêa, que não medem esforços para apoiar o Grupo Onça Pintada em tudo o que precisamos”, registrou. Fundador do Grupo Onça Pintada, o deputado Paulo Corrêa destacou a importância das entidades que participaram das vendas e reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa em se aproximar cada vez mais da população sul-mato-grossense. “Todas as entidades presentes realizam um trabalho admirável, reconhecido e de grande impacto na vida das pessoas que atendem. Como a Assembleia Legislativa é a Casa do Povo, nada mais justo que trazer as famílias sul-mato-grossenses para festejarem conosco, unindo tradição, cultura e uma bela demonstração de solidariedade”, pontuou o deputado Paulo Corrêa.

Apadrinhado por Paulo Corrêa, Grupo Onça Pintada marca presença na festa junina da ALEMS Read More »

Operação Pantanal: Pantaneiros elogiam ação coordenada do governo de MS contra o fogo e destacam bombeiros

A ação coordenada do Governo de Mato Grosso do Sul por ar, terra e rio para combater os incêndios florestais no Pantanal tem uso de tecnologia, trabalho integrado e muita dedicação. Este esforço, em especial a dos bombeiros que lidam diretamente com o fogo em larga extensão, é reconhecido com agradecimentos e elogios dos pantaneiros. Por esta razão, eles fazem questão de apoiar e cooperar no que for possível com os combatentes. “Sem os bombeiros aqui seria derrota na certa. O trabalho deles é essencial e fundamental. Teríamos grandes problemas se não viessem nos ajudar. Esta equipe, por exemplo, está aqui pela terceira vez”, afirma o produtor rural Jair Serra. Ele é nascido e crescido na região do Paiaguás, onde ocorrem incêndios florestais há três semanas.   Reconhecendo o esforço da equipe de campo, o pantaneiro faz sua parte cedendo dois tratores para ajudar no trabalho e dando todo o apoio necessário aos profissionais. “Eles sempre vêm nos atender, mandei fotos e videos pelo celular, ontem e hoje, e estão aqui desde cedo combatendo os focos. A região é de difícil acesso e só trabalha quem conhece. Minha família está aqui desde 1943, e só tenho que agradecer aos bombeiros, que não medem esforços”. Antônio Donizete de Matos, pantaneiro da região, destacou que sempre quando vê a chegada dos bombeiros fica mais tranquilo. “Os bombeiros são uns anjos que ficam cuidando do Pantanal, da cidade. Onde tem bombeiros ficamos mais tranquilos, porque temos a proteção deles”. Matos também ajudou no trabalho das equipes e disse que na área mais difícil os bombeiros conseguiram combater o fogo. “Quando vem o fogo, vem aquele desespero, principalmente quando venta e joga para mais longe. Vim fazer o que podia para ajudar. O Pantanal tem estas dificuldades, mas quem mora aqui não abandona, porque é nossa vida”. Tecnologia e coordenação O trabalho do Governo de Mato Grosso do Sul tem uma ação coordenada no Pantanal, com uso de tecnologia para identificar os focos de incêndio e tornar o combate mais rápido e eficiente. Se o Corpo de Bombeiros está na linha de frente, existe um aparato de retaguarda. Todas as ações são coordenadas pela SCI (Sistema de Comando de Incidentes), que organiza e passa as orientações para atuação no campo e pelas aeronaves. Além de imagens de satélite, drones são usados para identificar os focos de incêndios. Em atuação neste domingo (23) na região dos Paiaguás e Maracangalha, o tenente do Corpo de Bombeiros, Vinícius Castro, destacou os trabalhos integrados. “Esta coordenação das equipes de solo e com aeronaves é muito importante, pois muitas vezes o piloto não consegue definir onde deve atuar ou fazer o alijamento da água”, explica. Castro também destacou que o trabalho conjunto facilita para voltar a lugares que precisam fazer o rescaldo e o combate do fogo novamente. Ele conta que neste domingo a equipe saiu logo cedo do quartel, às 6h, atravessou o rio de balsa e seguiu o deslocamento até a região de Maracangalha. “Fomos atrás de possíveis focos que continuam devido ao calor e vento. Quando encontramos, já passamos as coordenadas para as aeronaves”. O soldado Silvio Andrade Xavier de Brito é um dos que trabalham em solo contra as chamas e explica a ajuda dos drones na atuação de combate. “O maior objetivo deles é identificar os focos e assim nos ajudar para uma atuação mais rápida e eficiente”. Várias frentes O Corpo de Bombeiros divulgou boletim apontando as várias frentes de trabalho no Pantanal neste final de semana. Equipes estão na região do Abobral, próximo a Estrada Parque, onde permanece há uma semana o trabalho para conter chamas. Já em Porto Murtinho continuam os combates nas margens do rio Paraguai. O esforço é conjunto com fazendeiros da região. Em Corumbá, onde se concentram a maioria das chamas, seguem os combates e também o trabalho de monitoramento e prevenção. Equipes estão na região do Forte Coimbra e próximos às BR 262, na ponte que atravessa o rio Paraguai. No sábado (22) foram utilizados duas aeronaves Air Tractor e dois helicópteros, além de caminhões de combate a incêndio e dezenas de camionetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual. Fora do Pantanal, o Corpo de Bombeiros segue monitorando outras regiões, como é o caso do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Lá, foi detectado um foco na ilha que fica entre o rio Paraná e o rio Ivinhema. A ação no local já está sendo feita.

Operação Pantanal: Pantaneiros elogiam ação coordenada do governo de MS contra o fogo e destacam bombeiros Read More »

Todos em Ação realiza 17 mil atendimentos no Jardim Noroeste

O Bairro Jardim Noroeste recebeu neste sábado (22) mais uma edição do programa itinerante “Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você”. O evento foi realizado na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi, onde foram ofertados gratuitamente para a população mais de 300 serviços em diversos segmentos. O objetivo do Mutirão é aproximar a população dos atendimentos prestados pelo poder público. Esta foi a terceira edição do programa no bairro, que com os serviços prestados hoje, segundo a organização, soma-se a 17 mil atendimentos. “Em parceria com as secretarias municipais, universidades, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, entre tantas outras instituições, levamos serviços para as famílias que muitas vezes não têm tempo ou oportunidade de buscar atendimentos específicos como saúde, resoluções jurídicas, entre tantos outros essenciais para a população. E esse atendimento ainda acontecerá em outros bairros de outras regiões de Campo Grande em 2024”, disse a prefeita Adriane. Alguns moradores da região aproveitaram o mutirão para atualizar documentações pessoais de toda a família. “Eu vim resolver negócios dos documentos, tirar a identidade, o novo RG e também para meus filhos. É uma ação muito importante já que para nós aqui aqui do Noroeste, as coisas são um pouco mais complicadas por causa da distância até o centro da cidade. Hoje aproveitei o dia para vir aqui e resolver essas pendências”, disse Rosana de Oliveira Jesus, dona de casa, acompanhada dos quatro filhos. A estudante Natália Silva também foi com o mesmo propósito de Rosana. “Perdi meus documentos na rua e estava muito difícil ir até o centro buscar atendimento, já que cuido dos meus irmãos pequenos durante o dia, enquanto minha mãe trabalha. Vou aproveitar também para cortar o cabelo, que vi que também tem esse atendimento. Tudo isso nos ajuda muito, facilita a vida da gente que tem tempo curto no dia a dia”, compartilhou a jovem de 19 anos. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ofereceu a atualização, inclusão e orientação para o Cadastro Único (CADÚnico), além de oficinas de geração de renda, designer de sobrancelhas, esmaltação e pintura facial. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) ofertou 700 senhas para atendimento de renegociação de dívidas e cadastros habitacionais. A assistente de educação infantil, Andreia Alves de Oliveira, foi uma das atendidas do Bairro Jardim Noroeste que procurou atendimento junto à Emha. “Vim atualizar boletos com relação às prestações da minha casa, estou saindo daqui satisfeita. É muito bom esse atendimento aqui no Jardim Noroeste, justamente pelo deslocamento até as agências de atendimento que ficam no centro. E como educadora, o que me deixa mais alegre também é ver as crianças se divertindo nos brinquedos, com a pintura facial. É uma atenção muito especial para todos nós”. A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) realizou atendimento para os microempreendedores individuais. Já o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) fez triagem e atendimento pediátrico. “Trouxe meu netinho para receber atendimento médico, esse tempo seco deixa ele com a saúde mais frágil, tosse seca e febre. Fomos muito bem atendidas”, apontou Luessi Maria Marçal, dona de casa. Quem passou pelo evento, pode levar para casa verduras e legumes manipulados pela Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC). A programação incluiu apresentações culturais e musicais, gincanas, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes. A ação também contou com atendimento veterinário com microchipagem e vermifugação de cães e gatos.

Todos em Ação realiza 17 mil atendimentos no Jardim Noroeste Read More »

Rolar para cima