23 de julho de 2024

Polícia Civil no âmbito da Operação Protetor, recupera motoniveladora e prende três indivíduos em Amambai

A polícia civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), em conjunto com a terceira delegacia de Três Lagoas, no âmbito da Operação Protetor, recupera motoniveladora e prende J.D.B.J(38 anos), V.B.D.S (59 anos) e S.A.B(51 anos) na cidade de Amambai. Na última segunda-feira (22), os policiais realizavam diligências na região de fronteira com o Paraguai quando receberam a informação da Terceira da Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas a respeito de uma motoniveladora furtada na cidade de Dr. Ulisses-PR, na data de 15 de julho de 2024, sendo ocultada nas margens da MS-156, na cidade de Amambai. A equipe foi até o local, onde realizou diligências preliminares e constatou que o maquinário estava no interior de um estabelecimento comercial. Os policiais adentraram o local e questionaram sobre quem seria o proprietário, momento em que J.D.B.J, V.B.D.S e S.A.B se apresentaram como tais. Os policiais fizeram as consultas e comparações e constataram que o veículo de fato era aquele furtado no estado do Paraná, verificando ainda uma série de indícios de adulteração, em consequência os indivíduos foram presos em flagrante delito. A equipe conduziu o maquinário e os indivíduos à sede da DEFRON, município de Dourados, para a lavratura dos procedimentos. Posteriormente, os indiciados foram encaminhados para a Delegacia de Amambai, local em que aguardarão a decisão judicial. A DEFRON mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas e receber denúncias, através do telefone (67) 99208-8808. Não precisa se identificar e a ligação ou mensagem serão mantidas em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.  

Polícia Civil no âmbito da Operação Protetor, recupera motoniveladora e prende três indivíduos em Amambai Read More »

Funtrab oferece mais de 4,8 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 4.886 vagas de emprego em 514 diferentes ocupações, em 35 municípios do Estado nesta segunda-feira (22). Em Campo Grande são 1.943 vagas com oportunidades para auxiliar de limpeza (182) e de linha de produção (84), farmacêutico, mecânico, motorista, vendedor, entre outras. Para pessoas com deficiência são oferecidas 109 vagas exclusivas, entre elas para auxiliar administrativo. Também são oferecidas 26 vagas exclusivas para estágio, somente para pessoas que cursam nível superior ou médio. No interior são oferecidas vagas em Cassilândia, Chapadão do Sul, Dourados, Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu e Batayporã, além de Caarapó, Corumbá e Costa Rica. Também há vagas disponíveis em Iguatemi, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. A lista completa de vagas você pode conferir aqui, onde também consta os endereços das unidades da Casa do Trabalhador nos municípios em que as vagas são ofertadas. Os interessados devem comparecer com RG, CPF e Carteira de Trabalho no horário indicado.

Funtrab oferece mais de 4,8 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul Read More »

PEC 57/23: Proposta transforma GCM em Polícia Municipal

A função da guarda civil municipal mudou ao longo do tempo. O grupo, que antes se concentrava na proteção do patrimônio público, passou a atuar como força policial, criando unidades especializadas e equipadas até com fuzis. Levantamento realizado nas capitais do país revela que guardas municipais em 20 estados estão armadas. Ao longo dos anos, diversas leis e normas do Executivo conferiram à guarda municipal poder de polícia e autorização para posse e porte de armas. Atualmente, busca-se a aprovação de uma PEC para proporcionar maior segurança jurídica e alterar o nome para Polícia Municipal. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57/23, em análise na Câmara dos Deputados, transforma as atuais guardas municipais em polícias municipais, incorporando-as ao rol dos órgãos da segurança pública, que hoje inclui as polícias civil e militar, entre outras. Conforme a proposta, o novo órgão será responsável pelo policiamento preventivo e comunitário, preservação da ordem pública e defesa do patrimônio municipal (como prédios e monumentos) e da população. O texto garante ainda que os municípios estabeleçam, em lei complementar própria, idade e tempo de contribuição específicos para a aposentadoria dos policiais municipais. Os guardas municipais que estiverem em serviço na data da promulgação da PEC terão reconhecido o direito à paridade (reajustes na aposentadoria iguais aos dos servidores da ativa). Também poderão se aposentar pelas regras da Lei Complementar 51/85 até que o município aprove a legislação específica para a categoria. A lei complementar prevê, entre outros pontos, aposentadoria após 30 anos de contribuição (homem) ou 25 anos (mulher), observada a idade mínima de 55 anos para ambos os sexos. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização da sociedade que reúne especialistas no assunto, estima que em 2022 havia no Brasil pelo menos 1.467 guardas municipais estruturadas (26,3% dos municípios do País), com um efetivo de 95.175 profissionais.    

PEC 57/23: Proposta transforma GCM em Polícia Municipal Read More »

Michelle Bolsonaro aciona STF contra Gleisi Hoffmann

A petista relacionou Michelle e a família Bolsonaro com o caso das joias sauditas, suposta tentativa de golpe de Estado e ‘rachadinhas’.   A ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro (PL), acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a presidente nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). A ação foi motivada por publicações da petista na rede social X, onde a parlamentar relacionou Michelle e a família Bolsonaro com o caso das joias sauditas, suposta tentativa de golpe de Estado, o caso da ‘Abin paralela’ e ‘rachadinhas’. Veja abaixo a publicação da presidente do PT:

Michelle Bolsonaro aciona STF contra Gleisi Hoffmann Read More »

Polícia Federal lança painel de dados com número de inquéritos em andamento

A Polícia Federal disponibiliza nesta segunda-feira (22/7) um novo painel de Business Intelligence (BI) em seu portal de Dados Abertos. A ferramenta oferece uma visão detalhada e dinâmica dos inquéritos policiais em andamento na instituição, com informações quantitativas distribuídas por tipo de crime, origem da comunicação, unidades da Polícia Federal e unidades da federação. Esta iniciativa reforça o compromisso da Polícia Federal com a transparência, a eficiência e a prestação de contas à sociedade, sem se descuidar das cautelas necessárias para preservar o sigilo das investigações em curso. O painel de BI permite que cidadãos, pesquisadores e a imprensa acompanhem o trabalho da PF, contribuindo para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito no país. O painel será atualizado diariamente, garantindo que as informações estejam sempre atualizadas. Para acessar o painel de Inquéritos Policiais em andamento, visite o portal de Dados Abertos da Polícia Federal: https://bit.ly/PFPaineldeBusinessIntelligence

Polícia Federal lança painel de dados com número de inquéritos em andamento Read More »

Rolar para cima