15 de dezembro de 2024

Deputado Paulo Corrêa propõe endereço digital para imóveis rurais de MS

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), apresentou um projeto pioneiro que pode transformar a vida da população rural em Mato Grosso do Sul: o Endereçamento Rural Digital (ERD). Inspirado no programa “Campo Mais Seguro”, da Polícia Militar, que já mapeou mais de 10 mil propriedades rurais utilizando tecnologia de georreferenciamento, o ERD busca ampliar o alcance de serviços públicos essenciais, como transporte escolar, saúde e segurança, para as áreas rurais. Segundo Paulo Corrêa, o projeto atende a uma antiga demanda do setor agropecuário por uma identificação mais eficiente de estradas e propriedades rurais. “Esse projeto é uma oportunidade de modernizar o campo, garantindo que os serviços públicos cheguem com mais agilidade e eficiência às áreas rurais. Trata-se de um passo importante para levar cidadania e qualidade de vida ao campo”, destacou o parlamentar. Entre os principais objetivos do Endereçamento Rural Digital estão o acesso facilitado a serviços públicos essenciais, como transporte escolar, saúde e segurança; organização do território rural, a partir do mapeamento de vias e logradouros para melhorar a infraestrutura e a aplicação de recursos; Fortalecimento do turismo rural e atividades econômicas no campo, e fomento a inclusão digital de moradores do campo. Iniciativa estratégica para o setor rural Além de contribuir para a segurança no campo, o ERD promove a organização territorial ao integrar informações georreferenciadas às necessidades administrativas, otimizando o planejamento público. Paulo Corrêa explica que o projeto vai além da identificação de propriedades, ao propor a integração com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outros sistemas administrativos, facilitando a gestão pública e fomentando o desenvolvimento econômico. “Queremos que o morador rural tenha o mesmo acesso à cidadania digital que a população urbana, com endereços oficiais, melhor infraestrutura e maior segurança. Esse é um marco para os nossos agricultores, pecuaristas e todas as famílias que vivem no campo”, finalizou Corrêa.

Deputado Paulo Corrêa propõe endereço digital para imóveis rurais de MS Read More »

Governador Riedel é homenageado com a medalha “Destaques da Década” na Câmara Municipal de Campo Grande

A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, nesta quinta-feira (12), uma cerimônia especial para a entrega da “Medalha Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca”. A honraria, instituída pela Resolução n. 1.358, de 24 de novembro de 2022, tem como objetivo reconhecer indivíduos e entidades que se destacaram ao longo da última década pela sua contribuição ao desenvolvimento da cidade nas áreas econômica, cultural, social e política. Entre os agraciados estiveram ainda o médico Luiz Antônio Monteiro Simões, o empresário Luiz Humberto Pereira, a prefeita Adriane Lopes e a senadora Tereza Cristina (que foi representada pela prefeita). A Medalha “Juvêncio César da Fonseca” é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital de Mato Grosso do Sul, tanto no âmbito civil quanto militar. “A Medalha Destaques da Década – Juvêncio César da Fonseca é uma homenagem que reflete o esforço coletivo daqueles que, ao longo dos anos, desenvolveram para o crescimento de Campo Grande. Receber esse reconhecimento da Câmara Municipal é uma honra e um compromisso renovado com o futuro”, disse Eduardo Riedel. Veja o vídeo:  

Governador Riedel é homenageado com a medalha “Destaques da Década” na Câmara Municipal de Campo Grande Read More »

AGEMS se une à ANTT em ação integrada de combate ao transporte clandestino

Parceiras em cooperação técnica, agências fortalecem troca de experiências, aprimoramento técnico e intercâmbio para processos mais seguros. A fiscalização de transporte de passageiros ganhou mais força com a participação da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) em uma capacitação prática promovida pela ANTT, realizada entre 6 e 12 de dezembro em Goiânia (GO). A ação reuniu fiscais de Mato Grosso do Sul, da Agência de Regulação do Tocantins (ATR) e Agência Goiana de Regulação (AGR), resultando na apreensão de 21 veículos por transporte irregular, além de abrir caminhos para novas parcerias estratégicas. Representando a AGEMS, os fiscais Hélio Leite da Silva Júnior e Cícera da Cruz estiveram no treinamento, que reforçou o combate ao transporte clandestino interestadual e intermunicipal por meio de operações nas rodovias estaduais e federais de Goiânia e Anápolis. O intercâmbio fortaleceu a troca de experiências, o aprimoramento técnico e o conhecimento de práticas que podem ser avaliadas para incorporação pela AGEMS, como o modelo de vistoria no processo de remoção de veículo apreendido. “Estamos avançando muito com importantes parcerias como essa, com diversas instituições, e isso está fazendo o cidadão ter acesso a serviços melhores”, destaca o diretor-presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis. “A fiscalização mais qualificada e mais presente significa mais segurança e garantias de bom atendimento”. Desde março deste ano, AGEMS e ANTT possuem Acordo de Cooperação Técnica, que vem fortalecendo as ações conjuntas, um benefício para o usuário do transporte rodoviário. “Em 2024, as operações conjuntas já consolidaram um intercâmbio de práticas e estratégias. Convites para integrar essas ações refletem o reconhecimento da nossa capacidade técnica e mostram o quanto podemos contribuir para as fiscalizações nacionais, enquanto ganhamos ainda mais experiência para nossas equipes”, avalia a coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização, Aline Melo, que em agosto integrou uma grande operação no Distrito Federal. Nas mais recentes abordagens em Goiânia, 8 ônibus, 5 veículos de passeio, 4 ônibus intermunicipais, 2 vans e outros 2 veículos foram identificados em situação irregular. As operações também levaram 16 pessoas à delegacia, sob acusação de aliciamento de passageiros e transporte clandestino. “O contato direto com os procedimentos de fiscalização da ANTT foi uma grande oportunidade de aprendizado, que podemos adaptar à realidade do Estado para reforçar nossas operações aqui”, conta o fiscal Hélio Leite. Na avaliação dos representantes da AGEMS, a capacitação revelou práticas operacionais inovadoras, como a terceirização de vistorias de remoção para empresas de guincho credenciadas, reduzindo responsabilidades diretas dos fiscais e trazendo mais agilidade e segurança jurídica às operações.

AGEMS se une à ANTT em ação integrada de combate ao transporte clandestino Read More »

Agora: Brasil tem maior ‘imposto único’ do mundo

A confirmação do relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), de que o imposto único será de 28,1%, faz do Brasil o país com a maior taxa do mundo. Para piorar, o “imposto único” não é único: foram aprovados o CBS, estadual, o IBS federal, e o IS, imposto seletivo, o “imposto do pecado”. A “alíquota padrão” de 28,1% põe o Brasil à frente da Hungria (27%), Finlândia (25,5%) Croácia, Dinamarca, Noruega e Suécia, (25%). Na ditadura militar do Chad, por exemplo, são 18%. a informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Na ditadura de Maduro na Venezuela, o IVA ou VAT é de 16%. Na China é de 6% a 13%; na Nigéria, com população quase igual ao Brasil, 7,5%. Irlanda, Polônia e Portugal impõem 23% de imposto único aos residentes, o que representa taxa quase 20% menor que a brasileira. Paraguai é o único do continente com imposto honesto: 10%. O Uruguai é o maior depois do Brasil, 22%, diz a PwC, maior consultoria do mundo.

Agora: Brasil tem maior ‘imposto único’ do mundo Read More »

Rolar para cima