24 de dezembro de 2024

AGEMS projeta ações inéditas de gás energia para 2025, expandindo alcance da regulação e fiscalização

A atuação da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) no setor energético em 2025 vai se expandir, com ações que vão além de convênios, parcerias e projetos já existentes. Novas metas foram definidas, para promover resultados concretos de melhorias em energia elétrica e garantir que regulamentações nacionais sobre gás natural estejam adequadas às necessidades de Mato Grosso do Sul. A Diretoria de Gás e Energia (DGE) elencou uma série de atividades que ampliam as obrigações legais já previstas, por exemplo, no convênio de descentralização com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Também pretende estabelecer acordo inédito com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para que a discutida harmonização regulatória do gás leve em conta as condições reais do Estado – sua demografia, distância, projetos de desenvolvimento. “É uma satisfação ver que estamos focados no que é a realidade hoje, no que precisa ser enxergado”, afirma o afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, que participou hoje (20) da assinatura dos Acordos de Equipe da DGE. “O Estado está crescendo, de desenvolvendo, precisa de energia e possui demandas de todos os tamanhos que precisam ser colocadas em pauta”. Nas cidades e no campo, iniciativas próprias e parcerias para a prevenção de incêndios nas instalações de fornecimento de energia elétrica entram em fase de consolidação. Uma das metas formalizar uma grande articulação institucional com Ministério Público, Prefeituras e concessionárias. De olho na preservação e bom funcionamento da rede distribuidora, surge também a iniciativa de incluir no trabalho conjunto com a Aneel a verificação das condições e impacto do compartilhamento das estruturas com outros prestadores, como empresas de telefonia e TV a cabo. Na geração de energia, a ideia é georreferenciar todas as barragens e criar um importante banco de dados. “Há muitas ações inéditas que pretendemos executar, não só cumprindo regulamentos obrigatórios, mas inovando, de acordo com a real necessidade do consumidor de Mato Grosso do Sul, sejam as grandes empresas que estão investindo, seja o pequeno cliente”, explica o diretor Matias Gonsales, que reuniu assessores, coordenadores, técnicos e especialistas do setor, assinando acordo individual com cada um. São compromissos de regulação e fiscalização que resultarão em entregas da AGEMS para dar mais qualidade ao processo de geração distribuída, para garantir continuidade e segurança na energia do dia a dia, e para contribuir com a política de expansão do gás natural e do biogás/biometano nos projetos de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.

AGEMS projeta ações inéditas de gás energia para 2025, expandindo alcance da regulação e fiscalização Read More »

Polícia Civil prende suspeito de abusar a enteada

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Bodoquena, cumpriu, nesta segunda-feira, 23/12, um mandado de prisão preventiva de J.C.S.A, de 41 anos de idade, por crime de estupro de vulnerável. Ele teria abusado da enteada de 13 anos de idade. De acordo com as informações levantadas, os abusos ocorreram quando a vítima possuía 12 anos, no final de 2023, e morava junto com sua mãe e o padrasto. A ocorrência foi registrada um ano depois, quando a mãe da vítima descobriu e comunicou os fatos à polícia. Durante o registro, foi solicitada medida protetiva de urgência para a vítima, que foi descumprida pelo autor, que chegou de pedir que ela retirasse a acusação. A menor foi ouvida em depoimento especial e confirmou que o padrasto aproveitava momentos que estava sozinho com a menor e realizava as investidas. Para que ela não contasse para ninguém, ele chegou a dizer que mataria a cachorra de estimação da vítima. O abuso sexual foi confirmado por meio de exame sexológico. Diante dos fatos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, obtendo parecer favorável pelo Ministério Público e deferimento pelo Poder Judiciário. Assim que comunicados da decisão, os policiais civis lotados na Delegacia de Bodoquena efetuou a prisão do autor, que será encaminhado ao sistema prisional.

Polícia Civil prende suspeito de abusar a enteada Read More »

‘É tempo de compaixão, fraternidade, respeito e amor ao próximo’, diz presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira (23/12) pronunciamento em rede nacional para transmitir mensagem de boas festas e ressaltar que o Natal é tempo de “compaixão, fraternidade, respeito e amor ao próximo”. E de reconciliação. Lula agradeceu às mensagens de apoio durante seu período de recuperação e afirmou que está “mais forte para fazer o Brasil dar certo”. O presidente, que conclui o segundo de seus quatro anos de terceiro mandato, celebra uma gestão em que se fez muito. “Fizemos muito, e ainda temos muito a fazer. Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho, mas é preciso continuar plantando. Semear e adubar, irrigar e cuidar, sempre e sempre. Em 2025, redobraremos nossas forças para o plantio. E que a colheita seja cada vez mais generosa.” Assista ao pronunciamento de final de ano do presidente Lula:

‘É tempo de compaixão, fraternidade, respeito e amor ao próximo’, diz presidente Lula Read More »

Rolar para cima