21 de março de 2025

Polícia Civil indicia falsa biomédica por quatro crimes incluindo lesão corporal gravíssima e uso de produto contrabandeado

A Polícia Civil de Campo Grande, por intermédio da Segunda Delegacia de Polícia (2ªDP), concluiu as investigações do caso da Falsa Biomédica e indiciou a investigada, uma mulher de 27 anos, pelos crimes de lesão corporal de natureza gravíssima, uso de produto medicinal sem registro na Anvisa, crime de indução do consumidor a erro e uso de documento falso. A investigação foi iniciada após quatro mulheres atendidas pela investigada em um espaço de coworking da capital apresentarem graves sintomas reagentes a um tratamento estético de preenchimento labial em setembro de 2024. A suspeita se apresentava como biomédica e esteticista, mas não possui nenhuma formação superior. As vítimas passaram por diversos atendimentos médicos, internações e, em um dos casos, uma complicação fez com que a paciente tivesse que ser submetida a procedimento de traqueostomia. Os laudos do IMOL apontaram ocorrência de lesão de natureza gravíssima em razão da vítima ter sofrido deformidade permanente decorrente da fibrose em sua região mandibular. Durante a apuração do crime, a 2ªDP apreendeu na residência da investigada diversos medicamentos de uso estético restritos a profissionais formados em medicina, odontologia e biomedicina acondicionados de maneira irregular. Alguns desses medicamentos foram importados de forma ilegal e não possuíam registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também foi encontrado na residência da investigada um diploma de estética supostamente expedido por uma faculdade da capital que ela usava para induzir a erro seus pacientes, que acreditavam na formação técnica da profissional. Laudo pericial apontou que o documento é materialmente falso. A Polícia Civil conseguiu, na justiça, decisão impedindo que a mulher continuasse atuando no ramo da estética. Com o caso encerrado, cabe ao Ministério Público a decisão de quais crimes a autora será denunciada, mas o somatório das penas mínimas dos delitos que a que a Falsa Biomédica foi indiciada chegam a mais de dez anos de reclusão e podem ultrapassar a 25 em suas penas máximas. A Polícia Civil alerta a população para ter cuidado no momento de escolher o profissional para realização de procedimentos estéticos. “São, em geral, métodos invasivos, com injeção de medicação para além da derme”, explica a delegada que atuou no caso, Bárbara Alves. “São procedimentos caros, então o interessado deve sempre desconfiar de preços muito promocionais e pesquisar antes se o profissional possui registro no conselho de sua categoria”, conclui.

Polícia Civil indicia falsa biomédica por quatro crimes incluindo lesão corporal gravíssima e uso de produto contrabandeado Read More »

MPMS realiza reunião extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (20), os integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) debateram sobre a análise e viabilidade do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de MS (Alems) com a finalidade de promover alteração na Lei Orgânica da instituição e da necessidade de criação de uma Promotoria de Justiça com atribuição na área de violência doméstica e familiar contra a mulher na comarca de Campo Grande. Após manifestação do Procurador de Justiça e presidente da Comissão, Francisco Neves Júnior, todos os participantes foram unânimes à aprovação da criação da 68ª Promotoria de Justiça com atuação na 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que foi criada no dia 7 de março pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para reforçar o atendimento às vítimas. Na reunião, também foi apresentado aos membros do Colégio o Relatório Anual de Atividades 2024 do MPMS pelo Promotor de Justiça e Coordenador do documento, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa. Os eventos mais significativos e as conquistas marcantes que moldaram o curso dos trabalhos da instituição foram compilados e registrados em formato de linha do tempo e estão disponíveis à sociedade, por meio deste link. Desde avanços legislativos até marcos institucionais, que definiram o compromisso contínuo do MPMS com a justiça, a transparência e a defesa dos direitos dos cidadãos de Mato Grosso do Sul. O evento manteve a dinâmica híbrida (presencial e on-line).

MPMS realiza reunião extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça Read More »

Rolar para cima