Irmão de Lula é reeleito vice em sindicato ligado a “roubalheira” do INSS

Neste sábado (30), o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) reelegeu como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT), na chapa encabeçada por Milton Baptista de Souza Filho, o Milton Cavalo.

Milton Cavalo, filiado ao PDT e alvo da CPMI da fraude do INSS, também foi reconduzido à presidência da entidade. Ele recebeu 214 votos, além de três brancos e três abstenções, o que corresponde a 97,2% dos votos válidos. O novo mandato terá duração de cinco anos.

O Sindnapi é investigado pela Polícia Federal e pela CGU por descontos não autorizados em benefícios de aposentados. A CPMI questiona ainda o crescimento da arrecadação do sindicato, que passou de R$ 23 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024.

Dados do TCU apontam que o número de associados aumentou de 237,7 mil em dezembro de 2021 para 366,2 mil em 2023. Apenas em fevereiro deste ano, foram 207,6 mil descontos em folha de pagamento para a entidade.

Em junho, Cavalo foi anunciado pelo PDT como vice-presidente estadual do partido em São Paulo. Após a divulgação pelo jornal Painel, a sigla recuou e disse que a nomeação não ocorreu, atribuindo a mudança a um erro formal.

Enquanto isso, aliados do governo tentam evitar que Frei Chico seja convocado a prestar esclarecimentos à CPMI.

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima