COMO A POLÍCIA MILITAR PODE SERVIR MELHOR A SOCIEDADE NA DEFESA DAS CRIANÇAS JOVENS?

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Polícia Militar é o órgão que tem a maior capilaridade na sociedade em todo o País. Que outro órgão está presente em todos os municípios do Brasil, em contato direto com a sociedade, patrulhando rua por rua?

A PM detém o poder de polícia administrativa semelhante ao Conselho Tutelar. Ela não atua exclusivamente em ações que envolvam crimes, mas principalmente em ações sociais com crianças e jovens, que são políticas de prevenção, tais como PROERD, BOM DE BOLA-BOM NA ESCOLA, FLORESTINHA, dentre outros.

Prevenir é melhor que remediar!

É melhor porque é muito mais fácil, barato e eficaz criar mecanismos para a criança e o jovem não se viciar em drogas do que prendê-lo lá na frente, já viciado, na esperança de que cadeia vai curar-lhe o vício e ressocializá-lo. Isto tem se mostrado caro e ineficaz.

Resolver o problema do crescente e alarmante arrebatamento de crianças e jovens para a criminalidade, sobretudo para o tráfico de drogas, é um desafio social. É um trabalho que deve ser feito por várias mãos.

Devemos universalizar o modelo técnico e integral em todas as escolas públicas!

Crianças e jovens devem entrar na escola às 7h e sair de lá às 17h30. Isso facilitará a identificação dos evasores, que são alunos “matando aula” ou que abandonaram a escola.

Assim, em sendo avistada uma criança ou um jovem na rua no período de 7h da manhã às 17h30 da tarde, algo estará errado! E deverá ser averiguado imediatamente. E isso reduzirá drasticamente a quantidade de crimes cometidos no dia a dia, além de reduzir suas exposições aos traficantes.

A PM é o órgão do estado que tem o poder de pegar o aluno fora da escola técnica-integral e levar direto pro promotor ou conselho tutelar. Ela pode chegar num bar e flagrar um menor ali dentro e já fechar o bar, multar ou prender o proprietário por corrupção de menores. A depender do caso.

É a PM, os olhos do Estado que estão por toda parte. São esses olhos que enxergam e mapeiam em tempo real os locais críticos, os bairros mais vulneráveis que precisam de ação estratégica de prevenção.

Uma vez zerada as crianças e os jovens pelas ruas, deve ser concentrada toda a criatividade do Estado dentro das escolas, para não termos apenas uma transferência do problema, das ruas para a escola.

Dai a razão de ser adotado o modelo Técnico, dentro das escolas de tempo integral.

Esporte olímpico e Profissionalização Técnica devem ser as atividades a serem desempenhadas no período vespertino.

A criança aprende balé, judô, etc…. os jovens aprendem uma profissão e poderão ser: mecânico, sapateiro, marceneiro, eletricista, encanador, mestre de obras, etc.

Isso é possível através de parceria entre o Poder Público com a fundação dos esportes e Sistema S, SESI, FIEMS…

Eu sou contra fazer faculdade! Tem tanta gente com vários diplomas e desempregada, ou ganhando uma mixaria. Tem tanto advogado fazendo uber.

Eu sou a favor dos cursos técnicos! É uma dificuldade terrível a gente achar um mecânico, pedreiro, eletricista, Calheiro, gesseiro disponíveis. Sobra serviço e falta mão-de-obra para os serviços do dia a dia que a sociedade precisa.

Precisamos que nossos jovens deixem o Ensino Médio com sua profissão técnica. Assim poderão abrir sua próprias empresas, gerar renda, empregar pessoas e prosperar. Ter a sua dignidade!

Do contrário, jovens carentes, muitas vezes passando até necessidade, continuarão sendo incentivados a deixar a escola, fazer o Enem e ir pra faculdade, estudar mais vários anos, pra no final, não dar em nada, como ocorre na maioria dos casos.

Pela via técnica, aos 17 anos já terá sua própria profissão, podendo até mesmo ser um empresário de sucesso, conforme seu esforço e mérito.

 

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima