O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, ao lado de ministros, da divulgação do resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções 2023, que destinará R$ 23 bilhões em investimentos para execução de projetos de estados e municípios nos eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. As 16 modalidades são executadas pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte.
Lula ressaltou que, em 2007, quando criou o primeiro PAC, o Governo Federal convidou os governadores de todo o Brasil para dialogar sobre as prioridades de cada estado. “O PAC Seleções é uma novidade, é como se fosse um vestibular”, comparou, já que, nesta modalidade, estados e municípios precisam enviar propostas para serem analisadas. “O critério [para ser selecionado] é atender as cidades e estados mais necessitados para beneficiar o povo que precisa”, esclareceu. “O importante é vocês terem a clareza de que ninguém ficará de fora”, disse, ao informar que, em janeiro do próximo ano, deve ser realizado um novo PAC Seleções.
“Entramos numa nova fase do governo, ou seja, esses primeiros 13 meses foram de reconstrução”, disse, ao se referir à retomada de obras que estavam paralisadas em todo o Brasil, sobretudo, na área da saúde e educação. “Agora, vamos ter que visitar tudo que anunciamos para saber se está acontecendo. Então, se preparem porque eu vou visitar os estados, as cidades. Estou muito otimista com o futuro desse País e com o que vai acontecer nos próximos anos. Esse ano, a economia vai crescer”, continuou Lula.
Veja o vídeo: