O presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço, deputado Domingos Sávio (PL-MG), que representa 198 parlamentares entre deputados e senadores, fez análise, ao Diário do Poder, sobre o quadro que se constitui no Congresso Nacional após anúncio de acordo com o governo Lula sobre a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais empregam no Brasil.
Para o deputado, o governo Lula colocou empresários em uma situação de submissão, forçando-os ao diálogo com o alto escalão do Planalto. “Embora faça muito jogo de cena, o governo não tem respeito pela democracia. Enganou o setor empresarial e agora fala em acordo. Você coloca um indivíduo em situação de submissão, com uma espada na cabeça e diz, eu vou te deixar sobreviver nas minhas condições. É isso que o governo fez”.
Para Sávio, o avanço do governo contra a vontade do Congresso Nacional e a decisão monocrática assinada pelo ministro do STF, Cristiano Zanin, que invalidou as votações das duas Casas de Leis, demonstram que o Parlamento está ‘diminuído’ e ‘humilhado’.