Eduardo Riedel será o único governador a discursar na Cúpula de Líderes do G20

Facebook
Twitter
WhatsApp

Riedel será o único governador brasileiro a discursar na reunião do G20 Brasil 2024, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao Jornal Midiamax pela Secretaria da Presidência da República. O evento reunirá líderes das principais economias para discutir a cooperação financeira e econômica globais, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping.

O governador foi convidado para ser o palestrante da sessão aberta “Comprometendo-se com a ação: a abordagem brasileira para uma governança climática multinível”, nesta sexta-feira (15), às 15h. O evento será realizado dentro da U20 (Urban 20), que reúne prefeitos de países membros do G20 visando discussões sobre economia, clima e desenvolvimento.

O discurso do governador de Mato Grosso do Sul deve seguir na linha do desenvolvimento sustentável e evolução da preservação do principal bioma do Estado com aprovação da 1ª Lei do Pantanal. Eduardo Riedel também deve falar sobre a meta de tornar MS o primeiro Estado brasileiro a ser carbono neutro até 2030, além do pagamento por serviços ambientais e criação de um fundo clima que permita atração de recursos internacionais pra conservação e preservação.

O convite foi feito pela FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), a ABM (Associação Brasileira de Municípios), o Fórum Nacional de Governadores e a SRI/PR (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República).

G20

Atividades organizadas pelas entidades da sociedade civil foram as responsáveis pelas milhares de pessoas que circularam durante todo o dia pelo evento. Temas foram os mais diversos.

Autogestionadas lotam G20 Social com 33 mil pessoas e discutem temas importantes para a sociedade civil do Brasil e do mundo

Centenas de reuniões, seminários e encontros, organizados pela própria sociedade civil, garantiram que o G20 Social recebesse o credenciamento de mais de 33 mil pessoas interessadas em sugerir políticas públicas para os líderes das 19 economias mais potentes do planeta mais a União Europeia e a União Africana. Os temas passaram por demandas comuns às populações dos países do G20 e muitas soluções foram apresentadas nas atividades autogestionadas.
Com o principal objetivo de garantir políticas públicas e o desenvolvimento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) organizou o debate: “G20 Social: o Protagonismo dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis na Liderança da Economia Circular e Agenda ESG”

Durante a atividade, foi debatida a importância da categoria na liderança da economia circular e nas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). Os catadores e catadoras, que historicamente atuam com práticas sustentáveis, agora veem seu papel ganhando destaque nas agendas globais. Para Carlos Cavalcante, da articulação nacional do movimento (@catadoresmncr), a participação em eventos como o G20 é essencial para dar visibilidade e valorizar a categoria. A mesa contou também com Anderson Nassif,  fundador da COOPERLOL; Ary Moraes, da SENAES; e Mateus Mendonça, da UNICOPAS, que reforçaram o papel fundamental dos catadores na construção de um futuro mais sustentável.

“A Favela não é carência, Favela é potência “foi assim que Preto Zezé, presidente  da Central Única das Favelas- CUFA, abriu a mesa de debate proposta pela Central e pela Unesco e que teve como tema a importância das favelas no centro  do debate global.” O presidente da CUFA mostrou como as favelas podem ter papel importante no desenvolvimento do país.

 

 

 

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima