Na tarde desta quarta-feira (7), Brasília foi palco de uma manifestação intitulada “Caminhada pela Anistia Humanitária”, organizada pelo pastor Silas Malafaia.
O evento teve como objetivo principal pressionar o Congresso Nacional a votar a PL de anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
A concentração ocorreu às 16h na Torre de TV, com os participantes seguindo em marcha até o Congresso Nacional.
Entre os presentes, destacaram-se a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que se recupera de uma cirurgia intestinal, também compareceu ao ato, contrariando orientações médicas.
Além das figuras já mencionadas, o evento contou com discursos de diversos parlamentares, incluindo os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Eros Biondini (PL-MG), Sargento Fahur (PSD-PR), bem como dos senadores Magno Malta (PL-ES) e o Eduardo Girão (Novo-CE).
O pastor Silas Malafaia enfatizou o caráter pacífico do ato, afirmando que não se tratava de uma manifestação, e sim de uma “caminhada pacífica pela anistia humanitária”.
A mobilização também serviu para expressar apoio à cabeleireira Débora dos Santos, condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 14 anos de prisão por pichar com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça” e também pelo Cleriston Pereira da Cunha, preso pelos agos que morreu no presídio da Papuda.