O serviço de inteligência do governo de Roraima teve acesso a fotos e vídeos de pessoas saindo espontaneamente de áreas consideradas de garimpo, localizadas na Terra Indígena Yanomami, segundo informou a Secretaria de Comunicação.
Porém, a quantidade de pessoas em barcos e canoas, com lotação acima do nível de segurança, passou a preocupar as autoridades estaduais.
Homens, mulheres e crianças que, tendo conhecimento das operações que deverão ocorrer nos próximos dias, resolveram se antecipar e evitar problemas com a justiça.
O governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, entrou em contato com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa), para informar o que está acontecendo.
Denarium relatou a situação aos ministros e propôs ao governo federal que o auxiliasse no apoio a saída desses trabalhadores que se encontram em área de garimpo e que escolheram a saída espontânea e pacífica.
“Falei no início da tarde deste sábado com os ministros Rui Costa e José Múcio sobre o que conseguimos apurar acerca da situação do garimpo em tempo real e propusemos ao Governo Federal, que avalie uma forma de apoiar o Estado no recebimento e incentivo para esses trabalhadores [homens, mulheres e até crianças] que desejam sair de forma espontânea e pacífica, evitando qualquer tipo de confronto”, frisou o governador.