A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) vai lançar no próximo sábado, 02/09, um Ebook sobre ameaças digitais. O lançamento, que contará com a presença do Delegado-Geral, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, será às 8h, durante o mutirão que acontecerá na Escola Municipal Antônio José Paniago, localizada à Rua Rômulo Capi, 262 – Jardim Itamaracá, em Campo Grande-MS.
O objetivo do Ebook é proteger crianças e adolescentes dos perigos existentes na internet. O livro digital traz informações sobre os tipos de crimes cibernéticos, jogos online, Deep e Dark Web, entre outros assuntos importantes, como de que forma os pais e responsáveis podem acompanhar o que seus tutelados acessam na rede mundial de computadores.
Para ter acesso ao material, será disponibilizado um QR Code, com direcionamento para a página da Polícia Civil. Desta forma, toda a população poderá consultar as informações contidas no Ebook.
DEPCA
Com sua atuação voltada à repressão dos crimes contra crianças e adolescentes no âmbito do Mato Grosso do Sul, a DEPCA – MS hoje é referência nacional
em investigação cibernética. Com uma estrutura moderna, a Especializada conta com uma equipe multiprofissional focada no atendimento humanizado à
população sul-mato-grossense. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente – DEPCA, é certificada internacionalmente e integra a COALISÃO DE FORÇAS POLICIAIS espalhadas pelo Brasil e o mundo, tais como FBI – Federal Bureau of Investigation e ICE – US Immigration and Customs Enforcement’s, dos Estados Unidos, com o intuito de combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantil.
Crimes Cibernéticos
Os Crimes Cibernéticos contra crianças e adolescentes são atividades ilegais cometidas no ambiente digital que visam prejudicar, explorar ou causar danos a indivíduos jovens, que geralmente têm menos experiência em lidar com ameaças online. Esses crimes podem abranger uma variedade de comportamentos prejudiciais, incluindo abuso, assédio, exploração sexual, bullying e outras formas de violência direcionada a crianças e adolescentes por meio da internet e tecnologias relacionadas.
Em 2022, o Brasil totalizou 111.929 denúncias de armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil, encaminhadas à
organização não governamental Safernet. Por outro lado, denúncias de exposição de crianças e adolescentes na internet estão entre os cinco tipos de
violações mais denunciados ao Disque 100. O levantamento sobre esse tipo de violência, considerando o local onde ocorre, inclui casos de pedofilia, cyberbullying e pornografia infantil.
Mutirão
Além do lançamento da cartilha, a Polícia Civil irá prestar atendimentos com registro de Boletins de Ocorrências, emissão de Registro Geral (RG), por intermédio do Instituto de Identificação e também haverá uma blitz educativa com uma equipe da 1ª DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).
Idealizado pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), o evento é realizado em parceria com diversas instituições. A ação social acontece das 8 às 13 horas, com o oferecimento de diversos serviços gratuitos. Mais informações podem ser encontrada no site www.mutiraobrasil.com.br.
Veja o vídeo: