Campo Grande já é uma cidade conhecida pela extensa gama de oportunidades e oferta expressiva de emprego, principalmente para trabalhadores que não têm experiência, um fator preponderante que demonstra a vocação da Capital no atual cenário do mercado de trabalho, oportunizando melhores condições de vida para toda a população. Na Funsat (Fundação Social do Trabalho), por exemplo, são ofertadas diariamente mais de mil vagas que não exigem experiência para as funções. A intenção das empresas é completar o quadro de vagas e, ao mesmo tempo, promover a inserção de quem tanto precisa no mercado de trabalho. Levando em conta que o trabalhador capacitado tem mais chances de concorrer à uma vaga, a Funsat também oferece, por meio da Escola de Educação Profissional, cursos de qualificação gratuitos para a população, garantindo que os trabalhadores melhorem o currículo. No ano de 2021, 531 pessoas participaram dos cursos de qualificação e receberam seus certificados. No ano seguinte, a escola formou 465 alunos. Já no primeiro semestre de 2023, foram qualificados 543 alunos-trabalhadores (incluindo beneficiários do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho – Primt). De janeiro a junho deste ano, a Fundação Social do Trabalho ofertou 25 cursos, em quatro eixos temáticos (Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação e Turismo, Hospitalidade e Lazer). As aulas foram ministradas por 12 professores, somando 726 horas de capacitação profissional. Segundo o diretor-presidente da Fundação do Trabalho, Paulo da Silva, a oferta de cursos gratuitos que promovem melhores condições de atuação no mercado de trabalho da Capital, mostra o quanto a prefeitura de Campo Grande está engajada na questão do emprego e renda, possibilitando que milhares de trabalhadores conquistem mais dignidade. “Nós temos pessoas que não têm experiência, mas têm uma formação, e algumas não querem mudar de área. Com as capacitações, esses trabalhadores melhoram as chances de conquistar um emprego na área que desejam”, comenta o titular da pasta.
Neste mês de setembro, estão em andamento os cursos de Higiene na Manipulação de Alimentos, Cuidador de Idosos, Comportamento Profissional, Marketing Digital, Auxiliar de Logística, Barbeiro e Primeiros Socorros. Para participar dos cursos, basta entrar em contato com a Funsat nos canais de comunicação e realizar a inscrição. Além de aumentar a chance de contratação, as capacitações promovem melhores condições de atuação no mercado de trabalho. É o caso do Sérgio Alves de Melo, de 45 anos, que participou do curso de Cuidador de Idosos. “Eu trabalhava em outras profissões antes, mas sempre gostei da área da Saúde. Eu comecei a trabalhar como cuidador para uma família, que exigiu o curso, mas eu teria que pagar por ele. Então a Funsat proporcionou esse curso para mim, de forma gratuita. Isso me ajudou bastante”, explica o profissional, que atualmente atende duas famílias.
Vagas que não exigem experiência
Na Funsat, os processos seletivos em destaque, para quem não tem experiência, são para consultor de vendas, atendente do setor de frios e laticínios, repositor de mercadorias, auxiliar de limpeza, estoquista, repositor (em supermercados), auxiliar de linha de produção, entre outros. Recém-formado em Engenharia Civil, Carlos Victor Del Valle, de 25 anos, estava procurando emprego há alguns meses, mas não encontrou uma oportunidade na área. Foi então que decidiu procurar a Funsat. “Como eu não tinha nenhuma experiência em carteira assinada, acabei optando por essa vaga [de garçom]. Fiz a entrevista e o pessoal me acolheu muito bem. Participei de uma espécie de treinamento, um período de teste, para ver se eu estava de acordo com as exigências da função. Graças a Deus deu tudo certo, estou bem satisfeito com o trabalho”, afirma o jovem, acrescentando que “o atendimento na Fundação do Trabalho foi muito bom, pessoal ágil e prestativo”.
Parceira da Funsat, a Sementes Pastoforma está com mais de 40 vagas abertas para de auxiliar de linha de produção, função que não exige experiência do trabalhador. “Precisamos de pessoas disponíveis para trabalhar, sendo vários turnos disponíveis”, comenta a gestora de RH da empresa, Vanessa Machado. “A empresa capacita o funcionário, ensinando a mexer nos maquinários, a parte de produção e desenvolvimento da semente. Cada setor da empresa tem os líderes, que ensinam os novos funcionários. Estamos captando pessoas que tenham interesse e comprometimento”, frisa Vanessa, lembrando que, além do salário fixo, o colaborador recebe uma cesta básica mensal.
Qualificação
A Prefeitura também tem investido na qualificação e capacitação de jovens, a partir dos 15 anos, pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), ofertando cursos da forma presencial e online durante todo o ano.