O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) foi criado em 2013, quando Coronel David era Comandante-Geral da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.
No dia 26 de setembro, o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran) comemorou10 anos de sua criação. E em solenidade realizada no dia 29 do mesmo mês, autoridades, civis e militares, foram homenageadas. Impossibilitado de estar presente devido à agenda, o deputado Coronel David (PL) participou, na manhã desta terça-feira (10), de um café da manhã na sede do Batalhão, onde recebeu a placa alusiva em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao longo desses 10 anos de história.
(Tenente-Coronel Elcio Almeida, comandante do BPMTran entrega placa comemorativa de 10 anos de criação do Batalhão de Trânsito a Coronel David. Foto: Pedro Ernesto)
“Eu fico muito feliz por ter contribuído com a história do Batalhão, até porque foi durante o meu comando à frente da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), em 2013, que nós tivemos a ousadia de criar este Batalhão. E o tempo demonstrou que a decisão tomada anos atrás era para o fortalecimento da nossa instituição”, lembra Coronel David, que foi Comandante-Geral da PMMS, entre setembro de 2009 e março de 2014.
“Em 2013, transformamos a Cia Independente de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) em Batalhão de Trânsito. Nesta mesma época também criamos o Batalhão de Choque. São algumas contribuições que deixamos a esta instituição, e que durante quase 5 anos tive a grande honra de comandar. Mas só conseguimos tantos progressos porque sempre tivemos o apoio da tropa. Por isso recebo com gratidão esta homenagem.”
O comandante do BPMTran, Tenente-Coronel Elcio Almeida, destacou que é preciso exaltar o grande esforço de todos aqueles que de alguma forma colaboraram para que o Batalhão pudesse existir. E o empenho de Coronel David foi definitivo para que isso ocorresse. “Graças aos desafios que ele enfrentou e à causa que abraçou enquanto Comandante-Geral, é que podemos estar aqui hoje, exercendo um trabalho de excelência. É o reconhecimento daqueles que, no passado, pavimentaram esta estrada para que hoje comemorássemos uma década de existência do BPMTran.”
O Chefe do Estado Maior da PMMS, Coronel Pádua, também foi homenageado. E durante sua fala fez questão de ressaltar o trabalho de Coronel David como deputado estadual. “Ele sempre está à frente, lutando por nossas demandas. E sem ele nos representando na Assembleia Legislativa tudo seria mais difícil, se não impossível de conseguirmos algumas coisas. Por isso, ele é o nosso eterno Comandante-Geral”, finalizou.
David destacou que, agora, como agente político, tem outras armas para lutar pelos policiais militares. “E eu uso toda a força política que hoje graças a Deus eu tenho, para que a gente possa continuar obtendo garantias, benefícios para a nossa tropa. E renovo aqui o meu compromisso de continuar lutando e defendendo aquilo que foi a instituição do meu pai, é minha instituição até hoje.”
Por fim, Coronel David reforçou que vai levar ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao Comandante-Geral da PMMS, Coronel Renato Garnes, a necessidade do aumento do efetivo do Batalhão de Trânsito de Campo Grande, que hoje conta com 77 policiais militares. “A fiscalização que vocês desenvolvem no dia a dia salva vidas”, lembrou o parlamentar. “É um orgulho ter policiais militares, homens e mulheres, trabalhando todos os dias preservando vidas e fazendo com que o nosso trânsito seja o melhor possível. E isso a gente deve à engenharia de trânsito e à presença de vocês, que colocam autoridade e fazem com que as pessoas cada vez mais respeitem as normas de trânsito.”