O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve, neste sábado (21/10), em Blumenau (SC) para se reunir com governadores, prefeitos e gestores do estado para alinhar as ações do Governo Federal nas áreas atingidas pelas chuvas.
Segundo Padilha, a prioridade do governo é garantir medidas efetivas para mitigar as perdas em função das chuvas em Santa Catarina, em parceria com o governo do estado e municípios.
“Vamos fazer uma força-tarefa para agilizar a reconstrução das cidades e garantir os recursos federais para o Estado. Foi um dia para ouvirmos todas as demandas e poder articular essa ajuda com os ministérios e com o Congresso Nacional”, afirmou o ministro, reforçando a importância dos municípios demandarem formalmente o Governo Federal para o recebimento dos recursos já liberados.
Padilha ressaltou que não faltarão recursos para Santa Catarina, e que o governo estará ao lado das prefeituras para checar a apresentação dos planos de ação para que o governo federal libere recursos à Defesa Civil.
“O apoio de recursos da Defesa Civil Nacional depende do plano de ação a ser apresentado pelos municípios. Nos últimos dias nós encaminhamos técnicos para Santa Catarina para ajudar os municípios. E estamos aqui novamente para tirar todas as dúvidas “, completou o ministro.
O ministro também prestou solidariedade às famílias e, segundo ele, os moradores de municípios afetados pelas chuvas terão prioridade para participar do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.
Segundo relatório da Defesa Civil do estado, ao todo 152 municípios decretaram situação de emergência.