Após audiência proposta pelo Vereador Professor Juari, Prefeitura e Governo lançam medidas de segurança para escolas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

O papel do parlamentar é fundamental para garantir que as necessidades e interesses da comunidade sejam representados e atendidos pela Administração Pública. O vereador Professor Juari, presidente da Comissão de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande, realizou no início de abril uma audiência pública para discutir e cobrar ações efetivas em relação à insegurança nas escolas para os profissionais da educação. Durante a audiência, representantes de órgãos e entidades puderam expressar suas preocupações e apresentar soluções.

Após a audiência pública, foram realizados encontros com as pastas de Segurança e Educação do município e do estado de modo que fossem alinhadas estratégias e oferecer resposta rápida à população.

No âmbito do município de Campo Grande, o Executivo apresentou algumas medidas para amenizar a sensação de insegurança no ambiente escolar: dez viaturas da Guarda Civil Metropolitana serão colocadas à disposição das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino nos próximos dias, exclusivamente para reforçar as medidas de segurança. Além das rondas, todas as escolas receberão instalação de alarmes, botões do pânico, realização de mapeamento de risco, assim como controle minucioso de fechamento dos portões.

No âmbito estadual, entre as medidas anunciadas estão: monitoramento total das escolas da rede estadual, inclusive, dos portões de acesso e das cercanias; instalação de botões do pânico para acionamento de equipe policial que estará no local em no máximo seis minutos; entrada em operação até o fim do mês de central de monitoramento que acompanhará 298 escolas da rede estadual 24 horas por dia; implantação de núcleos de pesquisa e prevenção a acidentes de inteligência e segurança escolar na secretaria estadual de Educação; elaboração de cartilhas de orientação e procedimentos para estudantes, pais e funcionários; ampliação do programa “Escola Segura, Família Forte”; qualificação para administrativos e professores; atuação preventiva da Polícia Civil para identificar autores de supostas ameças e incitações e também aqueles que divulgam informações falsas; visita prévia de equipes da PM a todas as equipes para orientação e abordagens técnicas; apoio multiprofissional às pessoas para situações que ocorram nas escolas.

O vereador Professor Juari comemorou a rapidez das ações apresentadas, mas enfatizou o papel dos pais nesse momento: “É importante que os pais estejam presentes na vida escolar dos filhos, acompanhando as medidas de segurança e auxiliando na prevenção de situações de risco”. Para os próximos meses, a Comissão de Educação sob a liderança do vereador Professor Juari acompanhará de perto a execução das medidas apresentadas.

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima