Avião da American Airlines colide com helicóptero em Washington e cai no rio

Aeronave comercial com 64 pessoas a bordo se aproximava para pouso no Aeroporto Ronald Reagan quando se chocou com um helicóptero militar com 3 ocupantes. Torre chegou a alertar o helicóptero sobre a rota do avião.

 

Duas aeronaves bateram no ar, sobre o rio Potomac, na noite desta quarta-feira (29) em Washington. O acidente envolveu um avião modelo Bombardier CRJ-700, matrícula N709PS da American Eagle, subsidiária da American Airlines, e um helicóptero militar modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, indicativo de chamada PAT-25, que estava em uma missão de treinamento.

De acordo com autoridades, 60 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo do avião, e três tripulantes ocupavam o helicóptero. A colisão aconteceu um pouco antes das 23h, pelo horário de Brasília, quando o avião se aproximava da pista 33 do Aeroporto Ronald Reagan (DCA) para pouso. Não há informação sobre sobreviventes.

Em uma coletiva de imprensa iniciada pouco antes das 3h desta quinta-feira (30), ao lado do Secretário de Transportes Sean Duffy, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, confirmou que ambas as aeronaves caíram no rio. Ela agradeceu os esforços dos 300 agentes de diversos órgãos que trabalhavam no resgate e disse que a companhia aérea estava priorizando atendimento aos familiares das vítimas.

“Quero transmitir nossos sentimentos aos familiares dos passageiros e dos tripulantes nas duas aeronaves”, disse Bowser.

O avião e o helicóptero estavam a cerca de 100 metros de altitude no momento do choque. Na transmissão do Controle de Tráfego Aéreo (ouça abaixo), um controlador pergunta ao helicóptero sobre a separação de segurança entre as duas aeronaves:

“PAT 25, você tem visual com o CRJ” (“PAT25 do you have CRJ in sight?”, em inglês)?

Não há tempo para a resposta, a colisão ocorre logo em seguida, com uma enorme bola de fogo no céu. Um outro avião que sobrevoava a área pergunta:

“Torre, vocês viram isso?”

https://twitter.com/i/status/1884824650057916897

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima