CASSEMS comemora dez anos do projeto ‘Cassems Itinerante’ com 13 especialidades oferecidas a beneficiários de 11 municípios do estado

Facebook
Twitter
WhatsApp

O projeto ‘Cassems Itinerante’ desenvolvido pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), completa dez anos em agosto e no primeiro semestre deste ano já realizou 4.559 atendimentos em 11 municípios de Mato Grosso do Sul. No mesmo período do ano passado, o projeto realizou 3.546 consultas e atendimentos médicos.

O resultado representa um crescimento de 28.57% nas consultas médicas realizadas pelo projeto que tem como objetivo principal, amenizar as dificuldades encontradas pelos beneficiários da Cassems na procura por atendimento médico ao mesmo tempo em que leva assistência à saúde aos associados no interior do estado.

Nestes dez anos, o “Cassems Itinerante” realizou mais de 58.821 atendimentos nas cidades de Corumbá, Naviraí, Jardim, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Coxim, Maracaju, Três Lagoas, Nova Andradina, Fátima do Sul. O que, de acordo com a diretora de Assistência à Saúde (DAS) da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, é um importante programa para equalizar a demografia médica em Mato Grosso do Sul.

“A viabilização do programa aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas no interior do estado, então, visando amenizar as necessidades da população nesses municípios em ter o acesso a medicina especializada surgiu o Cassems Itinerante. Com o projeto temos conseguido levar para todas as nossas regiões do estado especialistas em 13 áreas médicas atendendo assim, às necessidades dos nossos beneficiários”, salienta Budib.

Atualmente, em todo o Brasil, existe um déficit para algumas especialidades da medicina o que por consequência, dificulta o credenciamento de especialistas no interior do estado. Para contextualizar o cenário, a reumatologia é uma das especialidades mais procuradas pelos beneficiários. Existem 66 especialistas cadastrados no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul e 42 atendem somente em Campo Grande. A Cassems tem 21 credenciados nesta especialidade – entre profissionais e clínicas.

Segundo Budib, as especialidades que entram no programa são resultado de estudos realizados pela área técnica, que identifica as principais necessidades dos beneficiários do interior de Mato Grosso do Sul. “Trabalhamos com indicadores para avaliar as demandas do interior, então assim, quando há uma demanda por cardiologista e não temos esse especialista credenciado na região, ou um reumatologista, levamos esse especialista para realizar o atendimento naquele município”, detalha Maria Auxiliadora Budib.

De acordo com a gerente da Unidade Regional da Cassems em Corumbá, Rosana Lídia da Silva Pereira, a iniciativa tem ampliado o acesso de beneficiários aos profissionais especializados no interior. “O atendimento oferecido em nossa rede própria é diferenciado, contamos com uma equipe humanizada e acolhedora. Inclusive, temos projetos de abrir mais dois consultórios diante da demanda dos beneficiários da região, contando também com sala de triagem”, ressalta.

Comparando dados de atendimento, entre o primeiro semestre de 2022 e 2023, o Cassems Itinerante passou de nove especialidades para 13 especialidades médicas tais como: psiquiatria, geriatria, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ginecologia e obstetrícia, reumatologia, cardiologia e pediatria, a ação de prevenção passou a disponibilizar consultas e tratamentos de ortopedia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Atualmente tem uma equipe formada por 43 médicos especialistas.

Agenda – Na primeira quinzena de agosto, já foram realizados atendimentos médicos nas cidades de Corumbá, Naviraí, Jardim, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Coxim, Maracaju e Três Lagoas. Em especialidades médicas como: psiquiatria, dermatologia, endocrinologia, geriatria, pediatria, ginecologia, cardiologia, neurologia, fonoaudiologia, reumatologia, ortopedia, terapia ocupacional, clínica médica.

 

Ainda neste mês, o Cassems Itinerante irá passar pelas cidades de Corumbá, Naviraí, Jardim, Dourados, Aquidauana, Coxim, Três Lagoas e Nova Andradina. Beneficiários do interior de Mato Grosso do Sul podem agendar consulta com especialistas diretamente com a unidade regional ou local.

 

Cronograma de atendimento para a segunda quinzena de agosto:

 

Corumbá

Cardiologia – 26 de agosto

Psiquiatria – 28 e 29 de agosto

 

Local: Unidade Regional Cassems de Corumbá

Endereço: Monte Castelo, nº 60 – Bairro Popular Velha

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3234-5348/3234-5349 ou (67) 9 9974-0603;

 

Naviraí

Endocrinologia – 25 e 26 de agosto

 

Local: Unidade Regional e Hospital Cassems de Naviraí

Endereço: Martinho Lutero, 200

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3461-1405

 

Jardim

Pediatria – 23 de agosto

Psiquiatria – 30 de agosto

 

Local: Unidade Regional Cassems de Jardim

Endereço: Rua Tenente Hernani de Gusmão, 279

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3251-1811 ou (67) 99974-2623

 

Dourados

Psiquiatria – 26 e 29 de agosto

Fonoaudiologia – 26 de agosto 2023

Terapia ocupacional – 26 de agosto

 

Local: Unidade Regional Cassems de Dourados

Endereço: Av. Mato Grosso, 1470, Jardim Santo André

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3411-7530

 

Coxim

Pediatria – 29 de agosto

 

Local: Unidade Regional Cassems de Coxim

Endereço: Av. Virginia Ferreira 2415 – Bairro Flavio Garcia

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3291-3853

 

Três Lagoas

Psiquiatria – 25, 26, 27 de agosto

Reumatologia – 25 de agosto

Local: Unidade Regional Cassems de Três Lagoas

Endereço: Rua Monir Thomé, 2057

Horário de atendimento: 7h às 17h

Mais informações: (67) 3521-9046 ou (67) 99983-3302 somente WhatsApp

Sobre o Cassems Itinerante –

O ‘Cassems Itinerante’ faz parte das ações de assistência à saúde promovidas pela Caixa dos Servidores. Iniciou os atendimentos em 2013, nas cidades de Corumbá, Dourados e Três Lagoas tendo realizado 345 atendimentos na especialidade de neurologia. Quando completou cinco anos de criação, em 2018, o Cassems Itinerante ampliou o número de cidades, chegando aos municípios de Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Coxim, Jardim, Aquidauana e Nova Andradina e fechou o ano com 8.126 atendimentos realizados. Já em 2022, o Cassems Itinerante encerrou o ano passando pelas cidades de Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Jardim, Dourados, Aquidauana, Coxim, Nova Andradina e Naviraí, realizando 9.912 atendimentos.

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima