Objetivo é retomar as altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil
O Ministério da Saúde lançou o novo momento da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade em todos os estados do país. A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país.
Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde promoverá ações de microplanejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes do Ministério da Saúde irão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais. Mais de R$ 150 milhões serão investidos para essas ações.
Com a abertura da etapa nacional, todos os imunizantes previstos no calendário para esta faixa etária estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados por cada município. “O nosso país era o mais respeitado do mundo quando se falava em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no estatuto da criança e do adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Dourados
O Movimento Nacional pela Vacinação tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023. De acordo com a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), todas as vacinas que fazem parte do programa estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município, tanto na área urbana quanto nos distritos
Para incentivar ações de vacinação, Dourados aderiu também ao projeto “MS Vacina Mais”, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal com os imunizantes Pentavalente, Poliomielite, Pneumocócica e Tríplice Viral e ainda alcançar a meta de 90% na vacina contra a Influenza.
Para ofertar as vacinas e facilitar o acesso da população, a sala de vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico) atenderá de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados das 8h às 13h. As UBS’s também iniciaram a intensificação nas rotinas de imunização e a partir desta segunda-feira (14) até sexta (18), estarão abertas no horário de almoço com oferta exclusiva de vacinação para todas as faixas etárias. “Tanto no PAM como nas Unidades, todas as vacinas estarão disponíveis. Estamos preparando uma extensa agenda para aumentar o acesso, inclusive com ações itinerantes, para que a população possa atualizar o calendário vacinal”, Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização.