O Delegado Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul participa esta semana, da Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC e do 3º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil que está sendo realizado na cidade Maceió, em Alagoas. O evento teve início nesta terça-feira (27) e segue até o dia 30, sexta-feira.
O Encontro, que reúne gestores das Polícias Civis de todo o País contou com a presença de membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além da Diretora Geral do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli.
Nesta quarta-feira, o promotor de Justiça, Rodney da Silva diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do MJSP falou sobre as atividades desenvolvidas pela Senasp em conjunto com as Polícias Civis, aperfeiçoamento do trabalho, mecanismos para recuperação e gestão de ativos, entre outras temáticas.
No período da tarde, o secretário nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça Mário Luiz Sarrubbo ministrou palestra com o tema: Segurança Pública: Desafios da Polícia Judiciária, onde tratou de assuntos diversos, em especial, o fortalecimento das estruturas e o aprimoramento de mecanismos das polícias judiciárias estaduais no combate ao crime organizado.
Entre os temas debatidos destacam-se: Gestão da Divisão do Fundo Nacional; Índice de resolução de Homicídio; Lei Orgânica Nacional, além de grupos de trabalho que debaterão temas como Requisito para investidura, promoção e progressão; Planejamento estratégico e de gestão e Conselho e Escola Superior de Polícia.
Lupérsio Degerone destacou que o encontro tem proporcionado o conhecimento de novas ferramentas e plataformas de diversas empresas de tecnologia voltadas para a área de inteligência/investigação. “Tem sido muito proveitoso para a integração e aproximação entre os gestores das Polícias Civis dos estados, tanto no aspecto de troca de experiências na gestão, como na aproximação dos setores de inteligência e tecnologia”, finaliza.