Desde que foi criada, há 30 anos, UEMS vem transformando vidas e a realidade do Mato Grosso do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp

“Em cada quanto do Mato Grosso do Sul já é possível encontrar um egresso, ex-aluno, professor, profissional de qualquer área, formado pela UEMS – a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no mercado de trabalho, nas mais diversas profissões, e que hoje contribuem para o crescimento do nosso Estado”. Assim o reitor da Instituição, Laércio Alves de Carvalho descreve a satisfação de comemorar 30 anos de existência da Universidade e constatar que ao longo dos anos, a instituição se transformou em um importante mecanismo de desenvolvimento e inclusão social.

Hoje, uma universidade estruturada, forte e punjante, surgem outros desafios. Laércio explica que para atender a comunidade acadêmica, todos os cursos oferecidos, desde a graduação até o doutorado, os novos pólos instalados, inclusive nas Moreninhas – bairro mais populoso da Capital, foi preciso ouvir a população.

No novo pólo, que fica na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, serão oferecidos os cursos de história e administração pública. Para Campo Grande, ao todo, serão abertas quatro ofertas de curso de graduação, dois para o pólo das Moreninha e dois para o a Matriz da universidade, que fica no bairro Santo Amaro.

Além da interiorização, a Universidade também avançou para pesquisas, extensão, internacionalização e projetos estratégicos, como o UEMS na Rota Bioceânica, Uems na Maturidade, UEMS Acolhe, UEMS Direitos Humanos para Mulheres e o Centro de Pesquisas de Inovações em Sequestro de Carbono. Todas iniciativas desenvolvidas, de forma multidisciplinar, com o objetivo de levar mais resultados para a sociedade.

Laércio adiantou que também faz parte da programação dos 30 anos o lançamento de uma parceria com uma grande multinacional, para ofertar cursos na área tecnológica, em especial para atender a demanda gerada pela instalação de empreendimentos do setor da celulose na região de Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

“No eixo da inclusão, por exemplo, foi lançado recentemente, o curso de pedagogia intercultural em Amambai. Segundo o Reitor, 40 professores indígenas que já ministravam aulas serão formados em pedagogia da alternância, método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano.

Investimentos

Serão entregues duas vans e dois ônibus do Programa UEMS na Comunidade – um dos maiores projetos de extensão do Brasil, com uma equipe de mais de 70 profissionais e alunos que percorrerão o Estado, levando atendimentos e capacitações.

Além disso serão entregues equipamentos, materiais esportivos, instrumentos musicais. O reitor ainda destacou a compra da tão sonhada “Biblioteca Digital” – uma plataforma de mais de R$ 600 mil que irá atender mais de 100 mil alunos da Universidade.

As bolsas e auxílios direcionados aos acadêmicos da UEMS, serão equiparados com valores aplicados no âmbito da CAPES/CNPq/Fundect. Também serão autorizados novos editais de apoio aos cursos de Graduação e Pós-Graduação e serão entregues aos pesquisadores contemplados no Edital Acelera UEMS-FUNDECT os cartões pesquisa.

Programação

As comemorações iniciam no dia 27 de março com os anúncios de entregas e autorizações que somam mais de R$ 17 milhões de reais em investimentos para toda comunidade acadêmica das 15 Unidades Universitárias e 13 Polos de Educação a Distância.

A solenidade oficial será realizada no dia 27 de março, na Sede da UEMS, Unidade Universitária de Dourados, a partir das 8:30 h, com a presença do Governador do Estado de MS, e várias autoridades do Estado de MS, dentre elas a Bancada Federal de MS.

E no dia 27 também, às 19 horas, acontece um grande show, totalmente gratuito, com o cantor Almir Sater.

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima