Caixa dos Servidores comemorou ainda a conquista do melhor desempenho da sua história no índice de IDSS e a realização de quatro transplantes de medula óssea bem-sucedidos.
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) iniciou 2023 com o melhor desempenho da sua história do índice de IDSS, inaugurou novas unidades regionais ampliando o acesso à assistência à saúde de qualidade oferecido a servidores e beneficiários da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul. Com Hospital Cassems Campo Grande comemorou a realização de quatro transplantes de medula óssea bem-sucedidos.
Ainda este ano, crianças e adolescentes autistas ganharam o Espaço Somos Cassems – TEA, construído desde a estrutura até a assistência à saúde, ouvindo as experiências de famílias atípicas. E antes de encerrar o ano, a Cassems entregou ainda o Novo Hospital Cassems de Dourados o maior da rede própria e se torna referência em saúde de qualidade no Estado.
Reveja aqui os fatos que marcaram o ano da Cassems:
Janeiro
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) entrou em 2023 com uma excelente notícia! A Conquista da pontuação de 0,900 no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). A máxima que pode ser atingida nesta relação é de 1,0.
Novos Leitos – Ainda em janeiro, inaugurou 25 novos leitos do Hospital Cassems de Campo Grande. Com a ampliação de 700 m² na estrutura da unidade hospitalar passa a contar com 159 leitos. A unidade hospitalar disponibiliza, também, o “Jardim do Movimento”, um espaço ao ar livre para desenvolvimento de atividades de Fisioterapia com os pacientes internados no Hospital Cassems de Campo Grande, como caminhada e exercícios para a recuperação plena dos pacientes.
Fevereiro
Cassems inaugura nova Unidade Regional de Três Lagoas
A Cassems inaugurou a nova Unidade Regional de Três Lagoas. Um espaço amplo que alia o que há de mais moderno em termos de estrutura e atendimento humanizado para beneficiários da região da Costa Leste. A unidade abriga uma sala para triagem e mais 4 salas para consultórios, inclusive, para receber médicos que participam de projetos da Caixa dos Servidores, como o Cassems Itinerante.
Março
Em março, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) completa 22 anos. Com uma gestão responsável, equilibrada e transparente a Cassems consolida-se como referência nacional, sendo a 16ª melhor e maior empresa de saúde do Brasil.
O mês foi marcado também pela realização da ‘Eleição Cassems’ e com mais de 13 mil votos, Ricardo Ayache é reconduzido presidente da Caixa dos Servidores para o quadriênio 2023-2027. Ao todo foram contabilizados 13.703 votos válidos, destes 95% confirmaram a escolha da chapa – Cassems de Todos Nós – encabeçada pelo atual presidente, Ricardo Ayache, e seus respectivos vice-presidentes, Ademir Cerri e Alexandre Júnior Costa.
Abril
Cassems presta contas para os beneficiários em Assembleia Geral Ordinária
A Cassems realizou a “22ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) de Prestação de Contas”, referente ao exercício de 2022 na modalidade presencial. Na pauta do evento, estava a apresentação do Relatório de Atividades, a prestação de contas do Conselho de Administração e apresentação dos pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal.
Posse do Conselho Fiscal e do Conselho Administrativo da Cassems
Ainda em Abril, foi realizada a cerimônia de posse do novo Conselho de Administração e Fiscal para a Gestão 2023/2027. A nova gestão administrativa assumiu o compromisso de continuar investindo na regionalização da atenção primária, fortalecendo a rede própria, valorizando e contratando profissionais da saúde para o atendimento do interior.
Maio
Cassems é exemplo de empresa de autogestão para entidades de servidores do Brasil
Em maio, o modelo de autogestão da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) foi apresentado em diferentes cidades do país. No mês, o presidente da Cassems Ricardo Ayache esteve em Goiânia, a convite do Fórum de Entidades, para apresentar a empresa criada e comandada por servidores públicos sul-mato-grossenses.
Além de Goiás, Ayache participou do Seminário de Saúde do Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná (APP-Sindicato), realizado em Curitiba. O modelo de autogestão da Cassems foi tema de palestra em Brasília.
Junho
Com 3,5 toneladas Arraiá Solidário Cassems de 2023 tem recorde de alimentos arrecadados
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou o Arraiá Solidário Cassems para colaboradores e arrecadou 3,5 toneladas de alimentos não perecíveis doados para a Central Única das Favelas (Cufa) de Campo Grande. Além da Cufa Campo Grande, o Arraiá Solidário Cassems beneficiou também 6 instituições que deram ‘o sabor para a festa’ com barracas de comidas e doces típicos da festa. Entre elas a Associação de Atividades de Valorização e Apoio ao Desporto Educacional e Adaptado de Mato Grosso do Sul (ATIVA/MS) que incentiva a socialização e inclusão por meio do esporte. A ATIVA/MS levou um elemento tradicional da festança: a pescaria.
Julho
Cassems realiza Assembleia Geral Extraordinária
O mês foi marcado pela realização da Assembleia Geral Extraordinária, em que beneficiários Cassems aprovaram por maioria absoluta ajustes no modelo de contribuição e no Estatuto da Caixa dos Servidores. A ‘Contribuição Fixa por beneficiário’, permite excluir a cobrança do fator participativo de tratamentos odontológicos e de outras terapias em que sejam necessários o uso de materiais de “Órtese, Prótese e Materiais Especiais – OPME”. No modelo anterior beneficiários do plano pagariam uma coparticipação de 20% de ‘Órtese, Prótese e Materiais Especiais – OPME’, cobrança prevista no Estatuto do plano de saúde, por procedimento realizado.
Agosto
‘1º Simulado de Evacuação’ do Hospital Cassems de Campo Grande mobiliza várias instituições
Ação inédita em Mato Grosso do Sul contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Hospital Unimed, teve a participação de quase 100 pessoas. O treinamento ocorreu nas dependências do Hospital Cassems de Campo Grande. As equipes do hospital, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Hospital Unimed, realizaram o “1º Simulado de Evacuação de Hospital em Situação de Incêndio com Múltiplas Vítimas”. O evento, teve a iniciativa do setor de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), da Unidade Hospitalar.
Em agosto, dois pacientes da oncologia pediátrica receberam alta e tocaram o “sino da cura”, ação simbólica e humanizada para comemorar a alta médica. Alice Maia e Benjamin Cantero, ambos de cinco anos, pacientes da Rede Amo, realizaram tratamento oncológico contra a leucemia e, após dois anos, estão curados.
Setembro
Cassems inaugura Centro de Especialidades em Naviraí
A Cassems inaugurou em setembro o Centro de Especialidades Médicas de Naviraí. A unidade conta inicialmente, com onze especialidades, sendo elas: Anestesiologia; Cardiologia (consultas, esteira, mapa e holter), Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Gastroenterologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatria, Endocrinologia (itinerante), Psiquiatria (itinerante).
Outubro
Crianças e adolescentes autistas ganham centro especializado da Cassems
A Caixa dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugurou em outubro o Espaço Somos Cassems – TEA, um centro médico dedicado ao acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.Desde a estrutura até a assistência à saúde, o centro médico especializado foi construído ouvindo as experiências de famílias atípicas.
Com recepção, sala de espera, triagem, mais de 15 consultórios e Cozinha de Ensino, o Espaço Somos Cassems – TEA conta com uma equipe multidisciplinar formada por Neuropediatra, Psiquiatra, Terapeutas Ocupacionais com Integração Sensorial, Psicólogas, Fonoaudiólogos e Nutricionista – Especialista em Seletividade alimentar.
Novembro
Inauguração Novo Hospital Cassems de Dourados
A Cassems inaugurou em novembro, o Novo Hospital Cassems de Dourados, que está preparado para oferecer assistência à saúde de qualidade para cerca de 49 mil beneficiários da Região Centro-Sul do Estado. A Unidade Hospitalar tem mais de 13.500m² de área construída (a área antiga contava com cerca de 4 mil metros quadrados). Conta 163 leitos, distribuídos entre 30 leitos de UTIs, 49 leitos de Clínica Médica, 44 leitos de Clínica Cirúrgica, 20 leitos de Oncologia, 10 leitos de Pediatria e 10 leitos de Day Clinic. Além de 7 salas cirúrgicas, Pronto-Atendimento e Pediatria 24h, Centros de Diagnóstico, Infusão e Hemodiálise e conta com mais de 18 especialidades médicas.
Hospital Cassems de Campo Grande realiza com sucesso mais um Transplante de Medula Óssea
No penúltimo mês de 2023, a equipe médica multidisciplinar do Hospital Cassems de Campo Grande comemorou mais uma ‘pega da medula’ simbolizando a realização de mais um transplante de medula óssea com sucesso. O procedimento de alta complexidade foi realizado quatro vezes ao longo do ano e todos os casos foram bem sucedidos. O Hospital Cassems de Campo Grande é o primeiro do Mato Grosso do Sul autorizado a realizar transplante de medula óssea.
Dezembro
Em dezembro, o maior campeonato de servidores públicos de Mato Grosso do Sul – Copa Saúde Cassems conheceu seus campeões. Nesta edição, 28 equipes disputaram o campeonato conquistado pelos times Aliança Galácticos, Patrimonial/Versátil e Sinsapp foram os grandes campeões da Copa Saúde Cassems de 2023.
A emoção tomou conta do Hospital Cassems de Campo Grande, na semana das celebrações natalinas com a Cantata de Natal – “Amigos do Caio”. O grupo se apresentou de forma itinerante, caminhando por todos os andares da unidade hospitalar, entregando presentes e espalhando boa música, com muita alegria. Pacientes, acompanhantes, colaboradores e gestores presenciaram mais uma ação de humanização do Hospital Cassems de Campo Grande.