Em Amambai, 776 propriedades rurais são monitoradas. Em MS, mais de 7 mil Implantada em Amambai por articulação do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), a Patrulha Rural tem reduzido os índices de criminalidade e aumentado a segurança dos homens e mulheres do campo, a partir do monitoramento georreferenciado de propriedades rurais.
O mecanismo, que integra o programa Campo Mais Seguro, da Polícia Militar, já cadastrou mais de 7 mil propriedades em Mato Grosso do Sul, sendo 776 apenas em Amambai, região Sul do Estado. “O furto de gados, de maquinários e até mesmo de defensores agrícolas sempre assolou produtores rurais de Mato Grosso do Sul, e, hoje, graças a esse belíssimo trabalho feito pela Polícia Militar, conseguimos levar mais segurança para o homem e para a mulher do campo”, comemorou Corrêa. O 1º secretário da Assembleia Legislativa, que também articulou a recriação da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), em 2022, responsável pela investigação e repressão de crimes nas áreas rurais, destacou a importância das lideranças locais na conquista de melhorias para a vida da população. “São os prefeitos, os vereadores e os líderes comunitários que conhecem de fato a realidade de quem está na ponta, e aqui destaco o prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, os vereadores, em nome da presidente da Câmara Municipal, vereadora Lígia Borges, que esteve junto conosco lá no Comando-Geral da Polícia Militar, em 2021, tentando trazer esse projeto para o município, que hoje é uma realidade e tem trazido excelentes resultados”, disse. Corrêa também destaca a sensibilidade do governador Eduardo Riedel, do ex-governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, do atual comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos, e do seu antecessor, coronel Marcos Paulo Gimenez, para a implantação do projeto. “A Patrulha Rural de Amambai também atende propriedades rurais de Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru. É um projeto sensacional que veio para ficar”, pontua.
Sonho que se tornou realidade
“Nosso agradecimento especial ao deputado Paulo Corrêa pelo comprometimento com o município de Amambai, pela instalação e devido funcionamento da Patrulha Rural, tendo em vista sermos uma cidade cuja base da economia é o agronegócio, trazer segurança para aqueles que vivem no campo é de suma importância e a gente só tem a agradecer mais uma vez ao nosso deputado e ao Governo do Estado por ter tornado esse sonho realidade”, destaca o prefeito Dr. Edinaldo Bandeira. O coordenador estadual do programa, Coronel Gilberto Santana, garante que a união entre a comunidade local e a agilidade no atendimento das ocorrências é a razão do sucesso do projeto, que em apenas um ano registrou mais de 2,3 mil ações de segurança ostensiva, com apreensão de drogas e cigarros contrabandeados, combate à violência doméstica, além do cumprimento de mandados de prisão. “Na Patrulha Rural, digo que é um tripé, onde as ações são definidas pela comunidade, associações e sindicatos, juntamente com as forças policiais. Quem monitora, por exemplo, são os moradores, e ao sermos chamados, nos deslocamos na mesma hora”, explicou. Presidente da Câmara Municipal, Lígia Borges define. “Ficamos muito satisfeitos, enquanto vereadores, de ver que a nossa população está mais segura e que estamos no caminho certo. Agradecemos o deputado Paulo Corrêa e todos que participaram da implantação desse projeto em Amambai”, finaliza a vereadora.