Com auditório lotado, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos, AGEMS, reuniu centenas de pessoas no lançamento do ciclo de palestras no workshop de saneamento rural, nesta terça-feira (29), no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Assomasul, em Campo Grande. Prefeitos, secretários, vereadores e especialistas debateram os próximos passos do saneamento no Estado.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja parabenizou a iniciativa da AGEMS pelo evento e destacou os trabalhos que vêm sendo realizados em prol da população.
“Quero saudar o diretor-presidente da AGEMS Carlos Alberto de Assis e parabenizar sua equipe, a família da Agência de Regulação do Estado de Mato Grosso do Sul, pela iniciativa e principalmente pelo excelente trabalho que realizam”, destacou.
Na ocasião, Azambuja explicou os avanços realizados pelo governo na área de saneamento, citando a maior PPP (Parceria Público Privada) do país através do Marco Legal do Saneamento instituído pelo Governo Federal e aprovado pelo Congresso Nacional. Essa parceria vai universalizar o esgotamento sanitário nos 68 municípios sob gestão da Sanesul.
A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Marisa Ferreira dos Santos, agradeceu a oportunidade e destacou as boas relações que tem com o Estado do Pantanal.
“Cumprimento meus colegas do poder judiciário na pessoa do desembargador federal Luiz Stefanini, nosso corregedor regional da 3ª região. Agradeço muito a oportunidade de estar com os senhores e voltar a Mato Grosso do Sul, se um dia eu precisar mudar de casa, eu venho morar aqui. Esse Estado faz parte da minha vida já há bastante tempo, para mim é uma honra estar aqui”, afirma.
A desembargadora elogiou a iniciativa e ponderou o saneamento básico como um exemplo concreto de conflito estruturante. “Um conflito estruturante é uma situação de fato bastante complexa, que não se resolve apenas entre um indivíduo e uma instituição”, ressalta.
Inovação nos serviços públicos
“Hoje foi um grande encontro, discutimos sobre saneamento, ouvimos quem entende do assunto. Agradeço a presença da desembargadora presidente do TRF3 Marisa Ferreira, ao nosso governador Reinaldo Azambuja e todos os segmentos da sociedade envolvidos”, agradeceu o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.
O diretor-presidente explicou que os projetos estão sendo elaborados para entregar o melhor resultado a população sul-mato-grossense.
“Vamos procurar fazer as entregas para os assentamentos, quilombolas e aldeias indígenas que são grandes em nosso Estado. Vamos avançar, mais do que avançamos em todos esses anos neste governo, que é o governo que mais investe nas pessoas”, afirma Assis.
A diretora de Inovação e Relações Institucionais da AGEMS, Rejane Monteiro, destaca que esse é mais um evento de sucesso com um tema de grande relevância para o Estado.
“A nova AGEMS segue avançando, pois entendemos a responsabilidade cada vez maior no desenvolvimento do estado, nas entregas ao usuário e na garantia do desempenho dos operadores dos serviços públicos. Esse é o novo posicionamento estratégico da Agência Reguladora para se tornar referência dentro e fora de Mato Grosso do Sul”, afirma Rejane.
O Superintendente Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul, Jair Leite Viana, destacou a importância da busca pela universalização do saneamento com foco no rural.
“Parabenizo o governo do Estado pelas ações de saneamento desenvolvidas durante esses oito anos, é um trabalho relevante em busca da universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul”, finaliza Viana.