Nesta quinta-feira (15), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizou a Operação CUPRUM II, com o objetivo de reprimir crimes de furto e receptação de fios de cobre e demais ilícitos correlatos na capital Campo Grande.
A operação contou com a participação de Polícias Civis lotados nas Delegacias de Polícia no âmbito do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e do Departamento de Polícia da Capital (DPC), que conta com 07 Unidades Distritais, além do apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, através dos Batalhões de Área no âmbito do Comando de Policiamento Metropolitano.
Diversos pontos comerciais previamente identificados foram alvos de abordagem pelas equipes policiais, com o intuito de verificar a prática de eventuais delitos e orientar os comerciantes sobre práticas ilícitas, como o recebimento e compra de materiais sem procedência comprovada.
Os trabalhos transcorreram dentro da normalidade, com harmoniosa interação laboral entre as equipes da Polícia Civil e Militar envolvidas, resultando em: 74 locais vistoriados, 94 pessoas abordadas, 5 pessoas presas, 2 pessoas conduzidas à Delegacia e liberadas após assinatura de termo de compromisso, 27 veículos abordados, apreensão de aproximadamente 281,7 kg de fios de cobre e 6 placas de sinalização de trânsito. As prisões e apreensões foram registradas nos Boletins de Ocorrência (BO) das respectivas Delegacias de Polícia, incluindo delitos como receptação qualificada, furto qualificado e crime ambiental.
A Operação CUPRUM II demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater crimes relacionados ao furto e receptação de fios de cobre, visando desestimular tais práticas ilícitas e orientar a população sobre a importância de adquirir materiais com procedência comprovada.