Ouvidoria da AGEMS aumenta presença digital e cria novos projetos de aproximação com o usuário

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Metas e ações da Agenda Regulatória 2023-2024 modernizam atendimento e contribuem para melhoria dos serviços públicos

Cada vez mais moderna e próxima do cidadão, a Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) dará um salto de desempenho com as entregas programadas para 2023 e 2024.  A Agenda Regulatória do setor para o biênio prevê investimentos em tecnologia, atendimento itinerante e ações educativas inéditas.

 “A ideia é seguir avançando na modernização dos canais disponíveis para atender ao cidadão, informar, orientar, receber as reclamações e encontrar soluções que melhorem cada vez mais a prestação dos serviços regulados”, conta a ouvidora Cristiane Leite.

Canais mais modernos e práticos

Se a implantação do WhatsApp da Ouvidoria já alterou significativamente as opções do usuário para falar com a Agência, o desenvolvimento de um chatbot no site vai revolucionar mais uma vez essas opções. Essa será uma ferramenta de inteligência artificial, disponível 24 horas, capaz de interagir com o cidadão, entender suas demandas e fornecer as respostas de forma automática, sempre que possível.

Outro projeto nos canais é a implantação de uma Central Telefônica moderna, com emissão de relatórios, melhor gestão do fluxo e das demandas dos usuários, além de maior segurança, transparência e controle sobre os serviços realizados pela Ouvidoria.

Perto do cidadão

Além da tecnologia, a inovação chega também com ações presenciais. AGEMS PERTINHO DE VOCÊ! é um projeto de atendimento itinerante, que acontecerá em locais estratégicos com grande fluxo de usuários.

Nessas ocasiões, o cidadão vai participar de campanha educativa, receber atendimento da equipe e informação por meio de cartilhas ilustradas, que estarão sempre atualizadas, a respeito de direitos e deveres, benefícios como as gratuidades no transporte, e todos os canais de contato.

Inteligência de dados

Também está na Agenda 23-24 o desenvolvimento dos chamados Paineis BI (business intelligence). Essa atividade está em andamento, com apoio da Assessoria de Tecnologia da Informação da AGEMS e da Superintendência de Gestão da Informação (SGI) do Estado.

Os paineis irão proporcionar a troca de informações em tempo real entre a Ouvidoria e as áreas técnicas, principalmente, com as Câmaras de Fiscalização, que utilizam as manifestações dos usuários como direcionamento de ações. Também será possível dar mais transparência, em painéis interativos com visualização significativa sobre as solicitações, que poderão estar disponíveis no site da Agência.

“É uma nova AGEMS que estamos entregando ao cidadão, que confia no nosso trabalho e sabe que pode contar com a Agência. Queremos ouvir e queremos dar as respostas”, diz o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.  

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