Primeira mulher a assumir o comando do Executivo Municipal por meio de uma eleição democrática na história de Campo Grande, Adriane Lopes tem dado às mulheres atenção especial para que possam conquistar os seus espaços em todos os setores da sociedade com dignidade. Em mais uma ação nessa linha de trabalho, ela inaugurou na sexta-feira (15) o “Saúde Delas, Centro de Referência da Mulher – Atendimento Materno-Infantil”, espaço inédito na Rede Municipal de Saúde, onde mães e filhos receberão atendimento à saúde de qualidade. Eleita como vice-prefeita nas eleições de 2020, Adriane Lopes assumiu a Prefeitura de Campo Grande em abril do ano passado e em pouco tempo de administração tem dado uma nova dinâmica à gestão municipal em todas as áreas, como infraestrutura, educação, social e saúde. Com a entrega do Centro de Referência da Mulher – Atendimento Materno Infantil, ela demonstra a percepção de como a relação mãe-filho é importante na boa recuperação da saúde.
Agora, no mesmo local serão prestados serviços antes feitos no Centro de Atendimento à Mulher (CEAM) e Centro de Especialidades Infantil (CEI), que ficavam em locais distintos. No novo prédio, houve a preocupação de criar um ambiente que melhore as condições de trabalho dos servidores e que as pacientes e suas crianças se sintam acolhidas. “Queremos gerar a transformação e as mulheres são protagonistas conosco neste tempo de crescimento e de desenvolvimento da nossa Capital. E nós, como gestora, temos que criar todas as condições para que elas sejam verdadeiramente respeitadas e valorizadas em todas as áreas, na educação, na sociedade e na saúde”, afirmou Adriane Lopes.
Valorização que pode ser visto também na equipe da administração municipal. “Hoje dos 34 cargos políticos que temos na Prefeitura, entre Secretarias, Fundações e Agências, 24 deles são ocupados por mulheres. Costumo dizer, como primeira prefeita eleita de Campo Grande, que nós não viemos para competir e sim para somar, mostrar a nossa força e do que somos capazes”, comenta Adriane Lopes. Uma dessas mulheres é Carla Stephanini, subsecretária Municipal de Políticas para as Mulheres (Semu), pasta responsável pelo desenvolvimento das ações para este público. Entre elas cursos de capacitação, com o objetivo de possibilitar criar opções de renda e assim melhorar a qualidade de vida dessas famílias. Adriane Lopes também mantem atenção especial à segurança das mulheres, por meio do Projeto Patrulha Maria da Penha. Em abril deste ano, o a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande foi uma das 15 classificadas em nível nacional para receber recursos da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, se habilitando para receber R$ 808 mil para aplicação no Projeto.