A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), entregou nesta sexta-feira (11) a revitalização completa da unidade de saúde da família Dra. Marly Anna Tatton Berg. G. Pereira, a USF Marabá, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos mais de 20 mil pacientes atendidos na unidade. É a quarta unidade revitalizada somente este ano e mais uma deve ter as melhorias concluídas ainda neste mês dentro da programação de aniversário de 124 anos de Campo Grande. O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destaca que a revitalização de mais uma unidade de saúde reflete o comprometimento em oferecer um ambiente mais acolhedor para os pacientes e profissionais de saúde. “Sabemos que a qualidade da assistência está diretamente ligada às condições de trabalho, e ao investir na revitalização, estamos investindo na melhoria do atendimento e na valorização dos nossos servidores. Os desafios são muitos, mas nossa determinação é ainda maior. A gestão trabalha incansavelmente para superar obstáculos e garantir que cada pessoa que passa por nossas portas receba o melhor atendimento possível. A saúde da nossa população é nossa prioridade número um, e sabemos que uma unidade revitalizada é um passo significativo nessa direção”, destaca. A aposentada Lourdes Lima dos Santos, 75 anos, se diz emocionada em ver a unidade completamente renovada. ” Eu faço acompanhamento na unidade há muitos anos e é uma satisfação muito grande para nós ver ela tão bonita assim.
Nos sentimos privilegiados pelo cuidado da gestão em proporcionar um ambiente mais acolhedor para nós”, diz. Ao lado do seu esposo, Anelso dos Santos, de 87 anos, que também faz acompanhamento na unidade, ela conta que é a primeira vez que vê uma intervenção tão significativa sendo realizada. ” Moro há mais de 40 anos aqui na região e a gente sempre via a necessidade desta melhoria que finalmente foi atendida”, finaliza. A USF Marabá recebeu readequação interna de layout e fluxo de vigilância sanitária, e a execução dos serviços de: serralheria, reparos no telhado e calhas, manutenção e instalação de forro, reparos na rede elétrica e hidráulica, instalação de equipamentos de ar condicionado e ventiladores, bem como manutenção dos equipamentos existentes, instalação de janelas e portas de vidro temperado com instalação de insulfilme e pintura interna e externa. Todo o planejamento e execução da revitalização foi realizada pela Coordenadoria Especial de Manutenção e Obras da Sesau (CEMO). O investimento foi de aproximadamente R$ 85 mil. Desde o início do ano, a Prefeitura de Campo Grande tem realizado uma força-tarefa para revitalização e reforma das estruturas das unidades de saúde.
No último mês houve a definição das empresas que ficarão responsáveis pela reforma das unidades de saúde da família (USFs) Vila Cox e Los Angeles. Somente na reforma das USFs Vila Cox e Los Angeles, o investimento previsto é de cerca de R$ 500 mil. Nestas unidades, será realizada a readequação da estrutura física, incluindo as instalações elétricas, hidráulicas, telhado, fachada e áreas internas, bem como melhorias nas condições higiênico-sanitárias gerais. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas com as melhorias. Além de promover a melhoria das estruturas das unidades de saúde, o investimento demonstra a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade e garantir o acesso integral aos serviços de saúde para toda a população. A expectativa é de que ao menos 20 unidades básicas e de saúde da família existentes no município recebam melhorias nos próximos dois anos. Com a entrega da USF Marabá, até o momento quatro unidades de saúde da família já foram revitalizadas pela Prefeitura, nos bairros: Aero Rancho, Arnaldo Estevão de Figueiredo e Jockey Club. Está em andamento ainda a revitalização do Complexo de Saúde do Nova Bahia, composto pela USF Nova Bahia, o CRS e o Distrito Sanitário, e da USF Parque do Sol.
Outros investimentos
Na projeção de investimentos e melhorias para a área da saúde para os próximos dois anos estão previstas ainda a reforma e revitalização das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM) e bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A reforma da UPA Vila Almeida já foi iniciada e os trabalhos devem ser concluídos até o fim do ano. Desde 2017, onze unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.