TJMS e parceiros ampliam serviços e Cejusc/Defensoria conta com novas salas

Facebook
Twitter
WhatsApp

No final da tarde do dia 30 de janeiro, foram inauguradas duas salas do Cejusc Defensoria Pública, em Campo Grande, com objetivo de ampliar o atendimento e facilitar a solução de conflitos por meio de um acordo, seja ele pré-processual ou processual.

O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Sérgio Fernandes Martins, esteve no local, e, juntamente com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Des. Vilson Bertelli e o Defensor Público-Geral, Pedro Paulo Gasparini, descerrou a placa inaugural, nomeou coordenadora, assinou Termo de Cooperação e deu início a uma campanha do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) que irá divulgar amplamente os serviços oferecidos pelos Centros Integrados de Solução de Conflitos e Cidadania, os Cejuscs.

As salas estão localizadas no Cejusc/Defensoria Pública – Unidade Belmar Fidalgo, localizado na Rua Arthur Jorge n. 779, 5º andar – centro. Nesta unidade do Cejusc, outras duas salas já prestam atendimento gratuito à população via parceria com o Tribunal.

O presidente do TJ definiu em suas palavras que a conciliação é uma “Justiça de união. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”. Sobre os investimentos do poder judiciário nesta campanha de divulgação dos Cejuscs, o Des. Sérgio frisou que as mediações e as conciliações retiram do Judiciário o excesso de litígio e a importância de remover do imaginário popular a cultura de litígio como a mais eficaz.

Sob a gestão do Nupemec, os Cejuscs prestam um serviço relevante ao jurisdicionado, de forma ágil, gratuita e ainda muito desconhecida pelo público em geral. Este é um dos objetivos da campanha: aproximar o conceito de conciliação e mediação dos cidadãos e promover o acesso a esse serviço de utilidade pública nos Cejuscs.

O Des. Bertelli frisou que as soluções conquistadas pelos métodos consensuais de conflitos são muito mais pacificadoras do que as impostas pelo Estado.

No ato, o desembargador Sérgio Fernandes Martins, juntamente com o Des. Vilson Bertelli e o Defensor Público-Geral, Pedro Paulo Gasparini assinaram o Termo de Cooperação do TJMS com a Defensoria Pública para manutenção do Cejusc/Defensoria Pública.

O Defensor Público-Geral, Pedro Paulo Gasparini agradeceu a parceria com o Tribunal para incentivar soluções consensuais que é um dos motes da Defensoria Pública.

Na ocasião, houve ainda a designação de servidor para exercer a função de confiança de coordenadora junto ao Cejusc/Defensoria Pública.

Estiveram também presentes no evento o Des. José Ale Ahmad Netto, coordenador adjunto do Nupemec e da Justiça Restaurativa, a juíza Liliana de Oliveira Monteiro, da 2ª Vara de Família e Sucessões e coordenadora do Cejusc/Defensoria Pública, o juiz auxiliar da presidência do TJMS, Mário José Esbalqueiro Junior, a presidente da Amamsul, Mariel Cavalin dos Santos, a juíza Denize de Barros Dodero, além de representantes do Ministério Público, OAB/MS e demais autoridades.

Saiba Mais – A campanha, que terá duração de 60 dias, é composta por diversas ações de divulgação, incluindo peças publicitárias, eventos, visitas, conteúdo jornalístico, vídeos e estratégias nas redes sociais, tudo na busca de levar informações sobre os Cejuscs aos cidadãos, esclarecer dúvidas e incentivar a utilização desses recursos disponíveis no sistema de justiça de MS.

Durante a campanha, serão realizados eventos em diferentes locais estratégicos para alcançar o maior número possível de pessoas. Com essas iniciativas se pretende disseminar a cultura da conciliação e da mediação, mostrando aos cidadãos que existem alternativas mais rápidas e menos burocráticas para a resolução de conflitos.

Fale com o Correio: O Nosso Leitor pode falar diretamente no WhatsApp do Correio Campo-Grandense através do número (67) 98174-1842. Nosso canal de comunicação serve para os leitores enviarem notícias, denuncias e falar diretamente com nossos Jornalistas.

 

Rolar para cima